Gilmar Gomes

4 Artigos

Leituras: 2.817 pessoas leram seus artigos

Agradecimentos: 314 pessoas curtiram seus artigos

Colunista desde: 05/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Gilmar Gomes é Proprietário com formação em Incompleto arquitetura, está entre os TOP 400 corretores(as) possuindo conhecimento em diversas áreas como: Negociação, Imóveis, Jurídico Imobiliário, Condomínio, Documentação e etc, possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 335 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Região sul e oeste e norte., e já trabalhou em empresa como: Abyara.

Mercado Imobiliário em 2022  vai ou vai?

Vendas

Mercado Imobiliário em 2022 vai ou vai?

28/12/2021

Aumento dos juros devem influenciar na compra do primeiro imóvel? Estamos vivendo desde 2020 mais agravante em 2021 uma pandemia global onde toda a cadeia comercial e indústria foi atingida, milhares de empregos perdidos. Com este cenário global assistimos o mercado imobiliário muito progressivo, lançamentos diversos e pessoas comprando imóveis na planta e imóveis prontos novos e usados neste seguimento pasmem uma boa parte compra a vista imóveis de médio e alto padrão. Mercado imobiliária como já dizia meu amado vovó é e será o melhor investimento em qualquer época, este mercado tem seus altos e baixos mas sempre mais alto, pessoas sonham com sua casa, apartamento ou um terreno. Em 2020 o mercado imobiliário teve uma grande procura por imóvel principalmente na planta houve muitos lançamentos e com vendas garantidas São Paulo bate o recorde, em 2021 no primeiro semestre continuamos com pé no acelerador, chagando o segundo semestre o mercado deu uma retraída dimidia mas as vendas continuaram acontecendo. Está pequena queda foi influenciada pelos aumentos dos imóveis em geral devido a dois fatore : 1°- Aumento dos insumos que já vinha com tendencia de alto desde de 2020 e foi sendo repassado ao consumidor final. 2°- Aumento da taxa SELIC consequência do aumento da inflação , influenciando diretamente nos financiamento bancários. O comprador de imóvel e diferente daquele que compra uma roupa ou qualquer mercadoria, ele não age por impulso nunca ele pensa e analisa varias hipótese até chegar no sim, hoje ele se pergunta está na hora de comprar ou esperar a baixa de juros ou por uma oportunidade, muitas construtoras estão com boas promoção nos lançamentos. Ao comprador do seu primeiro imóvel que sempre movimenta o mercado positivamente 2022 vai ser um ano de pesquisa e de mais analises. Tem o comprador de moveis usados que também viram uma alta nos valores impulsionado pelo mercado pois o vendedor de móveis usados vai para uma imóvel maior ou mais novo e está vendo os valores subirem e não querem ficar atrás. O Mercado está  otimista para 2022 vai ser uma ano eleitoral sem duvida vai ser um desafio para todos envolvidos com este mercado que foi o que mais gerou emprego nestes últimos anos, devido as vendas que aconteceram e que irão acontecer no próximo ano.

Qual a Vantagem de Comprar Imóvel na Planta?

Outras

Qual a Vantagem de Comprar Imóvel na Planta?

21/12/2021

O que mais vemos apesar da retração e empreendimentos novos sendo lançados na maioria dos estados brasileiros o estado de São Paulo como sempre lidera o mercado da construção civil. Alguns consumidores principalmente da classe C preferem imóveis pronto que muitos pagam aluguel e as condição de pagar um parcela enquanto o empreendimento está em obra, a demais classes investem bastante neste tipo de negocio pois as vantagem são atraentes, se colocar na ponta do lápis os números são favorável.  Não basta ter vontade e sair por ai procurando um plantão e entrar e assinar o contrato, alguns cuidados temos que observar para não termos problemas futuro, vou listar um passo a passo se seguir fará um ótimo investimento. Primeiro: Certifique que realmente este é o melhor investimento a se fazer, leia a respeito, conheça o históricos das construtoras e incorporadora. Segundo: Escolha o bairro que quer investir ou morar, nesta escolha que vai te levar ao seu perfil econômico, tem bairros super valorizados.   Terceiro: Escolheu o bairro faça uma pesquisa de valores não nos imóveis prontos mas os lançamentos. Quarto: Estando dentro do seu perfil econômico, escolha o empreendimento com a escolha da incorporadora ou construtora. Quinto: Tudo certinho, bairro, valores, construtora, certifique em que estagio o empreendimento, se pré-lançamento ou já lançado. Se tiver em pré-lançamento não tem autorização de venda só de cadastro e bom fazer estes cadastros que te dará uma vantagem no lançamento. Empreendimento já foi lançado neste estagio o empreendimento tem que ter obtido o RI ( Registro de Incorporação expedido pela prefeitura) nesta fase seu cadastro se o fez vai ser revertido em compra. Sexto: Nunca compre por impulso de jeito nenhum. Imóvel na planta e muito vantajoso por que as vezes não tem aquele valor de entrada que geralmente pedem quando faz a simulação na compra de um imóvel pronto além do valor da documentação. Alguns empreendimentos oferecem algumas vantagem como documentação gratuita incluindo ITBI ( Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) recolhido pela prefeitura, entre outra vantagens está  pesa bastante na escrituração se o empreendimento estiver com está promoção deve ser um ponto decisivo na sua decisão. Procure leia bastante a respeito deste tipo de investimento ou se for comprar para morar não deixará de ser um ótimo investimento.  

Porque exigir certidão negativa de débito ao vendedor.

Outras

Porque exigir certidão negativa de débito ao vendedor.

03/06/2021

Não deixe seu sonho virar pesadelo, sonha faz parte da vida. O comprador deve exigir que o vendedor apresente as certidões negativas de débitos antes de assinar a escritura no cartório, e se tem um corretor envolvido este profissional deve dar acessória total concernente a documentação legal e garantir que não há nada errado tanto com o vendedor e o imóvel  envolvido. Muitas pessoas compram seu imóvel e não se atentam há alguns passos os documentos que se deve apresentar no ato da escrituração do imóvel, documentos estes que vão garantir futuramente que objeto seja seu sem qualquer problema ou ônus.    Peça uma certidão atualizada da matricula do imóvel antes de mais nada, neste documento está a história do imóvel ou um RX do acontecimento que foram realizado no imóvel pode ser reforma, venda, falecimento de um dos cônjuge dai entra inventário entre outro. São 8 certidões que deve ser apresentada no dia da assinatura da escritura: 1-Cerdidão Negativa de ações trabalhista. 2-Certidão Negativa da Justiça Federal. 3- Certidão Negativa de Ações Cíveis. 4-Certidão Negativa da fazenda Estadual. 5-Certidão Negativa da Fazenda Municipal ( IPTU) 6-Certidão Negativa em Ações em Família.  7-Certidão Negativa do Cartório de Protesto. # Está certidão se o vendedor não mora no município deve se tirada também no município onde vendedor reside atualmente. 8-Certidão Negativa da Divida Ativa da União \\ IRPF. As pode constar alguma certidão positiva que pode ser resolvida facilmente com divida de condomínio ou  IPTU , as que já estão na justiça estas são um pouco mais demorada e exige uma demanda maior de tempo, fique atento. A grande maioria das certidões consegue na internet algumas só fisicamente e gera um custo que deve ser custeado pelo vendedor Todas as certidões são muito importante a justiça pode penhorar o imóvel se tiver processo anterior a venda do imóvel. Você como comprador pode exigir mais documentos que comprovem a idoneidade do vendedor e do imóvel. Exija dos seu corretor ou se for venda direta do vendedor estes documentos e principalmente lei tudo, retenha estás certidões com você juntamente com a escritura se precisar e uma prova legal em suas mão. Não deixe de exigir seus direitos legai para não ter dor de cabeça futuramente, peça ajuda há um corretor de imóvel se necessário há um advogado. Gilmar Gomes.

Comprar ou Vender Imóvel com Corretor de Imóvel Cadastrado.

Corretor de Imóveis

Comprar ou Vender Imóvel com Corretor de Imóvel Cadastrado.

26/05/2021

Ética profissional tem que fazer parte de todo profissional, mas muitos fogem e desrespeitam as regras.  Sempre peça a identificação do corretor que for lhe atender é uma obrigação faz parte do código de ética da profissão se apresentar e mostrar a carteira atualizada do ano vigente. Não alimente os maus profissionais, como aquele que se valem de um desconhecimento da população e se vale da boa vontade das pessoas para se dar bem. Há muitos pessoas que trabalham com Técnico de Transações Imobiliárias mas não são cadastradas no órgão que regulamenta a profissão. Estas pessoas estão infligindo o artigo 47 da lei 3.688/41, por está lei também se enquadra aqueles que fazem anúncios de imóveis sem colocarem o numero do CRECI , estas pessoas estão  exercendo ilegalmente a profissão de corretor de imóveis ( TTI). É uma prática ilegal e dever de todo cidadão denunciar ao órgão competente ou a policia.  O profissão de Técnico de Transações Imobiliária (corretor) é regulamentada pela Lei 6.530 de 12 de maio de 1978  que diz  no Artigo 1° O exercício da profissão de Corretor de imóvel, no território nacional e regido pelo disposto na seguinte lei, no  artigo 2°  O exercício da profissão de Corretor de imóvel será permitido ao possuidor do Titulo de Técnico de transações Imobiliárias, ou seja quem pode exercer a profissão de Técnico de transações Imobiliária só a pessoa devidamente inscrito no órgão que neste caso é o CRECI. A formação de um Técnico de Transações Imobiliária é baseada em muitas horas de estudos e praticas in loco,  desde os primeiros dias de aula e apresentado a ética que vai reger toda sua vida profissional, aprende sobre direito, arquitetura, matemática entre outras matérias. Não é justo que venha uma pessoa burla tudo este tramite de formação e passa a trabalhar ilegalmente na profissão que exige um registro no órgão gestor da categoria.   É bom salientar ao publico que peça a identificação a pessoa que vai atende-la é importante pois estaremos coibindo um crime e fortalece a categoria de corretores pois estudam e tem como base a ética profissional dita na lei que regulamenta sua profissão. Mal profissional deve ser denunciado e preso para responder pelo seus atos.   

4592 gilmar-gomes