portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

10

pelo que entendo, se você não assinou contrato, você não alugou, sendo assim, o calção não poderia ter sido recebido. Com isso, ele deve devolver o dinheiro.

há 3 anos

267

Royal Estate Brazil

imóvel guide usuário

Lany Santos

Perguntador

há 3 anos

Paguei caução mas não assinei o contrato, posso desistir?

Fui alugar uma casa e a imobiliária pediu o caução para quitar as pendências do imóvel e entrega-lo certinho. Ainda não assinei o contrato e nem pegue a chave e me arrependi. Posso desistir e pegar o dinheiro de volta? Fazem só 4 dias

Respostas (10)

Corretor de imóveis

Royal Estate Brazil

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 111

há 3 anos

Pelo que entendo, se você não assinou contrato, você não alugou, sendo assim, o calção não poderia ter sido recebido. Com isso, ele deve devolver o dinheiro.

Corretor de imóveis

Lima

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 6 - Avançado

Respostas: 5.959

há 3 anos

Pode desistir e solicitar o caução de volta.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 3 anos

Sem comentários. Então você paga a caução antes de assinar o contrato para que esta seja utilizada na resolução de problemas que são de responsabilidade do locador??? O dinheiro foi utilizado para solucionar os problemas, como lhe será devolvido? Você não assinou o contrato mas fez um acordo e esta rompendo este acordo. Agora entre com acordo com a imobiliária para te liberar da locação e te devolver este valor pago quando o imóvel for alugado para outra pessoa. Eu acredito que não vão querer te devolver e terás que recorrer a justiça. Boa sorte.

Corretor de imóveis

Hercules - Gestão Imobiliária

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 945

há 3 anos

Olá Não assinou nada, não tem contrato e nem pegou as chaves... Pode, claro.

Corretor de imóveis

Mônica Saber

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 414

há 3 anos

Pode, desde que tenha recibo da transferência.

Corretor de imóveis

Meu Teto S P

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Imobiliária

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 9.070

há 1 ano

O ideal é colocar clausula de arras indenizatórias na desistência de qualquer parte, pois o trabalho gerado pelo corretor/imobiliária , além do imóvel sair do ar enquanto realiza a análise de ficha e outros custos envolvidos não é justo ficar com o corretor/imobiliária. Caso não tenha essa previsão, não ocorreu a locação e o caução deverá ser devolvida. Caução é pra cobrir situações na vigência do contrato e não pagar coisas em aberto da responsabilidade do locador.

Corretor de imóveis

Jose Americo Da Silva

Corretor de imóveis

Respostas: 5.994

há 7 meses

Temos algumas falhas nesse processo. Entregar o imóvel "certinho" é obrigação do Locador. A caução em dinheiro é uma garantia ao contrato de locação, e deve ser feita através de deposito em conta poupança aberta exclusivamente para esse fim e deve ser em nome das partes contratantes, na modalidade conjunta não solidária. O dinheiro da caução não se presta a pagamento de pendencias anteriores ao inicio da locação. Nem exigida antes da assinatura do contrato que prevê a garantia. A desfavor do inquilino pesa o fato prazo de arrependimento previsto no CDC não atingir os contratos de locação. Por outro lado o contrato não chegou a ser oficializado e pelo visto a imobiliária "gastou" o dinheiro que lhe foi confiado a titulo de caução. Restando ao ex futuro inquilino buscar uma solução amigável com a imobiliária ou o próprio locador visto que a imobiliária não conduziu o processo de locação nos moldes previstos na lei do inquilinato. Não obtendo êxito será necessário buscar uma reparação por via judicial.

Faça uma nova pergunta: