<< Ver Todas as perguntas do Fórum

Pergunta
Postada na Categoria:
Postado - há 9 meses
Respostas - 8
Acessos - 221

Se o comprador desistir da compra eu tenho que devolver o sinal que ele pagou?

Vendi meu apartamento e o comprador está querendo desistir. Ele já deu um sinal de R$ 5.000,00 para segurar o apartamento. Por lei eu tenho que devolver esse sinal?

Respostas (8)

- há 9 meses
20 Pontos

Depende: vc negociou diretamente e fez um contrato e esta seria uma cláusula?
Foi através de imobiliária? Lembrando que sempre uma imobiliária deverá ter seu departamento jurídico o que lhe dá segurança e conforto.

Normalmente na compra de um imóvel vc tem 01 semana para desistir do negócio sem ônus para ambas as partes.

Tudo depende de seu caso e as informações não estão claras.

- há 9 meses
1158 Pontos

Janete, boa tarde!

Você deve observar o que diz à Lei do Consumidor, independente do que diz o Contrato assinado pelo seu cliente! E é muito importante para a sua imagem e ou da sua empresa, aquilo que você acordou com seu cliente!

- há 9 meses
51 Pontos

Para uma Revenda dependendo da forma que for feito o contrato e se estiver com mais de 07 dias, pelo que sei nao será devolvido o valor pago, exceto, quando quando o contrato nao está clrao em relaçao a operaçao, ou seja, pra segurança terá que está com carta de credito do comprador do valor necessario para operaçao e do vendedor apresentar todos as certidoes sem apontamento, dessa forma dificilmente o valor pago será devolvido. 

- há 8 meses
123 Pontos

Por lei vc não tem que devolver nada ao comprador indeciso independente de contrato verbal ou escrito. Guarda que é meu e não leva depois que viu 200 imóveis perdeu. Comprador assim é insuportável. Não deixa a fila andar.

- há 8 meses
1158 Pontos

DIRETO AO PONTO: QUANDO SE TRATA DE DINHEIRO TODO RESGUARDO É POUCO, O QUE FOI ACORDADO NO CONTRATO? DESISTIU ANTES DOS 7 DIAS PREVISTOS EM LEI? O IMOVEL TINHA ALGUM VÍCIO OU DEFEITO? SÃO PERGUNTAS QUE DEVEM SER LEVADAS EM CONTA ANTES DE FECHAR NEGÓCIO.

- há 6 meses
162 Pontos

Sim, deve devolver mas provavelmente seu contrato possuí uma multa por desistência que essa poderá ser cobrada.

- há 1 mês
4 Pontos

O bom senso é que vale, eu devolveria sem problema nenhum, mas o caso é muito particular e cada um pensa de uma maneira