<< Ver Todas as perguntas do Fórum
FAZER UMA PERGUNTA
Pergunta
Postada na Categoria:
Postado - há 1 ano
Respostas - 10
Acessos - 387

Se o comprador desistir da compra eu tenho que devolver o sinal que ele pagou?

Vendi meu apartamento e o comprador está querendo desistir. Ele já deu um sinal de R$ 5.000,00 para segurar o apartamento. Por lei eu tenho que devolver esse sinal?

Respostas (10)

Depende: vc negociou diretamente e fez um contrato e esta seria uma cláusula?<br />Foi através de imobiliária? Lembrando que sempre uma imobiliária deverá ter seu departamento jurídico o que lhe dá segurança e conforto. Normalmente na compra de um imóvel vc tem 01 semana para desistir do negócio sem ônus para ambas as partes. Tudo depende de seu caso e as informações não estão claras.

Corretor de imóveis

Zafir Russo

- há 1 ano
3434 Pontos

Janete, boa tarde! Você deve observar o que diz à Lei do Consumidor, independente do que diz o Contrato assinado pelo seu cliente! E é muito importante para a sua imagem e ou da sua empresa, aquilo que você acordou com seu cliente!

Para uma Revenda dependendo da forma que for feito o contrato e se estiver com mais de 07 dias, pelo que sei nao será devolvido o valor pago, exceto, quando quando o contrato nao está clrao em relaçao a operaçao, ou seja, pra segurança terá que está com carta de credito do comprador do valor necessario para operaçao e do vendedor apresentar todos as certidoes sem apontamento, dessa forma dificilmente o valor pago será devolvido. 

Por lei vc não tem que devolver nada ao comprador indeciso independente de contrato verbal ou escrito. Guarda que é meu e não leva depois que viu 200 imóveis perdeu. Comprador assim é insuportável. Não deixa a fila andar.

Corretor de imóveis

Vanderson Ferri

- há 1 ano
3928 Pontos

DIRETO AO PONTO: QUANDO SE TRATA DE DINHEIRO TODO RESGUARDO É POUCO, O QUE FOI ACORDADO NO CONTRATO? DESISTIU ANTES DOS 7 DIAS PREVISTOS EM LEI? O IMOVEL TINHA ALGUM VÍCIO OU DEFEITO? SÃO PERGUNTAS QUE DEVEM SER LEVADAS EM CONTA ANTES DE FECHAR NEGÓCIO.

Corretor de imóveis

Jorge Luiz

- há 1 ano
337 Pontos

<span style="font-size: 10pt; font-family: Arial;" data-sheets-value="{"1":2,"2":"Sim, deve devolver mas provavelmente seu contrato possuí uma multa por desistência que essa poderá ser cobrada."}" data-sheets-userformat="{"2":769,"3":{"1":0},"11":3,"12":0}">Sim, deve devolver mas provavelmente seu contrato possuí uma multa por desistência que essa poderá ser cobrada.</span>

Corretor de imóveis

Lima

- há 8 meses
3391 Pontos
Corretor de imóveis

Jorge Gomes

- há 7 meses
6 Pontos

O bom senso é que vale, eu devolveria sem problema nenhum, mas o caso é muito particular e cada um pensa de uma maneira

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

- há 4 meses
2396 Pontos

Depende. Se ele desistiu por problemas com sua documentação ou do imóvel é uma coisa, se esta tudo certo e ele apenas desistiu vai depender do que diz teu contrato. Costumo colocar arras o que no caso o comprador desistindo perde o sinal e o vendedor devolve em dobro. Você vinculou no contrato a desistência a multa ou perda do sinal?

Corretor de imóveis

Abravanel

- há 3 meses
1618 Pontos

Se você vai dar um sinal de pagamento, precisa tomar alguns cuidados. ... Em terceiro lugar, fique atento às regras: se o comprador desistir do negócio, ele perde o sinal pago; se o vendedor desistir do negócio, ele deve restituir o valor do sinal e, ainda, pagar uma multa do mesmo valor ao comprador.

Faça uma nova pergunta:

Corretor de imóveis/Imobiliária você também gostaria de participar do nosso portal?

Anuncie gratuitamente, receba leads, crie banners, faça captações, participe do fórum entre diversas outras vantagens.

Quero me cadastrar

Faça uma pergunta no Fórum!