<< Ver Todas as perguntas do Fórum

Pergunta
Postada na Categoria:
Postado - há 8 meses
Respostas - 9
Acessos - 176

Posso vender imóvel residencial com inquilino?

Tenho um imóvel residencial apartamento locado para um inquilino, e gostaria de vender ele, porém pelo que sei a lei do inquilinato não permite o locador solicitar o imóvel antes do fim do contrato, existe alguma solução para isso?

Respostas (9)

- há 8 meses
51 Pontos

De acordo com a lei do inquilinato, quando o Locador demonstra interesse em vender o imóvel locado, a preferência é do inquilino, ele terá até 30 dias Para informar se há interesse ou não. 

- há 8 meses
1158 Pontos

DIRETO AO PONTO: PODE VENDER SIM MAS O TRÂMITE É UM POUCO DIFERENTE, SE FOR PARA UM INVESTIDOR POR EXEMPLO ELE PODE ATÉ GOSTAR DE JÁ ESTAR ALUGADO POIS JÁ COMPRA O IMÓVEL LUCRANDO COM ELE. 

 

- há 8 meses
1158 Pontos

Eduardo, bom dia!

A Lei é como meu colega, Cícero informou, você deve 1°. oferecer para seu inquilino, pelo mesmo preço que você pretende vender, tudo por escrito e Carta Registrada. Ele tem 30 dias para informar por escrito a sua decisão! Caso ele não queira comprar você pode vender inclusive com ele dentro, é nem mais difícil e o valor pretendido tbem cairá, porquê ninguém quer ter o trabalho de retirá-lo do imóvel!

- há 8 meses
123 Pontos

Tudo pode ser negociado. A preferência em ficar no imóvel ou comprar é do locatário, mas se não houver interesse por parte do locatário em comprar, bola para frente. O outro comprador pode até se interessar em ter um inquilino refazendo um novo contrato ou pagá-lo para sair.

- há 8 meses
73 Pontos

Sim, você fará uma carta perguntando se ele tem interesse em comprar o seu imóvel e especifica o valor forma de pagamento e tudo que for em relação ao negocio, a carta deve ser AR, pedindo que ele responda em até tantos dias, isso é o direito de preferencia. Depois analise o contrato nessas situações do art. 46 e 47 da lei do inquilinato 8.245.

- há 2 meses
490 Pontos

pode vender porém o direito de preferência deverá ser observado e o contrato realmente ficará vigente 

- há 1 mês
116 Pontos

Sim é possível a venda de imóvel com inquilino, desde que respeitado o direito de preferência, ou seja, o imóvel deve ser oferecido primeiramente ao inquilino. Em caso de recusa por parte do inquilino (que tem o prazo de até 30 dias para se manifestar), pode então ser ofertado a terceiros. 

- há 1 semana
432 Pontos

Primeiro é preciso dar a preferência na compra ao inquilino por escrito e aguardar 30 dias pela resposta. Após 30 dias se não respondido o direito caduca e podes anunciar para terceiros. Se o inquilino responder com uma contra proposta o proprietário não tem obrigação de aceitar e pode oferecer a terceiros. a preferência exige resposta do inquilino, sim ou não. Uma vez respondido que sim as partes vinculam-se e a que desistir deverá indenizar a outra. Muito cuidado na elaboração da notificação que é obrigatória.