<< Ver Todas as perguntas do Fórum
FAZER UMA PERGUNTA
Pergunta
Postada na Categoria:
Postado - há 1 ano
Respostas - 10
Acessos - 244

Posso vender imóvel residencial com inquilino?

Tenho um imóvel residencial apartamento locado para um inquilino, e gostaria de vender ele, porém pelo que sei a lei do inquilinato não permite o locador solicitar o imóvel antes do fim do contrato, existe alguma solução para isso?

Respostas (10)

Cícero Edvando Rodrigues Cavalcante

- há 1 ano
51 Pontos

De acordo com a lei do inquilinato, quando o Locador demonstra interesse em vender o imóvel locado, a preferência é do inquilino, ele terá até 30 dias Para informar se há interesse ou não. 

Zafir Russo

- há 1 ano
2084 Pontos

Eduardo, bom dia! A Lei é como meu colega, Cícero informou, você deve 1°. oferecer para seu inquilino, pelo mesmo preço que você pretende vender, tudo por escrito e Carta Registrada. Ele tem 30 dias para informar por escrito a sua decisão! Caso ele não queira comprar você pode vender inclusive com ele dentro, é nem mais difícil e o valor pretendido tbem cairá, porquê ninguém quer ter o trabalho de retirá-lo do imóvel!

Vanderson Ferri

- há 1 ano
2222 Pontos

DIRETO AO PONTO: PODE VENDER SIM MAS O TRÂMITE É UM POUCO DIFERENTE, SE FOR PARA UM INVESTIDOR POR EXEMPLO ELE PODE ATÉ GOSTAR DE JÁ ESTAR ALUGADO POIS JÁ COMPRA O IMÓVEL LUCRANDO COM ELE.   

Joao Henrique Pereira Terra De Andrade

- há 1 ano
126 Pontos

Tudo pode ser negociado. A preferência em ficar no imóvel ou comprar é do locatário, mas se não houver interesse por parte do locatário em comprar, bola para frente. O outro comprador pode até se interessar em ter um inquilino refazendo um novo contrato ou pagá-lo para sair.

Soraya Borges

- há 1 ano
74 Pontos

Sim, você fará uma carta perguntando se ele tem interesse em comprar o seu imóvel e especifica o valor forma de pagamento e tudo que for em relação ao negocio, a carta deve ser AR, pedindo que ele responda em até tantos dias, isso é o direito de preferencia. Depois analise o contrato nessas situações do art. 46 e 47 da lei do inquilinato 8.245.

Kátia Evangelista

- há 5 meses
196 Pontos

Sim é possível a venda de imóvel com inquilino, desde que respeitado o direito de preferência, ou seja, o imóvel deve ser oferecido primeiramente ao inquilino. Em caso de recusa por parte do inquilino (que tem o prazo de até 30 dias para se manifestar), pode então ser ofertado a terceiros. 

Alexandre Oliveira Fonseca

- há 6 meses
866 Pontos

pode vender porém o direito de preferência deverá ser observado e o contrato realmente ficará vigente 

Maria ângela Camini

- há 3 meses
1168 Pontos

Primeiro é preciso dar a preferência na compra ao inquilino por escrito e aguardar 30 dias pela resposta. Após 30 dias se não respondido o direito caduca e podes anunciar para terceiros. Se o inquilino responder com uma contra proposta o proprietário não tem obrigação de aceitar e pode oferecer a terceiros. a preferência exige resposta do inquilino, sim ou não. Uma vez respondido que sim as partes vinculam-se e a que desistir deverá indenizar a outra. Muito cuidado na elaboração da notificação que é obrigatória.

Abravanel

- há 1 mês
1698 Pontos

Para vender o imóvel com inquilino, o proprietário deve obedecer ao disposto no artigo 27 da Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91): “No caso de venda, promessa de venda, cessão ou promessa de cessão de direitos ou dação em pagamento, o locatário tem preferência para adquirir o imóvel locado, em igualdade de condições

Faça uma nova pergunta:

Corretor de imóveis/Imobiliária você também gostaria de participar do nosso portal?

Anuncie gratuitamente, receba leads, crie banners, faça captações, participe do fórum entre diversas outras vantagens.

Quero me cadastrar

Faça uma pergunta no Fórum!