Fátima Consultora de Imóveis (Fafá)

Fátima Consultora de Imóveis (fafá)

324 Respostas

Agradecimentos: 10.224 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 52 (16%)

Participante desde: 09/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Fátima Consultora de Imóveis (fafá) é Consultora Imobiliária com formação em Direito, está entre os TOP 400 corretores(as) possuindo conhecimento em diversas áreas como: Negociação, Imóveis, Financiamento, Condomínio, Jurídico Imobiliário e etc, possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 323 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2020 atuando principalmente no bairro São paulo - capital,

Como fazer transferência de IPTU?

Para fazer a transferência de IPTU compareça a Prefeitura da cidade onde está localizado o imóvel para preencher o formulário de pedido transferência, anexar os documentos solicitados e encaminhar para análise da Prefeitura para posterior deferimento e realização da transferência do imóvel.

O imóvel pode ser registrado em qualquer cartório?

A escritura é feita no cartório de registro de imóveis de acordo com a localização e endereço do imóvel, isso ocorre em cidades grandes com maior número de imóveis registrados.

Como faço uma escritura de apartamento?

A escritura é feita no cartório de notas correspondente ao endereço do imóvel, mediante a apresentação da documentação que será solicitada para que seja feita a escritura do imóvel para posterior registro no cartório d3 registro de imóveis.

Posso quebrar parede de apartamento?

Antes de fazer qualquer reforma na unidade verifique a planta do imóvel para saber quais paredes são estruturais e que não podem ser removidas, se tiver dificuldades busque orientação do síndico do condomínio e de um profissional de engenharia para saber se pode remover a parede ou não,.

Como funciona o usucapião em um imóvel?

O usucapião de um imóvel ocorre após 15 anos de uso ininterruptos e sem oposição a posse do imóvel, realizando toda a manutenção e o pagamento das despesas, utilizando o imóvel como moradia e não podendo possuir outro imóvel. Para a regularização do imóvel é necessário consultar um especialista para verificar de haverá necessidade de solicitar judicialmente ou cabe a forma extrajudicial em cartório.

Como saber a inscrição municipal do imóvel?

Para saber sobre a inscrição municipal de um imóvel verifique na Prefeitura da cidade onde está localizado o imóvel se foi feito o registro por meio de pesquisa.

Como saber se tenho dívida de IPTU?

A consulta poderá ser feita pela internet junto a Prefeitura da cidade ou de forma presencial, informando o número da inscrição do imóvel que encontra-se no IPTU e levando a documentação necessária para a pesquisa de débitos.

Posso comprar uma casa no MCMV com o meu FGTS?

O FGTS pode ser utilizado na compra do imóvel como parte do pagamento.

Dívida de IPTU acompanha o imóvel?

A dívida do IPTU acompanha o imóvel, por isso é importante que quando for comprar o imóvel usado, por exemplo, você precisa solicitar uma certidão negativa de débitos de IPTU.

IPTU vence no final de semana pode pagar na segunda?

O pagamento pode ser feito no próximo dia útil seguinte.

Para que existe uma escritura de imóvel novo?

A escritura existe para a garantia do direito de propriedade, é a confirmação do direito de posse e uso do imóvel adquirido, o documento é devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis.

É valorizado um imóvel de leilão?

O imóvel de leilão também é valorizado, o leilão ocorre para o pagamento de uma dívida do antigo proprietário, contudo a valorização do imóvel ocorre levando em conta o estado do imóvel e sua localização.

Quem deve pagar a comissão de um corretor de imóveis?

A comissão do corretor de imóveis dever ser paga pelo proprietário do imóvel.

Como fazer para quitar o financiamento?

Para a quitação do financiamento, compareça na agência bancária responsável pelo contrato de financiamento imobiliário e veja as condições para quitação, lembrando que com a quitação antecipada você têm o direito de abatimento dos juros.

O que fazer para financiar um apartamento?

Hoje existem várias formas de financiar um imóvel com taxas de juros diferenciadas, você pode utilizar os financiamentos bancário pela Caixa Econômica Federal que têm várias modalidades de financiamento até com subsídio do Governo Federal ou em outros bancos, lembrando de pesquisar as taxas de juros de cada banco e pode também realizar o financiamento direto com as construtoras que oferecem uma opção de financiamento.

Quais os documentos que preciso levar para solicitar a segunda via da escritura do imovél?

Tendo a matrícula do imóvel em mãos compareça no cartório especificamente no tabelionato de notas onde foi realizada a escritura. Caso você não tenha a matricula do imóvel, você pode comparecer ao cartório de registro de imóveis onde foi registrada a escrituras e solicitar a matrícula do imóvel e com ela em mãos saberá onde foi feita a escritura. Porém sem você desconhece o cartório, poderá solicitar uma busca junto ao Colégio Notarial do Brasil.

O que fazer para financiar casa com restrição em meu nome?

Para financiamento bancário você deverá organizar a sua vida financeira, negociando os débitos para retirar as restrições do seu nome. Para os bancos só há liberação de financiamento para clientes sem restrições pois não pode haver o comprometimento da renda.

Como identificar a inscrição municipal no iptu?

O número da inscrição do imóvel na Prefeitura encontra-se no carnê de IPTU, você pode tirar informações diretamente na Prefeitura de sua cidade.

Iptu pode ser pago em qualquer banco?

Depende de cada prefeitura o carnê ou boleto de pagamento apresenta as informações, via de regra você pode pagar em qualquer banco até a data de.

É obrigação da agencia que financiou, me dar esse ofício?

Você deve comparecer a agência da Caixa responsável pelo financiamento e solicitar o termo de quitação do imóvel para que seja realizada a transferência do imóvel.

8352 fatima-consultora-de-imoveis-fafa