VMREALIZE

Vmrealize

2.082 Respostas

Agradecimentos: 3.683 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 159 (8%)

Participante desde: 04/2023

Site: vmrealize.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Vmrealize é Gestor de Negócios e acadêmico de Direito cursando arquitetura com formação em Direito , está entre os TOP 30 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário, Negociação, Imóveis, Financiamento, Documentação e etc, possuindo um total de 26 artigos publicados e mais 2.112 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente nos bairros Região da pampulha, Contagem , Lagoa santa , Santa luzia e Vespasiano , e já trabalhou em empresas como: Passos , Mrv , W.solida , Deltalar imóveis , Mdt negocios imobiliarios e Nova casa imoveis.

Tenho o saque aniversário ativo até 2025, posso usar o saldo restante do meu FGTS para financiamento de imóvel ?

Bom Não entendi bem a pergunta mas com base no que eu entendi para verificar o saldo restante do seu FGTS para financiamento de imóvel por meio de saque aniversário você pode acessar o aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal ou entrar em contato com o banco para obter essa informação.

Comprei uma casa em 2007 por 75.000, vou vender por 800.000 sendo que fiz reforma, mais um apartamento que tenho que pagar e o imposto de renda. Uma dúvida o valor que eu pagar do imposto eu o recebo de volta?

Depende em relação à transição imobiliária é importante mencionar que a quantia que você paga a título de Imposto de Renda não é restituída se a pergunta foi referente a isso.

Precisa do registro do CREI para trabalhar com locação?

Para atuar de forma legal e regulamentado no mercado imobiliário sim é obrigado ter o Creci.

Entrei na casa e paguei R$1500, a dona disse q era 1 mês de aluguel e 1 mês de depósito . Como isso funciona? Como faço se eu quiser sair da casa?

Quando você aluga o imóvel e o inventário solicita um mês de depósito com garantia Isso significa que ao final do contrato de locação se você deixar imóvel em boas condições sem dívida de aluguel ou danos o proprietário tem obrigação te devolver esse valor a você.

O proprietário do imóvel que cobrar a água e a luz mais caro de mim pq meu namorado vem e fica em minha casa. Esta correto isso?

Boa tarde Iara como vai a senhorita, senhorita Iara Como locatório, você você tem Direitos garantidos por lei Referente ao custo das despesas de água e luz devem ser dívidas de forma justa entre os moradores do Imóvel levando em consideração o uso individual de cada um. No entanto a situação mencionada de cobrança de um valor mais alto por ter seu namorado visitando e dormindo ocasionalmente no imóvel, pode ser considerada abusiva e até mesmo ( Discriminatória ). Neste caso, é aconselhável verificar o contrato de locação e as cláusulas referentes às despesas de água e luz para se certificar se há alguma restrição ou especificação quanto a visitantes temporários. Se não houver uma cláusula específica, o proprietário não pode impor uma cobrança extra apenas por este motivo. Caso o proprietário insista nessa cobrança injusta, você poderá dialogar com ele e apresentar os seus argumentos de forma educada e amigável. Se a situação não for resolvida dessa forma, você poderá buscar orientação de um advogado especializado em direito do consumidor ou direito imobiliário para verificar quais são as medidas legais cabíveis a serem tomadas para proteger os seus direitos como inquilino. Espero ter ajudado a senhorita boa tarde.

Aluguei um imóvel através do seguro fiança, sendo assim, entrei dia 10 e no mês seguinte dia 10 paguei o primeiro aluguel. Agora estou saindo do imóvel esse mês (maio), gostaria de saber se ate o dia 10 preciso pagar o aluguel já que morei para pagar?

Boa noite Caroline, se você esta saindo do imóvel antes do termino do contrato de localação, Você ainda precisará pagar o aluguel referente aos dias que você morou no imóvel durante o ultimo mes Você precisara calcular quantos dias você morou no imóvel ate dia 10 do mês atual e pagar o proporcionalmente o valor do aluguel.

Se meu pai for no cartório é possível ele ter a 2ª via? Já que meu avô não quer dar 1ª via e minha avó é falecida.

Ola Cristina Tudo bem ! Se o terreno foi adquirido por meio de um contrato de compra e venda registrado em cartório, é possível solicitar uma segunda via do contrato caso o original tenha sido extraviado ou perdido. Para isso e necessário que o proprietário ( seu pai no caso ) solicite a segunda via do contrato no cartório de registro de imóveis onde o documento foi originalmente registrado.

A vendedora precisa passar a escritura primeiro para o seu nome ou pode ser passado direto para a compradora e ela já fazer a escritura em seu nome?

Boa noite Jorge no caso de imóveis financiados como no caso do prezado, em que o apartamento esta sendo financiado pela caixa, é importante verificar as condições do contrato de financiamento e as exigências da instituição financeira. Geralmente Jorge quando um imóvel e financiado a transferência de titularidade da propriedade precisa ser feita para o novo proprietário somente após a quitação do Financiamento. Isso acontece porque o imóvel serve como garantia para o empréstimo e, portanto, a instituição financeira detém a propriedade do imóvel até que o empréstimo seja totalmente quitado.

com quantas parcelas atrasada meu imóvel vai a leilão ?

Atraso a Caixa vai iniciar um processo de execução extrajudicial que pode levar a retomada do imóvel a venda em leilão.

consultar score cpf

Baixa o aplicativo do Serasa.

Sou obrigada a arrumar algo da casa alugada sem contrato?

Você não assinou o contrato de aluguel pode ser mais difícil determinar suas responsabilidades em relação aos vidros quebrados em geral sem o contrato formal a situação pode ser considerada como relacionamento locatício sem acordo formal o que ainda confere nos direitos e deveres ambas as partes. No caso dos vidros quebrados a responsabilidade pelo conceito dos danos pode depender das circunstâncias em que ocorreram as quebras Casos eles tenham quebrado acidentalmente é possível que seja de sua responsabilidade os custos do concerto considerando que você é o responsável por manter a propriedade em boas condições.

Alguém poderia me enviar cópia do regimento interno do condomínio?

Para solicitar uma cópia do regimento interno do condomínio você deve entrar em contato com o Síndico do condomínio ou com a administradora responsável pela gestação do prédio.

Tenho um imóvel com placas solares, posso adicionar um anexo ao contrato onde o inquilino deve pagar as taxas da distribuidora e também o consumo da energia gerada?

Geralmente a cobrança de energia é um imóvel alugado é feita pela distribuidora de energia elétrica com base no consumo de energia do imóvel independentemente de como essa energia foi gerada.

Eu tenho que devolver o dinheiro caso a pessoa desista do imóvel que ela alugou?

Se a pessoa alugou a casa não se mudou fazendo pagamentos do aluguel geralmente não é necessário devolver o dinheiro no entanto cada casa pode apresentar suas particularidades por exemplo tanto consultar o contrato de locação Senado entre as partes e verificar se a cláusulas específicas relacionadas à desistência de locação.

Uma vez comprovado que uma pessoa não age de forma adequada causando danos ao proprietário ela é obrigada a sair do imóvel?

Diante do fato uma opção a ser considerada é entrar com uma ação de despejo contra o seu inquilino um advogado poderá orientar sobre os procedimentos legais necessários para isso e auxiliar durante o processo Além disso é importante registrar a ocorrências políciais sobre os danos causados ao seu veículo e manter toda a documentação e provas que você possui da situação.

O IPTU é do ano vigente, devo pagar ele todo?

Se o contrato de aluguel terminou em abril desse ano e você está sendo cobrado pelo valor total do IPTU do ano vigente é importante que você Verifique o que está estabelecido no contrato de locação em relação pagamentos do IPTU. Normalmente a responsabilidade pelo pagamento do IPTU é do proprietário do imóvel de acordo com a legislação vigente no entanto em alguns casos o contrato de locação pode estabelecer que o locatório é o responsável pelo pagamento do IPTU por isso da importância de verificar como que foi acordado e contrato essa questão de eu estar claramente especificada no seu contrato de locação.

qual significado de fiador ?

É uma pessoa que assume a responsabilidade de garantir o cumprimento de uma obrigação Financeira ou contratual de outra pessoa caso essa não consigo cumprir com suas obrigações.

Existe alguma norma que fale a porcentagem sobre a venda de terreno?

Boa tarde Victor, Não tem uma norma específica que estabeleça uma porcentagem fixa para a venda de terrenos Rurais e urbanos, em todo o estado de Santa Catarina. Normalmente porcentagem sobre a venda de um terreno varia de acordo com o acordo entre comprador e o corretor imobiliário, que geralmente varia entre 6% a 8% do valor total da venda.

Qual é o valor do metro quadrado aí na cidade?

Boa tarde Gabriel, O valor do metro quadrado em diferentes cidades do Brasil varia de acordo com diversos fatores, como localização, infraestrutura, oferta e demanda, entre outros. Para calcular o valor do metro quadrado em uma determinada cidade, é comum que se faça uma média dos preços de imóveis semelhantes que foram recentemente vendidos na região. Uma forma comum de calcular o valor do metro quadrado é dividir o valor total do imóvel pelo seu tamanho em metros quadrados. Por exemplo, se um apartamento de 100 metros quadrados foi vendido por R$ 500. 000, 00, o valor do metro quadrado seria R$ 5. 000, 00. Outra opção é consultar sites especializados em imóveis, que costumam disponibilizar informações sobre o valor do metro quadrado em diferentes regiões do Brasil. AlÉm disso, é importante lembrar que o valor do metro quadrado pode variar entre diferentes bairros e zonas dentro de uma mesma cidade. AlÉm de consultar informações em sites especializados em fazer cálculos baseados em valores de imóveis semelhantes, também é possível obter valor do M².

Tenho algum direito de não ser despejada durante algum período de tempo segundo essas situações uma vez que o locatário titular faleceu? Ou a obrigação passa para os herdeiros e posso ser despejada independente de tudo?

Quando o locatório Tito lá falece a locação não é automaticamente cancelada em geral a locação continua válida e as obrigações do contrato passam para os herdeiros do locatório Falecido Os Herdeiros assumem assim a posição de parte na relação locatícia.

30360 vmrealize