Celia Graciolli

2 Artigos

Leituras: 680 pessoas leram seus artigos

Agradecimentos: 153 pessoas curtiram seus artigos

Colunista desde: 06/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Celia Graciolli é corretora de imoveis com formação em Superior incompleto, está entre os TOP 1.100 corretores(as) possuindo um total de 2 artigos publicados e mais 54 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2008 atuando principalmente nos bairros Copacabana, ipanema e leblon, e já trabalhou em empresas como: Cyrela, calçada, Patrimovel, brasil brokers e movimento imóveis.

Dicas para Fazer um Bom Contrato de Locação

Locação

Dicas para Fazer um Bom Contrato de Locação

30/06/2021

Dicas de como fazer um bom contrato de aluguel- O contrato de aluguel começamos com os  dados pessoais do locador e do locatário, nome completo, CPF, RG, profissão, endereço completo. Dados do objeto no caso o imóvel com o  endereço completo, se tiver vaga de garagem . detalhar o tipo de garagem.  Período do contrato, o prazo ideal estabelecido pela lei é de 30 meses, a rescisão ocorre automaticamente, autorizando o Locador a pedir o imóvel a qualquer momento, desde que seja respeitada o prazo de 30 dias para que o Locatário desocupe o imóvel. Valor do aluguel deve constar no contrato tanto em numero quanto por extenso, sempre em moeda nacional, Colocar também a forma do pagamento, se é por depósito bancário ou transferência bancária, colocando assim os dados da conta do Locador. Estabelecer a data de pagamento do aluguel, que precisa ser respeitada pelo Locatário, e no caso de atraso de pagamento, deve ser pago um valor que precisa estar especificado no contrato. Em relação ao reajuste, deve ser colocado uma cláusula específica de correção monetária. No contrato também se descreve as despesas que serão de responsabilidade do  Locatário, tais como: Iptu, condomínio, água, luz, e outras contas que Locatário fizer uso como: internet, TV a cabo e etc. Definir também no contrato qual será a garantia que o Locatário  usará, fiador , seguro fiança, caução  . É colocado também a multa rescisória de quebra de contrato, geralmente equivale a 3 meses do valor do aluguel, contudo o corretor deve fazer a  mediação entre Locador e Locatário, para definirem qual vai ser o valor da multa.  É anexada ao contrato, o termo de vistoria, nela  será descrito como o imóvel se encontra no momento da locação, seria muito bom também ser anexada as fotos do imóvel.  É  necessário fazer a vistoria do imóvel  na entrega das chaves também,  quando finda o contrato de locação. Assinaturas, para que o documento tenha valor, é necessário que as partes envolvidas assinem, e reconheça a firma em cartório.  Com esses cuidados, com certeza o corretor que estiver a frente dessa negociação, não terá problemas futuros          

O que Verificar ao Alugar um Imóvel

Locação

O que Verificar ao Alugar um Imóvel

30/06/2021

O que verificar ao alugar um imóvel, bom em primeiro lugar o cliente interessado têm que verificar as condições físicas  do imóvel, verificar a parte elétrica, a hidráulica, procurar saber se foi feita recente , ir no quadro de luz e verificar se esta tudo ok, procurar se existe alguma infiltração,  e etc. Importante também antes de fechar uma locação, observar a localização do imóvel,   a primeira coisa e a rua, se é de transito,  se existe comércio embaixo do prédio que vai no futuro te dar problemas, se tem facilidade para  o seu dia dia tais como: comercio próximo, ponto de ônibus, metrô, colégios, supermercados, e etc. Nos dias    de hoje uma questão importantíssima,  e as vezes é o que pesa muito na hora de alugar, é a tranquilidade do local,  as pessoas sempre além de gostar do imóvel, o que acaba sendo mais importante é a segurança do ir e vir, então sempre que for olhar um imóvel,  se no caso de você não saber nada do local, procure saber com quem conhece, se aquele bairro é calmo, se existe alguma comunidade próxima, se ocorre muitos assaltos, roubos, é sempre bom se prevenir. Outra coisa que também é importante verificar, a vizinhança, sempre é bom saber quem vai ser seus vizinhos, muito bom para te informar é o porteiro do prédio.  E para não ter problemas futuros, procurar lê  sempre  as regras do condomínio, se o condomínio tiver infraestrutura, como que funciona, o que esta incluído no valor do condomínio que você paga, existem condomínios que você têm um limite por ano para usar o salão de festas no caso de garagem, se é na escritura, demarcada, ou do condomínio, caso você tenha um bichinho de estimação, têm prédios que não pode passar pela portaria com o animalzinho, no caso de próximo a praia, existe uma torneira para você lavar os pés e o acesso é pela entrada de serviços, e outras situações que , para você ser um bom morador e não ter problemas, sempre bom se inteirar de tudo, e das leis que rege no condomínio. Espero ter ajudado com essas informações.

1053 celia-graciolli