portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

6

O direto dela de inquilina, passe o tempo que for não passa disso, em relação do proprietário por direito de posse é senhora sua vó, é necessário resolver, tenta consensual ou Judicialmente.

há 1 ano

22

Franke Bezerra Alves

imóvel guide usuário

Guilherme

Perguntador

há 1 ano

Inquilino querendo tomar posse da casa e do terreno, o que devo fazer?

OlÁ, em 2012 devido a problemas pessoais, aconselhamos a minha vó a alugar uma casa para uma amiga da família. É um terreno com 3 casas, uma minha, outra da minha vó e essa que foi alugada. Obs: A casa não possui escritura, não está no nome de ninguém, é de posse, estamos aqui a mais de 20 e poucos anos. O aluguel era de 200 reais e a inquilina pagou tudo certinho e sempre exigiu recibo. Em 2015 minha vó passou mal e foi morar na casa da minha tia em outro local, e a inquilina parou de pagar aluguel. Agora em 2023 ela está com ideia de fazer um quarto a mais na casa que irá ocupar metade do terreno, já conversamos mas aparentemente ela está disposta a brigar por isso, que segundo ela é "direito dela". Ela pode fazer algo referente a isso? Ela tem direito ao meu terreno?

Respostas (6)

Corretor de imóveis

Franke Bezerra Alves

Corretor de imóveis

Respostas: 210

há 1 ano

O direto dela de inquilina, passe o tempo que for não passa disso, em relação do proprietário por direito de posse é senhora sua vó, é necessário resolver, tenta consensual ou Judicialmente.

Corretor de imóveis

Adalberto Martins

Corretor de imóveis

Respostas: 27

há 1 ano

Buscar um advogado e ajuizar ação de reintegração.

Corretor de imóveis

Deivede José

Corretor de imóveis

Respostas: 118

há 1 ano

Bom ao meu ver é o meu entendimento tá ela pagou de 2012 até 2015 ela pagou o aluguel isso isso seja em 3 anos ela pagou o aluguel certinho e exigiu o recibo beleza até aí tá tudo correto tudo certinho em 2015 em diante devido a a doença da proprietária ela não pagou mais o aluguel isso significa significa que ela tá oito anos sem pagar o aluguel certo já tá inadimplente Você poderia muito bem pedir a casa para ela que ela deveria sair da casa que ela tá inadimplente com aluguel referente a ela construir no imóvel ela precisa da autorização de vocês para fazer a construção tá se vocês considerar a construção tudo serácado pelo bolso dela porém vocês já estão há 20 anos na casa aconselho que procure um advogado e se informe direito em relação à questão do uso capião para que não ocorra de vocês ter prejuízo lá na frente ok.

Corretor de imóveis

Vicente R. Da Silva

Corretor de imóveis

Respostas: 375

há 1 ano

Não pode tomar a posse, pois existe uma regra e exigências para isso, seria o usocapião, mas não cabe essa ação.

Corretor de imóveis

Imoveisnodestaque

Corretor de imóveis

Respostas: 19.052

há 1 ano

No caso o inquilino não pode tomar posse pois tem um contrato de aluguel.

Faça uma nova pergunta: