Visão de Proprietário - Capitação

Publicado em

Visão de Proprietário - Capitação

Uma das atividades de qualquer corretor de imóveis é a captação para divulgação e oferta do produto a ser comercializado, passando pelo registro de autorização, familiarização com o produto e registro de documentos e imagens.

Ocorre que por se tratar de um investimento que para grande maioria da população representa maior parte do acumulo de riqueza destas famílias acaba gerando receio e desconfiança por parte dos proprietários. Sendo frequente que estes evitem a presença do corretor no imóvel, por puro desconhecimento das precauções a serem adotadas com relação a documentação, de forma a garantir uma boa relação profissional a ser desenvolvida ao longo do trabalho.

Outro motivo para evitar a presença do corretor é acreditar que o imóvel não esta devidamente preparado, organizado e limpo, assim acabam sempre postergando a visita de reconhecimento pelo profissional, oque prejudica a base do trabalho de venda que se aprimora ao conhecer o produto em suas nuances mais peculiares.

Durante este processo o registro de autorização deve ser respeitado, pois garante ao proprietário a responsabilidade expressa do profissional em adotar condutas pré-estabelecidas pelo seu conselho de classe o CRECI, deixando claro a relação a ele confiada e do interesse e responsabilidade mutua das informações de comercialização do bem. 

Agora vamos desmistificar estas objeções para que você proprietário esteja convicto que suas expectativas podem ser melhor atingidas com a escolha de um bom profissional. Adotando praticas simples e a seu alcance para garantir a melhor experiência no árduo trabalho de unir as duas pontas de interesse (proprietário atual e novo proprietário), para que ao final do processo tenham certeza de ter feito um bom negócio.

Para isso vou me colocar na posição do atual proprietário, sendo assim após encontrar um profissional corretor de imóveis que entrou em contato, vou tomar algumas precauções antes de um contato mais próximo. Primeiramente irei solicitar seu numero de inscrição no CRECI, seu nome completo e pedir para entrar em contato em um ou dois dias. Então acessando o site da entidade irei verificar a veracidade das informações e sua conformidade atual. Estando tudo certo irei solicitar o documento de identificação atual para iniciarmos o processo.

Agora com a presença autorizada irei receber o profissional escolhido e terei os documentos solicitados em mãos, sendo os mais comuns, o carne de IPTU, a matricula do imóvel e o meu documento de identidade. Com isso, juntos iremos preencher minha autorização para comercialização do imóvel, podendo esta ser ou não exclusiva.

Sabendo que neste dia é comum que o profissional corretor de imóveis deseje registrar imagens do imóvel irei prepara-lo da melhor maneira possível, preocupando-me principalmente em desobstruir ambientes muito carregados, me colocando a disposição para auxiliar caso seja necessário movimentar objetos, pois nenhum profissional com algum bom senso irá  movimentar objetos pessoais sem no mínimo uma permissão para isso.

Vencido este momento, você proprietário deve exigir que seu corretor lhe envie o link do anuncio que irá ser disponibilizado para divulgação. Seja criterioso, sugerindo melhorias mas sem ser irredutível, a final você o contratou por que ele é o profissional CAPAZ de fazer o melhor para lhe ajudar, e lembre-se depois de você proprietário, ele é o maior interessado em realizar um bom trabalho. 

Em fim, saiba que a jornada pode ser longa e sua interação com este profissional irá ocorrer (irei abordar isso em outra publicação). Portanto o respeito e colaboração deve estar acima de qualquer coisa, estando ambos livres para desistir da relação, bastando declarar esta vontade de forma objetiva e sem viés de ofensa, apenas PROFISSIONAL.

Boa Jornada!

SUCESSO!

Faça um comentário

Enviar

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Marcelo Mendes

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

Mensagem enviada com sucesso!
1831 marcelo-mendes