Como um Avaliador Atribui Valor Ao Imóvel?

Publicado em

Como um Avaliador Atribui Valor Ao Imóvel?

As avaliações podem parecer um pouco misteriosas, mas na verdade há um processo bastante rígido que os avaliadores seguem quando atribuem um valor a uma propriedade. Aqui, o especialista em imóveis e perito avaliador judicial explicará tudo a respeito disso!

O que é uma avaliação imobiliária?

Uma avaliação é a opinião de um avaliador imparcial e qualificado sobre o valor de um imóvel específico em uma data específica, apoiada por informações relevantes de mercado. As avaliações podem ser usadas para quase qualquer tipo de propriedade e podem ser solicitadas para diversos fins.

Mais comumente, uma avaliação é ordenada por um credor para determinar o valor atual da propriedade sobre a qual está pensando em fazer um empréstimo, para garantir que, se o mutuário não pagar o empréstimo, ele possa recuperar suas perdas.

As avaliações são usadas tanto para compras de imóveis quanto para refinanciamentos.

Quem pode realizar uma avaliação?

Uma avaliação só pode ser realizada por um avaliador licenciado. O avaliador deve ter o licenciamento exigido pelo Conselho profissional dos corretores de imóveis. Os corretores imobiliários podem oferecer suas opiniões de valor, mas isso não é uma avaliação. 

Quem escolhe o avaliador?

As avaliações podem ser solicitadas por vários motivos, mas se a avaliação for solicitada por um credor com o objetivo de decidir se deve ou não fazer um empréstimo para comprar (ou refinanciar) um imóvel, o credor escolherá o avaliador. 

Embora possam escolher o avaliador, o avaliador não pode ser afiliado ao credor. Isso seria um conflito de interesses.

Quanto custa uma avaliação?

Os avaliadores cobram uma taxa por seus serviços. O custo de uma avaliação difere de mercado para mercado e também depende do tamanho do imóvel que está sendo avaliado. Normalmente, uma avaliação de uma casa unifamiliar custará algo entre 1 salário mínimo a 2 salários mínimos. E embora o credor escolha o avaliador, a taxa sai do bolso do comprador. 

Como funciona?

Para avaliar propriedades residenciais unifamiliares, um avaliador analisa propriedades semelhantes recentemente vendidas para determinar o valor de uma propriedade. Isso é conhecido como abordagem de comparação de vendas. Ao avaliar outros tipos de propriedades, como propriedades comerciais, podem utilizar uma abordagem diferente, como a abordagem do custo ou a abordagem do rendimento.

Ao fazer uma avaliação, o avaliador irá até a propriedade e a examinará para ter certeza de que está comparando-a com propriedades semelhantes em tamanho, idade, condição e localização. Depois de concluir a análise, eles criarão um relatório de avaliação e enviarão uma cópia ao credor e ao comprador.

 

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Leandro Actis (21)983186656

Demais artigos deste autor

Ver todos 29 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
1983 leandro-actis-21983186656