Quais As Tendências do Novo Ano no Mercado Imobiliário?

Publicado em

Quais As Tendências do Novo Ano no Mercado Imobiliário?

No ano passado, o plano para o setor imobiliário era simples: superar os riscos atuais e reposicionar o negócio para um período de crescimento sustentado e melhores retornos.

No entanto, a realidade se instalou para os líderes do setor que entrevistamos para o relatório Tendências Emergentes no Mercado Imobiliário deste ano. Eles não esperam mais uma reviravolta em relação à forma como as coisas eram antes da pandemia. Em vez disso, aceitaram a possibilidade de que muitas pessoas não voltarão ao escritório, ou pelo menos não com tanta frequência. Isto tem implicações profundas não só para proprietários de escritórios, gestores e corretores, mas também para os centros urbanos do país e outros sectores imobiliários que dependem de um mercado de escritórios vibrante.

Há também uma aceitação relutante na indústria de que as taxas de juro permanecerão elevadas pelo menos durante o próximo ano e possivelmente até mais.

Mesmo as boas notícias, como o desejo dos investidores de adquirir novos ativos, são atenuadas por dados setoriais desanimadores. Por exemplo, apesar do capital disponível, as transações diminuíram, e muitos no setor apontam para casos em que compradores e vendedores simplesmente não conseguem chegar a acordo sobre os preços porque a escassez de vendas limita a clareza dos preços.

Numa nota positiva, os entrevistados no inquérito sobre Tendências Emergentes deste ano acreditam que o pior da inflação já passou, o que deverá dar à Reserva Federal uma razão para interromper os aumentos das taxas de juro.

A atividade de negócios imobiliários comerciais continua a moderar-se face aos desafios causados ​​pelas mudanças na política monetária para combater a inflação, incluindo vários aumentos das taxas de juro por parte da Reserva Federal que aumentaram os custos de financiamento. O subsetor também estará gravemente afetado pela evolução contínua da forma como as pessoas vivem, trabalham e se divertem num mundo pós-pandemia.

Além disso, as quedas gerais na disponibilidade de crédito e uma desconexão contínua nas expectativas de avaliação de compradores e vendedores em algumas áreas do mercado, incluindo escritórios, estão a trazer uma dinâmica de espera para ver impulsionada pelo mercado de capitais, apesar dos fundamentos sólidos.

Apesar destes desafios, acreditamos que o setor não se encontra em crise, uma vez que os negociadores bem-sucedidos encontrarão oportunidades, com resultados positivos evidentes em todos os subsetores, incluindo o tão difamado subsetor de escritórios.

Os volumes de transações no primeiro trimestre de 2023 caíram em todos os subsetores em comparação com o período comparativo intenso de 2022.

Explore tendências de negócios nacionais:

Mais notavelmente, o escritório caiu 68% devido a um retorno ao escritório mais lento do que o previsto, ao crescimento nos estoques de sublocação e aos vencimentos dos arrendamentos.

Apartamento não ficou atrás, com queda de 64%. Isto pode ser atribuído, em parte, a um “regresso à normalidade” em termos de crescimento e taxas de ocupação, apoiado na valorização recorde e no crescimento das rendas.

A hospitalidade sofreu uma redução de 55%. Ainda assim, o ressurgimento das viagens de lazer e de viagens de negócios individuais e em grupo continua e o desempenho do setor em termos de níveis de ocupação superou as expectativas gerais.

O setor industrial caiu 54% e, embora a procura esteja esquentando, prevê-se que a ocupação a nível nacional permaneça abaixo dos 5%, à medida que a oferta fica moderada.

Além destes subsetores principais, os data centers, o setor imobiliário de bem-estar, as residências estudantis, o auto armazenamento e as ciências da vida estão se tornando subsetores por direito próprio, à medida que ganham relevância e destaque como tipos de propriedade institucional.

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Leandro Actis (21)983186656

Demais artigos deste autor

Ver todos 29 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
1983 leandro-actis-21983186656