Leilões de Imóveis: Verdades e Desafios

Publicado em

Leilões de Imóveis: Verdades e Desafios

E aí, vamos continuar buscando informações sobre investimentos em imóveis? Será este um bom investimento ??

Alguns de vocês já ouviram falar sobre leilões de imóveis, certo? Este tema, muitas vezes traz um certo medo e sobre ele existem muitos mitos....

Vou tentar, através de alguns artigos, desmistificar esse assunto. O que acham??? Vamos lá!

Os leilões possibilitam a aquisição de imóveis com até 50% de desconto em relação ao valor de mercado, trazem diversificação e segurança ao investimento e potencializam a rentabilidade, na medida em que a renda passiva produzida pelos aluguéis poderão representar um elevado percentual sobre o valor investido (muito acima dos praticados no mercado). Mas atenção, para trazer todos estes benefícios, ele precisa ser muito bem feito e estudado como qualquer bom negócio.

Um dos pontos que costumam afastar compradores/investidores é que, muitos imóveis em leilão estão ocupados pelo ex-comprador (mutuário). Como você se sentiria numa dessas situações, em que precisa retirar do imóvel o antigo morador?

Esta é uma crença limitante, e na verdade um equívoco jurídico, pois as pessoas não entendem a relação jurídica que nasce com a alienação fiduciária que é gerada por contrato de financiamento. Vejamos:

Quando um imóvel é adquirido financiado e é ao mesmo tempo oferecido em garantia ao crédito à instituição bancária, a propriedade passa a ser do banco e não do devedor. Assim vale ressaltar que, enquanto as prestações não forem totalmente quitadas, quem ocupa o imóvel é mero possuidor, com expectativa de ser proprietário ao término do pagamento das parcelas. Enquanto isso não ocorre, o imóvel é de propriedade do banco.

Se as prestações não forem quitadas, isto é, se as pessoas deixarem de pagar suas dívidas, o banco pode realizar um leilão deste imóvel e sai vencedor (adquire o imóvel)  aquele que oferece o  maior lance pelo bem.  O nome dado a este tipo de leilão é extrajudicial.

Já no caso dos leilões judiciais, os devedores que não pagaram dívidas de outro tipo (como impostos, dividas trabalhistas etc)  têm os bens penhorados (na justiça) os quais passam por uma expropriação (perda de propriedade), e uma das maneiras de realizar esta expropriação é por meio de leilões.

Qualquer pessoa pode investir em leilões de imóveis, mas antes de tudo é preciso ter conhecimento para não adquirir um imóvel que tenha problemas com processos, dívidas etc.

Vamos continuar aprendendo?????

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Cristina Wagner Salvadori

Demais artigos deste autor

Ver todos 30 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
3763 cristina-wagner-salvadori