(Parte 2) Dicas para Alugar o Primeiro Imóvel

Publicado em

(Parte 2) Dicas para Alugar o Primeiro Imóvel

Principais considerações para locatários iniciantes

Antes mesmo de começar a vasculhar os sites de propriedades para encontrar uma casa adequada para alugar, há algumas coisas que você precisa considerar.

A primeira coisa é criar uma lista de itens obrigatórios e uma lista de itens interessantes. No must-have, inclua todas as suas necessidades, inspirando-se nas seguintes perguntas iniciais:

  • Quantos quartos você precisa?
  • Quantas vagas de carro você precisa?
  • Você tem uma preferência específica para o seu novo espaço (por exemplo, um grande espaço para refeições, uma área externa para crianças)?
  • Você está procurando um imóvel que aceite animais de estimação?
  • Em que local(is) você está disposto a morar?
  • Quão importante é para você a proximidade de transportes públicos e outras comodidades?

Todas essas são considerações essenciais, e você realmente precisa pensar sobre o que é absolutamente essencial e onde está disposto a ser flexível. Por exemplo:

  • Suponha que você queira quartos espaçosos e um escritório adequado. Você estaria disposto a fazer concessões se a propriedade tivesse o tamanho de quarto ideal, mas viesse apenas com um pequeno recanto de estudo?
  • Se você tem dois carros, está disposto a assinar um contrato de locação de um imóvel com apenas uma vaga? Fazer as perguntas certas durante a inspeção pode ajudar, especialmente porque o estacionamento fora da rua varia.

Depois de esclarecer o que não é negociável, comece sua lista de itens interessantes. Coisas a considerar aqui incluem cozinha a gás, vista voltada para o norte, quartos no mesmo nível, opções de estacionamento para visitantes e outros extras recreativos, como piscina ou vista. 

Depois de anotar tudo isso, é hora de compilar a documentação necessária para estar preparado para as inspeções. Uma boa ideia é criar cópias digitais e físicas da documentação, assim se quiser preencher o formulário de inscrição no dia da fiscalização, você terá tudo pronto. 

A seguir, a parte divertida: pesquisar em sites imobiliários imóveis para alugar. Você pode, é claro, fazer isso on-line, mas também é uma boa ideia entrar em contato com corretores imobiliários locais para perguntar pessoalmente. Nunca se sabe; algo que corresponda às suas especificações exatas pode estar online nos próximos dias. Faça uma lista de todas as propriedades que você gosta e organize-as em uma lista de horários de inspeção. Lembre-se de que os imóveis para alugar podem ser adquiridos rapidamente, por isso é útil estar preparado para se inscrever rapidamente. Muitas propriedades estarão abertas em horários específicos, mas lembre-se que algumas funcionarão mediante agendamento. 

E então, é claro, você precisará preencher o requerimento. Seja honesto em sua inscrição e o mais completo possível.

Inspecionar o imóvel alugado

Embora possa parecer óbvio ir ver a propriedade fisicamente, muitas pessoas simplesmente olham uma casa online, confiam nas imagens, preenchem o requerimento e assinam o contrato de arrendamento sem sequer pisar dentro da propriedade. Adivinhe, as aparências enganam.

Pode ser muito divertido fazer inspeções de propriedades. Ao passear pelas casas, pode ser fácil imaginar-se sentado naquele exato lugar, tomando seu café pela manhã. Mas não se empolgue muito. Há uma série de situações nas quais voce precisa se concentrar antes de começar.  

Em primeiro lugar, certifique-se de que não haja danos. Se houver, anote, mencione ao gerente da propriedade e tire uma foto. Dessa forma, você não pode ser responsabilizado por isso e, se for algo que precisa ser consertado antes de se mudar, pode ser resolvido. Certifique-se também de que o jardim está bem conservado, que todos os aparelhos estão funcionando e que tudo está conforme indicado. Inspecionar fisicamente um aluguel também significa passar algum tempo cara a cara com o agente. Tire todas as suas dúvidas e você poderá até obter conselhos sobre a melhor forma de preencher o formulário de cadastro. 

Acordos, títulos e relatórios: conhecendo o âmago da questão

Depois de decidir sobre o imóvel, preencher os formulários e ser aprovado, há uma série de documentos que devem ser entregues a você. Isto inclui uma cópia do contrato de arrendamento residencial, uma cópia do formulário de prestação de caução e do relatório de condições. Este último deverá ser verificado, preenchido e assinado e depois devolvido ao escritório. Você também receberá uma cópia para seus registros. 

Além de tudo isso, você deverá receber o recibo do valor inicial do aluguel, taxas de aluguel e caução, cópia das chaves, controles remotos (se houver) e dados de contato de emergência.

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Leandro Actis

Demais artigos deste autor

Ver todos 575 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
1983 leandro-actis