(parte 3) Dicas para Alugar o Primeiro Imóvel

Publicado em

(parte 3) Dicas para Alugar o Primeiro Imóvel

O que é um contrato de arrendamento residencial?

Contrato legal e vinculativo entre o inquilino e o senhorio, o contrato de arrendamento residencial estabelece todos os detalhes legais. É coloquialmente e mais comumente conhecido como arrendamento. Certifique-se de que este documento seja entregue a você e que você o leia antes de assinar qualquer coisa. Faça todas as perguntas necessárias para garantir que você entendeu completamente.

O contrato de locação incluirá:

  • O nome e endereço do inquilino, do proprietário e do administrador da propriedade (se diferente)
  • Datas de início e término do contrato
  • Quanto aluguel deve ser pago, quando deve ser pago e como
  • Termos padrão - o que o inquilino e o proprietário ou administrador da propriedade podem ou não fazer
  • Quaisquer termos especiais que devam ser acordados antecipadamente
  • A duração e o tipo de locação
  • O valor do título necessário
  • Quaisquer outras condições ou regras

Fique atento a termos especiais, como aqueles relacionados a animais de estimação. Um exemplo pode ser que, se forem permitidos na propriedade, devem permanecer do lado de fora ou os carpetes devem ser limpos regularmente.

O que é um vínculo?

Um título é separado do pagamento do aluguel e funciona como garantia para o locador caso você não cumpra os termos do contrato de locação. A caução será devolvida a você no final do aluguel ou poderá ser usada para qualquer limpeza ou reparo necessário.

É importante ressaltar que o título não pode ser usado como parte do seu aluguel. Isso significa que, quando você estiver se mudando, precisará pagar o aluguel integralmente até a data acordada e a caução deverá ser devolvida integralmente - ela não poderá ser utilizada no pagamento final do aluguel. 

O que é um relatório de condição?

O relatório de condições detalha as condições da propriedade antes da mudança do inquilino. Isso inclui quaisquer acessórios e acessórios. É sua responsabilidade comparar o relatório de condições com a própria propriedade para ter certeza de que inclui quaisquer danos ou problemas que você tenha notado na propriedade.

Os inquilinos têm alguns dias para verificar os detalhes do relatório de condições, para confirmar ou discordar do que está incluído. Lembre-se de que o relatório de condições provavelmente será usado se houver uma disputa sobre qualquer coisa na propriedade, desde a limpeza até os reparos, grandes e pequenos, por isso é importante que você o leia atentamente.

Se houver alguma área com a qual você não concorda, isso deverá ser anotado na seção apropriada do documento. Um relatório de inspeção deverá ser preenchido e devolvido ao administrador ou proprietário do imóvel, dentro do prazo exigido. Caso contrário, o estado do imóvel, de acordo com o relatório de estado, é considerado correto.  

O mais importante é que o proprietário e o inquilino concordem com o relatório de condições. Também é uma boa ideia tirar fotos da propriedade antes de se mudar. Isso registra a condição original da propriedade, caso algo aconteça. 

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Leandro Actis

Demais artigos deste autor

Ver todos 575 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
1983 leandro-actis