portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

2

Cpf.

há 11 meses

19

Alberto Pereira Dos Santos

imóvel guide usuário

Ricardo

Perguntador

há 1 ano

DÚvida quanto a lançamento de locador no IR23.

Tenho a seguinte dúvida sobre declaração de aluguel pago em 2022: Paguei aluguel durante 12 meses em 2022 para uma de imóveis, via boleto bancário mensal cujo beneficiário do aluguel era a própria imobiliária (nem consta o CPF do proprietário). Inclusive nos comprovantes de pagamentos gerados, após os pagamentos dos boletos, também constam como beneficiário o CNPJ e o nome da imobiliária (e nenhuma informação do proprietário). Sendo assim, quando eu lançar o total pago em 2022 na aba "pagamentos efetuados/70. AluguÉis de imóveis", o campo locador e CPF/CNPJ, deve ser preenchido com o nome/CPF do proprietário do imóvel ou com o nome/CNPJ da imobiliária, já que os comprovantes de pagamentos que tenho estão todos como beneficiário o CNPJ/nome da imobiliária? Se eu lançar, como locador, o proprietário do imóvel, isto não pode gerar inconsistências de informações já que não tenho nenhum comprovante de pagamento no nome/CPF do proprietário? (só posso provar que paguei o aluguel a imobiliária e ao seu respectivo CNPJ e não ao proprietário).

Respostas (2)

Corretor de imóveis sem foto

Marco Antonio De Moraes

Contador

Respostas: 9

há 1 ano

Pelo CPF do proprietário uma vez que é o beneficiário do recebimento e responsável pelo recolhimento.

Faça uma nova pergunta: