Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Rescisão com a imobiliária e locação direta com proprietário.

Meu pai possui um imóvel locado desde 2001 (dois mil e um), mesma inquilina e mesma imobiliária. Ele aposentado, gostaria de administrar o seu imóvel e por isso quer reincidir o contrato de prestação de serviços. JÁ li no contrato que a notificação pede 30 dias de antecedência. Minhas dúvidas são: Não queremos que a inquilina seja impactada, portanto apenas um aditivo de contrato informando que o pagamento do aluguel passa a ser feito diretamente ao proprietário é suficiente? O que a imobiliária deve me entregar referente a documentação do imóvel? O caução pago pelo inquilino a imobiliária, como fica nessa situação? Esse valor deve ser transferido ao vistoria é necessária nesse momento, visto que o imóvel estava sob responsabilidade da imobiliária de acompanhar a situação do imóvel.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Rescisão com a imobiliária e locação direta com proprietário.

Meu pai possui um imóvel locado desde 2001 (dois mil e um), mesma inquilina e mesma imobiliária. Ele aposentado, gostaria de administrar o seu imóvel e por isso quer reincidir o contrato de prestação de serviços. JÁ li no contrato que a notificação pede 30 dias de antecedência. Minhas dúvidas são: Não queremos que a inquilina seja impactada, portanto apenas um aditivo de contrato informando que o pagamento do aluguel passa a ser feito diretamente ao proprietário é suficiente? O que a imobiliária deve me entregar referente a documentação do imóvel? O caução pago pelo inquilino a imobiliária, como fica nessa situação? Esse valor deve ser transferido ao vistoria é necessária nesse momento, visto que o imóvel estava sob responsabilidade da imobiliária de acompanhar a situação do imóvel.

Respostas (6)

há 4 anos

Boa tarde! A rescisão do contrato de prestação de serviço com a imobiliária é feito sem qualquer tipo de multa ou prejuizo, tanto para o locador como para o inquilino, precisando apenas informar com 30 dias de antecedencia e pedir toda a documentação (pasta) do seu inquilino. A imobiliária deverá entregar todos os documentos, como contrato de locação, vistoria, fotos de vistoria, aditivos caso houver, documentos pessoais, ficha cadastral, bem como comprovante de pagamento de acessórios, caso ela seja responsável pelo pagamento de condominio, IPTU e outros. Se por acaso o valor da caução estiver na conta da imobiliária, ela deverá atualizar o valor desde 2001 até o dia da rescisão contratual e depositar na conta do locador e voce deverá guardar todos os documentos até o final do contrato de locação. Para seu inquilino, voce deverá fazer um aditivo de contrato, alterando as cláusulas referentes ao local e forma de pagamento, que passará a ser na conta XXX e a cláusula referente a caução que passou da conta YYY para conta XXX (do locador. No meu ponto de vista a imobiliária deverá agendar uma vistoria com o inquilino e fazer uma nova vistoria com fotos e entregar ao locador até para não gerar qualquer dúvida futura. Espero ter te ajudado.

há 3 anos

Se o contrato ja venceu o prazo de vigencia, pode sim pedir o imóvel de voltar, é so fazer um adtivico desvinculando a imobiliaria e passar a responsabilidade para o LOCADOR, o caução tem que ser devolvido (caso nao nao tenha cido usado durante a locação). A imobiliaria pode querer recindir o contrato com o inquilino, mas você pode fazer outro contrato depois com ele.

Compartilhe esta Pergunta