Agências da Caixa Erram com Fgts na Compra de Imóveis

Publicado em

Agências da Caixa Erram com Fgts na Compra de Imóveis
Recebi uma mensagem no "Instagram do Saberimobiliário", pedindo ajuda porque a Caixa Econômica Federal não faz mais, a solicitação de baixa do saldo do FGTS para compra de imóvel á vista, somente com financiamento. Estranhando a informação, fui atrás de desvendá-la, porque, com certeza, não era verídica. Segue o fio e entenda o que algumas agências da Caixa estão fazendo e como resolver.

A CEF COMO GESTORA DO FGTS NA COMPRA DA CASA PRÓPRIA.

Como gestor do Fundo, o banco tem por obrigação administrar desde o recolhimento para as contas do trabalhador, até a liberação dos recursos para o titular da conta do FGTS. Todo o processo de liberação do FGTS passa pela Caixa Econômica Federal, mesmo que solicitado por banco privado, correspondente bancário ou despachante imobiliário. Então, como que o banco informa a um cliente que não faz a liberação do saldo da conta do trabalhador para aquisição de imóvel à vista? E, ainda presta a informação de que este deve procurar seu banco privado para solicitar o saque. Algo tem por trás dessa negativa, concordam!

O imóvel em questão está sendo adquirido por um casal, em Londrina, Paraná. Os adquirentes têm todos os critérios legais atingidos para liberação e ambos usarão o saldo do fundo. Dirigiram-se a seus bancos privados que, informou ser serviço exclusivo da Caixa. Outra informação errada. Qualquer banco pode solicitar para a Caixa a liberação de recursos para o seu cliente e cuidar de todo o processo de aquisição. 

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA NEGATIVA DE SACAR O FGTS PARA COMPRA À VISTA.

Primeiro de tudo, verifiquei a legislação, porque este país adotou o costume de na calada da noite mudar regras (foi assim com a proibição de financiar mais de um imóvel com o mesmo CPF). Tudo correto. Saque permitido, obrigação da Caixa prestar este serviço autorizado aos bancos particulares, correspondentes e despachantes imobiliários. Restou, então, consultar alguém que pudesse esclarecer e achei esta informação com um correspondente bancário.

Sim, é obrigação do banco fazer a solicitação do FGTS, seja por financiamento bancário, imóvel na planta com gestão do banco ou para uso na aquisição de imóvel à vista. O que ocorre é que, o banco recebe um percentual para realizar este serviço, mas somente é remunerado se houver financiamento bancário junto. Talvez por este motivo, tenham oferecido que a cliente fizesse um financiamento de 50 mil para atendê-la. Com o financiamento, receberiam uma remuneração pelo total financiado. Sem o financiamento, fariam o mesmo serviço demorado e burocrático, sem receber nada. 

Explica-se porque os bancos privados indicam a seus clientes procurar a Caixa. Não querem atender de graça. O processo todo passa por entrega e envio de documentos e certidões, assinatura de termos e declarações, assinatura do contrato, bloqueio dos valores na conta do adquirente, conferência do registro da escritura particular e liberação de valores, sem receber um centavo por isso. Obviamente que, isso é um problema do banco com suas agências e o consumidor dos serviços está no seu direito de usar o dinheiro que é seu. 

O mesmo corre com correspondentes bancários que sendo estes remunerados pelo banco, não recebem para realizar este serviço. Os honestos, como a que consultei, explicam para o cliente e indicam uma agência. Outros apenas dizem que não atuam nessa área de aquisição á vista. Os correspondentes Caixa são remunerados pelo banco e não podeem cobrar por este serviço que, não é remunerado.

O QUE FAZER QUANDO O BANCO NÃO QUER BAIXAR O SALDO DO SEU FGTS.

Anote a agência, endereço completo, nome de quem te atendeu, se possível. Entre em contato com a ouvidoria do banco e faça uma reclamação formal. Não precisa nem esperar o retorno da ouvidoria, por o sistema é automático. A reclamação vai direto para a agência. Dois dias depois, se for na mesma agência, vão te atender com toda a gentileza do mundo, dizer que ocorreu um engano e dar seguimento ao sua solicitação. 

A cliente retornou e todos já sabiam da reclamação e prontamente a atenderam. A burocracia é a mesma, o que não pode é um banco permitir que seus funcionários atuem desta forma. A cliente poderia ter perdido a venda e com certeza alguém seria responsabilizado. Sabemos que bancos tem meta a cumprir, mas ninguém no banco trabalha sem salário. Remuneração por metas atingidas geram este tipo de acontecimento que deveria ser punido. É chato, é burocrático, mas é seu serviço. A cliente perdeu tempo, dinheiro entre idas e vindas, preocupação com a possibilidade de perder a aquisição, motivos mais que suficientes para uma ação judicial de reparação, para o juiz considerar "mero aborrecimento".

Concluindo. O serviço está em andamento na fase de aguardar assinatura do contrato para recolhimento do imposto de transmissão e registro imobiliário para, posteriormente, retornar ao banco. Este irá verificar se o registro está correto e liberar o dinheiro depositado e bloqueado, na conta do vendedor. Caso ocorra com você, acione a ouvidoria da Caixa, do seu banco particular que negar atendimento, sem prejuízo de denúncia ao Banco Central

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Maria ângela Camini

Demais artigos deste autor

Ver todos 3 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
1192 maria-angela-camini