Você é Corretor de Imóveis?

Clique no botão ativar para ter acesso gratuitamente a todo conteúdo do nosso portal.

Ativar Não

Apartamentos de 10m2 Agitam Mercado Imobiliário Em Sp

Publicado em

Apartamentos de 10m2 Agitam Mercado Imobiliário Em Sp

Pesquisadores da USP mostram que mais 250 mil imóveis compactos foram construídos na cidade nos últimos 6 anos


Na cidade de São Paulo, foram abertos 82 mil imóveis em 2021, segundo o sindicato das empresas de Compra, Venda e Administração de imóveis (Secovi-SP). Isso é mais do que o total de imóveis disponíveis em santas, a cidade mais verticalizada do país.

O aumento dos empreendimentos é acompanhado por uma redução das parcelas. Segundo levantamento feito por pesquisadores da USP, mais de 250 mil imóveis compactos, ou seja, no máximo 45 m², foram edificados na cidade-estado nos últimos 6 anos.

Com preços cada vez mais caros por metro quadrado — dados da Fipezap mostram que o valor do metro quadrado ultrapassa R$ 8 mil em 50 cidades, estado do país — e flexibilidade trabalhista consolidada em cada vez mais ' negócios, o modo de vida nas grandes cidades, estado está tomando um novo formato.

Micro Apartamento 

Os micro apartamentos são moradias com sala, quarto e cozinha em um só lugar. Já são 10 m² de imóveis em São Paulo.

Estes pequenos apartamentos são menores, mas oferecem mais serviços e comodidades. Áreas internas da casa como sala de estar, lavanderia etc. são deslocadas para a área comum do condomínio.

Essa é a tendência nas grandes cidades, estado do mundo especialmente entre os jovens de classe média. Optam residir em aposentos menores, mas mais bem localizados, principalmente mais próximos do trabalho, do que em imóveis mais longínquos dos centros urbanos.

Assinatura Residencial

Em busca de cada vez menos burocracia, outra tendência no mercado imobiliário é a vida por assinatura.

A forma como o inquilino aluga o imóvel está cada vez mais eficiente: é feito quase inteiramente pelo celular, com pouquíssima burocracia, alugando um apartamento já mobiliado.

Não apenas isso, as contas também estão incluídas em um recibo aluguel, condomínios, luz, até lavanderia e streaming. Rolou em um pagamento único por mês. É similar a fazer check-in em um hotel.

Dados do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), mostram que 80% dos jovens entre 16 e 24 anos não querem ter casa própria. Como explicado por Guilherme Ribeiro, professor em Negócios do Mercado Imobiliário na FIA, “existe uma demanda para essa facilidade, tanto para entrar, quanto para sair.” Demanda essa que cada vez mais startups buscam atender.

O CNN Soft Business, que vai ao ar todos os domingos às 23h15 na CNN e nas plataformas digitais, falou também sobre como investir no mercado imobiliário, com dicas do analista de mercado imobiliário do BTG Pactual Gustavo Cambaúva.

 

Faça um comentário

Enviar

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Rodrigo Abreu

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
12455 rodrigo-abreu