Imóvel Novo X Imóvel Usado

Publicado em

Imóvel Novo X Imóvel Usado

Quando você está em busca de um novo lugar para morar, não faltam decisões a tomar. Do local ao tamanho ao estilo, as opções são aparentemente infinitas. Um ótimo ponto de partida é decidir se deseja comprar um imóvel usado ou se prefere construir sua própria casa.

Essa é uma daquelas perguntas para as quais não há resposta certa ou errada, mas provavelmente há uma resposta que melhor atende às suas necessidades. Cada um tem seus prós e contras. Ser capaz de ver os prós e os contras de cada situação o ajuda a tomar a decisão com a qual você está mais feliz.

Contando os custos

Se sua decisão depende de quanto uma casa diferente pode custar, normalmente uma casa existente pode lhe dar mais opções ao mesmo tempo que atende às suas necessidades orçamentárias. 

Parte da disparidade de preços, entre imóveis novos ou usados que muitas das casas que estão sendo construídas hoje são maiores e têm acabamentos e recursos mais luxuosos do que as casas existentes.  

Por exemplo, em 1979, o tamanho médio de uma casa era de 120 metros quadrados. Os dados mais recentes mostram que hoje, a nova casa unifamiliar típica é quase 500 m2, com um tamanho médio de 260m2. 

Casas maiores requerem mais materiais, portanto custam mais, e os recursos que você adiciona para personalizar a casa também podem aumentar o preço. No entanto, se você está mais preocupado em obter certos elementos em sua casa, como acabamentos atualizados ou energia solar , pode custar menos construir uma nova casa com esses recursos do que comprar uma existente e tentar renová-la para se adequar ao seu precisa.

Quando o tempo é tudo

Outra consideração ao ponderar se deve comprar uma casa existente ou construir uma nova é a rapidez com que você precisa se mudar. Imagine que você está se mudando para uma nova área e deseja estar em sua nova casa em três meses. Se for esse o caso, você provavelmente não terá tempo para construir uma nova casa, a menos que escolha algo que já está sendo construído e, principalmente, selecione os acabamentos.

Existem várias etapas que você normalmente precisa realizar ao construir uma nova casa que você não tem com as casas existentes, como contratar um arquiteto, encontrar o terreno certo, escolher a planta baixa e determinar os acabamentos e eletrodomésticos que deseja, leva pelo menos vários meses para concluir todas essas etapas. 

Se você estiver se mudando para uma área com um mercado imobiliário robusto, pode haver mais atrasos devido ao menor número de empreiteiros e trabalhadores disponíveis para aluguel. 

Se o tempo não for um problema e você não tiver a necessidade imediata de se mudar para a casa, então construir uma nova casa pode ser a opção certa para você.  ]

Em que condições você precisa que sua casa esteja?

Mudar-se para uma casa usada significa que você pode estar herdando os problemas de outra pessoa. Pode haver problemas com inundações ou vazamentos ao redor das janelas , ou talvez haja problemas de encanamento ou elétricos que o atual proprietário não divulgou.

Você contratará um engenheiro ou um construtor experiente para procurar os principais problemas, mas ainda poderá descobrir que sua casa tem algumas peculiaridades que você não conhecia quando se mudou.

Claro, quando você se muda para uma nova casa que foi construída sob medida, você espera que tudo esteja perfeito. Esteja ciente de que nem sempre é esse o caso; algumas coisas podem não ter sido feitas exatamente como você solicitou ou alguns dos materiais errados podem ter sido usados.

Ainda é prudente adotar uma abordagem de "cuidado do comprador" para sua nova casa antes de se mudar.

Contrate um engenheiro residencial licenciado para se certificar de que todo o trabalho foi concluído de forma satisfatória. Além disso, caminhe pela propriedade várias vezes antes de se mudar para garantir que a casa tenha a aparência desejada.

Escolher entre comprar uma casa existente ou construir uma nova é uma decisão a ser tomada com base no que você deseja da casa e no que considera mais importante. 

Ninguém mais pode decidir o que é certo para você, mas depois de pesar as vantagens e desvantagens de cada um, pode ser mais fácil tomar uma decisão.

Boa sorte!

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Cristina Vasques

Demais artigos deste autor

Ver todos 33 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
3599 cristina-vasques