A Liderança e Seus Paradigmas

Publicado em

A Liderança e Seus Paradigmas

A LIDERANÇA & SEUS PARADIGMAS

As transformações Liderar é ter capacidade de ajudar as pessoas a entender o lugar onde elas se encontram, a desenhar o futuro e a descobrir meios de realizá-lo e, acima de tudo (esse é o maior desafio), fazê-las acreditar que têm capacidade de atravessar a ponte para o sucesso. Esta autora compartilha a ideia de que o líder é aquele que transforma uma organização comum em uma verdadeira instituição e isso nada mais é que produzir resultados com e através das pessoas, através da influência.

Talvez seja ousadia nossa, mas a experiência tem mostrado que líder “pode” transformar uma pessoa de sua equipe em verdadeiro profissional com capacidade para ir além do que pensava. Não menos verdadeiro, “pode” transformar em um profissional sem expressão.

A influência que exerce sobre as pessoas é grande e demonstra a sua própria capacidade de superação, de crítica, de aceitação, de visão de mundo, transforma-se em espelho.

Líder é uma pessoa comum, com atitudes comuns a qualquer ser humano, mas dele se espera ações que transformem pessoas e ambientes. Na verdade, lidera o outro quem lidera a si mesmo, quem ganha a confiança de sua equipe que, com ele, proporciona os resultados esperados pela empresa. Lidera ainda quem proporciona a sua equipe a possibilidade de se auto liderar, de liderar sua carreira. Não deve pretender cargos de liderança quem não tem disponibilidade para atualização de conhecimentos técnicos continuo, de flexibilidade de atitudes, de visão de negocio e de mercado.

É preciso entender seus próprios comportamentos, seus valores, seus paradigmas, identificar-se dentro dos estilos identificados e reformular suas atitudes em função do que hoje se busca. Paradigmas da Liderança Procurar uma definição para a palavra líder significa limitar o seu sentido, tantas são as dimensões possíveis de sua ação.

Vamos refletir sobre arquétipos tradicionais ligados à liderança:

O Catalisador – Certamente você deve lembrar-se do termo catalisador de suas aulas de biologia. Um líder é um elemento catalisador, como um amálgama que une pessoas, recursos e ações para uma finalidade comum. Efetivamente saber ser o elo de ligação é um dos talentos necessários para praticar a arte de animar grupos. A desagregação não produz resultados, dispersa energia e deixa difusa a visão dos objetivos e metas. A coesão estabelece uma linguagem comum, uma visão integrada e potencializa as realizações.

O Coordenador – significa o que co-ordena, o que organiza junto. O líder ajuda a organizar idéias e ações, trazendo objetividade e produtividade ao trabalho do grupo. O líder, muitas vezes é quem indica ou estimula o grupo a encontrar o seu melhor objetivo. A base para a ação é a direção, seu sentido.

O Educador – Todos nós tivemos excelentes professores e ótimos ensinamentos, mas pense bem, nem todos foram líderes. O conhecimento transmitido de forma automática, vício próprio de nosso modelo educacional, pode ser facilmente esquecido, pois encerra em si mesmo a sua finalidade.

O professor-líder é o verdadeiro educador pois consegue levar aos seus alunos uma dimensão prática do conhecimento, pelo exemplo, pela experimentação e pelo estímulo. O líder cria e irradia conhecimento.

O Finalizador – pessoas de excelente desempenho em suas especialidades são líderes? Será que Pelé, Gisele Bündchen, Aírton Senna, Oscar Niemeyer consagrados por sua competência, também podem ser considerados líderes? De certa forma, são fonte inspiradora de muitos jovens e profissionais que se espelham em suas realizações e procuram incorporar seus estilos, atitudes e aprender com seu talento. O líder é, entre outros papéis, um modelo inspirador.

O Empreendedor – a liderança surge quando existe uma necessidade, um objetivo, uma causa. Liderar tem uma dimensão de transformar. O Líder é um empreendedor, aquele que possui uma visão quase esquizofrênica de seu mundo, pois enxerga duas realidades: a real, de hoje e a ideal, desejada no amanhã. Esta visão cindida é o que permite ao ser humano revolucionar o seu mundo. O líder-empreendedor calcula e assume riscos, busca oportunidades e sabe vender suas idéias.

O Chefe e o Líder – o líder imposto é aquele formalmente legalizado em uma função de coordenação/gerenciamento. Dentro das organizações existem vários critérios para avaliar a capacidade e perfil destas pessoas. Contudo, uma vez efetivadas num cargo gerencial, devem conquistar seu espaço como líder junto ao grupo. Um dos aspectos mais fascinantes da liderança é seu caráter espontâneo, natural. Um líder não é escolhido, ele se faz aceito; ele pode ser imposto, mas sua liderança somente existirá quando for legitimada pelos liderados.

O Mestre – uma dimensão maior que a do educador, o mestre busca o pleno desenvolvimento de seus aprendizes. Líderes transformam organizações, mas os mestres perpetuam seu trabalho.

Os líderes formam pessoas, os mestres formam novos líderes. Líderes são naturalmente aceitos pelo grupo, enquanto o mestre escolhe e é escolhido pelos seus aprendizes. Todo mestre é um líder, mas nem todo líder é um mestre.

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Cristina Vasques

Demais artigos deste autor

Ver todos 33 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
3599 cristina-vasques