Cláudia Maria Carvalho Lopes

4 Artigos

Leituras: 9.045 pessoas leram seus artigos

Agradecimentos: 384 pessoas curtiram seus artigos

Colunista desde: 07/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Cláudia Maria Carvalho Lopes é Corretora Autônoma está entre os TOP 400 corretores(as) possuindo conhecimento em diversas áreas como: Imóveis, Negociação, Jurídico Imobiliário, Documentação, Condomínio e etc, possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 399 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2017 atuando principalmente nos bairros São bernardo, Cambuí, Centro, Swiss park e V industrial, e já trabalhou em empresas como: Longitude, Reobote, Sugoi, Lopes, Ritt, Abyara e Novo metro.

O Que Devo Observar Ao Comprar uma Casa Usada

Negociação

O Que Devo Observar Ao Comprar uma Casa Usada

18/08/2021

O QUE DEVO OBSERVAR AO COMPRAR UMA CASA USADA   Ao decidir comprar uma casa usada , seja por que se trata de aquisição do nosso tão sonhado teto para morar - aqui no Brasil ainda temos esta cultura de que adquirir um imóvel para moradia é um privilégio, visto que por sermos um país relativamente jovem, se comparado ao velho mundo, onde os países ou nações existem há milênios, o Brasil tem apenas 500 e poucos anos - seja para investimento, de onde se espera retorno financeiro, seja pela simples valorização corriqueira do mercado ou pela exploração comercial ou uso para aluguel. É salutar que se tome vários cuidados ao executar esse negócio para não vir a ter futuramente, ao invés dos benefícios esperados, problemas e prejuízos. Se a finalidade for para moradia, deve-se observar a localização, se o bairro e ou região é do nosso agrado, pois quê, pretendemos morar e viver se não a vida toda, mas por longo tempo neste local. Bom observar os vizinhos e comércio e serviços ao redor na região para saber sobre a comodidade de se morar neste lugar, assim como ver os acessos etc e tal. Se a finalidade for para investimento financeiro, deve-se observar sobre o local se é passível de ser alugado e/ou explorado comercialmente. Em ambos os casos, deve-se observar o tipo da construção, o estado de conservação da construção, o estado de segurança da área como um todo. E mais ou tão importante quanto isto, vem a averiguação da documentação que envolve a casa, a documentação do (s) proprietário (s) e a documentação da própria casa. Quanto à documentação do (s) proprietário (s) deve-se observar se tem protestos e/ou processos cívil, criminal, de execução e etc nos nome (s), ver a vida financeira da (s) pessoa (s), se é idônea, pois tem processos que impedem a pessoa de vender seus bens, pois os mesmo podem ser usados para quitação de dívidas antigas. Isso é averiguado através de emissão de CND's, uma tarefa tranquila e segura. Quanto à casa, verificar através da emissão/atualização da matrícula (certidão negativa de ônus)  no cartório, se pertence verdadeiramente a quem está vendendo, verificar se tem dívidas, embargos ou qualquer coisa que impeça a venda. Se a pessoa que está vendendo não for o proprietário precisa ter procuração pública válida para tal. Verificar junto à prefeitura se tem débitos de IPTU. As principais certidões a serem emitidas são: Certidão negativa de Ações Trabalhistas; Certidão negativa da Justiça Federal; Certidão negativa de Ações Cíveis; Certidão negativa das Ações da Fazenda Estadual; Certidão negativa das Ações da Fazenda Municipal; Certidão negativa das Ações em Família; Certidão negativa do Cartório de Protestos; Certidão negativa da Dívida Ativa da União/Negativa do Imposto de Renda; Certidão negativa de tutela e curatela.

Qual a Diferença de Tabelião de Notas e Registro de Imóveis

Cartório

Qual a Diferença de Tabelião de Notas e Registro de Imóveis

17/08/2021

DIFERENÇA ENTRE TABELIÃO DE NOTAS E REGISTRO DE IMÓVEIS   Nas cidades grandes, geralmente nas capitais dos estados da Federação, existem mais de um cartório prestador dos serviços notariais e de registro para atender à população. Pois se concentrassem os serviços de toda a cidade num só lugar, ficaria tumultuado e também ficaria longe de determinados bairros e ou regiões, ficando assim um transtorno de locomoção e uso para a população que precisasse fazer uso destes serviços. E como são são serviços essenciais e indispensáveis o cidadão precisa ser bem servido no uso de tais, para assim atender à legalização dos bens, contribuindo para o bom andamento da organização da cidade, dos dados que o município precisa para emitir e cobrar impostos urbanos, distribuir serviços, como coleta de lixo, postos de saúde, escolas, transporte coletivo e etc. Sabendo quantos imóveis existem nos bairros através das informações que existem nos cartórios.    A atividade notarial e registral foi regulamentada em 1994 pela Lei Federal 8.935. ... 3º Notário, ou tabelião, e oficial de registro, ou registrador, são profissionais do direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro. A diferença que existe entre os serviços prestados e executados por um cartório que seja Tabelião de Notas e o Cartório de Registro de Imóveis, é que no Tabelião de Notas presta-se os serviços de notas, protestos de nomes por dívidas não pagas pelas pessoas sendo elas físicas ou jurídicas, tendo uma central de informações onde o CPF da pessoa física ou CNPJ da pessoa jurídica inadimplente fica registrado como devedor, o famoso "nome sujo", faz reconhecimento de firmas, autenticação de documentos, registro de contratos, fazer escrituras, fazer documento de união estável, delegar poderes via procuração, transferência de posse de veículos, faz-se inventários e também faz-se divórcios amigáveis quando não estão envolvidos nem direitos de pessoas mores de idade, nem bens a dividir. O Cartório de Registro de Imóveis, como o próprio nome já diz: "registra" a escritura do imóvel feita no outro cartório, dando validade à mesma e formando a matrícula do imóvel. Faz registro nas escrituras de hipotecas, sentenças judiciais e etc.  

Quais Certidões Emitir na Compra de um Imóvel

Documentação

Quais Certidões Emitir na Compra de um Imóvel

30/07/2021

QUAIS CERTIDÕES A SEREM EMITIDAS NA COPRA DE UM IMÓVEL USADO   Qualquer pessoa que decida pela compra de um imóvel usado deverá se cercar de cuidados para com a documentação tanto do imóvel objeto da intenção e/ou desejo de compra, quanto do proprietário e ou proprietários de referido imóvel e de toda e qualquer pessoa que esteja envolvida com o imóvel ou na negociação do mesmo. Como em tudo na vida devemos nos precavermos de problemas futuros que nos impeçam de usufruir dos benefícios pretendidos com a aquisição de um bem, tanto para nós mesmos no presente, como para nossos herdeiros e/ou sucessores num futuro próximo ou distante. Esse resultado de bom usufruto e bom proveito satisfatório às partes envolvidas a longo prazo, adquire-se principalmente com a assessoria de um bom profissional do mercado imobiliário, ou seja, um corretor de imóveis capacitado e  interessado em realizar uma transação com lisura, transparência e bom desenrolar de todo o processo. As principais Certidões Negativas de Dados a serem emitidas do imóvel são: - Atualização da matrícula; - CND de tributos municipais; - CND de IPTU (pode estar junto na CND de tributos municipais ou separado) - quitação das contas de consumo, tais como água, luz e gás (contas de internet e TV por assinatura geralmente estão ligadas ao consumidor e não ao imóvel) - termo de quitação de condomínio quando se tratar de apartamento ou casa dentro de condomínio. As principais Certidões Negativas de Dados a serem emitidas do proprietário ou proprietários (quando casais, serão emitidas de ambos os cônjuges) são: CND de Ações Trabalhistas; CND da Justiça Federal; CND de Ações Cíveis; CND das Ações da Fazenda Estadual; CND das Ações da Fazenda Municipal; CND das Ações em Família; CND de protestos dos cartórios de protestos, no mínimo da comarca onde seja a sede do referido imóvel;  CND de tutela e curatela. Geralmente não se dá a devida importância à emissão de CND de tutela e curatela, mas se for o caso de ter algum dos proprietários envolvidos neste impedimento judicial, o negócio de venda é impedido. E também prestar a devida atenção se há menores entre os mesmos.

Ética Entre Colegas

Corretor de Imóveis

Ética Entre Colegas

19/07/2021

  ÉTICA ENTRE OS COLEGAS   No exercício da profissão tão importante quanto entender de economia, das condições do mercado, dos produtos que estamos negociando, atendimento ao cliente, é tão importante também o atendimento e/ou relacionamento com o cliente colega de profissão. Como nosso dia a dia é muito competitivo e desgastante, lidamos com valores altos de ganho, ao passo que somos 100% autônomos e dependemos inteiramente da venda para ganhar nosso sustento e levar o pão para a nossa casa. Somos levados ao extremo da ansiedade pela venda, dificultando muitas vezes o nosso bom, claro, transparente e leal relacionamento com nosso colegas de profissão. Somos apenas seres humanos e como tais quando levados a situações extremas temos reações diversas, surpreendentes ou esperadas algumas vezes não muito louváveis. Somos levados a defender de forma até às vezes primitiva nosso ganho, nossa venda.  Mas os seres humanos são seres sociáveis e cada vez mais vivemos em sociedade interdependentes uns dos outros, não vivemos numa ilha, temos que conviver com pessoa colegas de profissão seja em escritórios sedes, plantões ou no dia a dia mesmo do mercado. Hora nos encontramos aqui ou ali em determinados papéis, mas como as coisas e pessoas nesta vida mudam de lugar, o mundo gira e a qualquer momento podemos nos encontrar em papéis diferentes, situações diferentes com as mesmas pessoas. Sendo assim, é muito importante no exercício da nossa profissão mantermos o bom relacionamento, o respeito entre nós profissionais do mercado imobiliário, aliás, em todos os caminhos dessa vida. A lisura nas nossas ações, o bom trato, a educação, o coleguismo em ação, a troca de informações e conhecimentos, afinal, ajudar um colega não diminui quem ajuda em nada, pelo contrário, enobrece. Conhecimento dividido é conhecimento multiplicado e é muito bom para quem transmite, talvez melhor do que para quem recebe. Colegas no início da profissão, muitas vezes são carentes de informações importantes para atuar com segurança e atender da melhor maneira o cliente. Quando estendemos as mãos uns aos outros, contribuímos todos para a boa imagem da profissão como um todo e para que a sociedade passe a nos enxergar com mais respeito e valorização também. Nossa profissão, às vezes não é valorizada nem respeitada pelos outros, porque não nos valorizamos e respeitamos entre nós mesmos. Se somos desunidos, não temos o respeito dos outros. Devemos respeitar nossos colegas em todos os momentos do exercício da profissão sem tentar burlar, nem "passar a perna" uns nos outros. Tem oportunidades para todos e unidos somos mais fortes!     

5540 claudia-maria-carvalho-lopes