Ética Entre Colegas

Publicado em

Ética Entre Colegas

 

ÉTICA ENTRE OS COLEGAS

 

No exercício da profissão tão importante quanto entender de economia, das condições do mercado, dos produtos que estamos negociando, atendimento ao cliente, é tão importante também o atendimento e/ou relacionamento com o cliente colega de profissão.

Como nosso dia a dia é muito competitivo e desgastante, lidamos com valores altos de ganho, ao passo que somos 100% autônomos e dependemos inteiramente da venda para ganhar nosso sustento e levar o pão para a nossa casa. Somos levados ao extremo da ansiedade pela venda, dificultando muitas vezes o nosso bom, claro, transparente e leal relacionamento com nosso colegas de profissão. Somos apenas seres humanos e como tais quando levados a situações extremas temos reações diversas, surpreendentes ou esperadas algumas vezes não muito louváveis. Somos levados a defender de forma até às vezes primitiva nosso ganho, nossa venda. 

Mas os seres humanos são seres sociáveis e cada vez mais vivemos em sociedade interdependentes uns dos outros, não vivemos numa ilha, temos que conviver com pessoa colegas de profissão seja em escritórios sedes, plantões ou no dia a dia mesmo do mercado. Hora nos encontramos aqui ou ali em determinados papéis, mas como as coisas e pessoas nesta vida mudam de lugar, o mundo gira e a qualquer momento podemos nos encontrar em papéis diferentes, situações diferentes com as mesmas pessoas.

Sendo assim, é muito importante no exercício da nossa profissão mantermos o bom relacionamento, o respeito entre nós profissionais do mercado imobiliário, aliás, em todos os caminhos dessa vida. A lisura nas nossas ações, o bom trato, a educação, o coleguismo em ação, a troca de informações e conhecimentos, afinal, ajudar um colega não diminui quem ajuda em nada, pelo contrário, enobrece. Conhecimento dividido é conhecimento multiplicado e é muito bom para quem transmite, talvez melhor do que para quem recebe. Colegas no início da profissão, muitas vezes são carentes de informações importantes para atuar com segurança e atender da melhor maneira o cliente.

Quando estendemos as mãos uns aos outros, contribuímos todos para a boa imagem da profissão como um todo e para que a sociedade passe a nos enxergar com mais respeito e valorização também. Nossa profissão, às vezes não é valorizada nem respeitada pelos outros, porque não nos valorizamos e respeitamos entre nós mesmos. Se somos desunidos, não temos o respeito dos outros.

Devemos respeitar nossos colegas em todos os momentos do exercício da profissão sem tentar burlar, nem "passar a perna" uns nos outros. Tem oportunidades para todos e unidos somos mais fortes!     

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Cláudia Maria Carvalho Lopes

Demais artigos deste autor

Ver todos 4 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
5540 claudia-maria-carvalho-lopes