Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Qual o prazo para o proprietário alterar o valor de aluguel?

Eu entrei em Janeiro de 21 e fechei um valor de 1500, onde mil seria do aluguel e 500 do condomínio. Logo na entrada o condomínio já veio 609 reais e o aluguel 929, um pouco acima do valor combinado. Após uns 3 meses a imobiliária passou a cobrar 999 do aluguel a continuou 609 o condomínio. Agora, no mês atual, estão cobrando 609 do condomínio e 1066 do alguel, totalizando 1675. Como eu processo para realizar uma reclamação? Em que posso me basear?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Qual o prazo para o proprietário alterar o valor de aluguel?

Eu entrei em Janeiro de 21 e fechei um valor de 1500,onde mil seria do aluguel e 500 do condomínio. Logo na entrada o condomínio já veio 609 reais e o aluguel 929,um pouco acima do valor combinado. Após uns 3 meses a imobiliária passou a cobrar 999 do aluguel a continuou 609 o condomínio. Agora, no mês atual, estão cobrando 609 do condomínio e 1066 do alguel, totalizando 1675. Como eu processo para realizar uma reclamação? Em que posso me basear?

Respostas (7)

há 4 anos

O valor do aluguel é determinado em contrato. Se foi colocado em contrato 1500,00 este é o valor do aluguel e somente isso. Se embutiram o condomínio dentro do valor do aluguel e este aumentou, o ônus fica com o locador que não pode repassar a você. A legislação vigente só permite aumento de aluguel a cada 12 meses de contrato(Plano Real lei 9.069Q95), portanto está ocorrendo uma ilegalidade. Para o locador repassar a você todos os aumentos de condomínio ele deve em contrato determinar o valor fixo de aluguel e depois informar que condomínio e IPTU é você quem paga. O aluguel somente pode mudar de valor quando chegar a hora de aplicar o índice de reajuste previsto no contrato. Notifique a imobiliária para te devolver e cumprir a lei ou procure um advogado e acione o locador na justiça. Procon também pode resolver porque em relação a você a imobiliária representa o locador, mas não deixa de ser prestadora de serviço.

Compartilhe esta Pergunta