Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

3.774 Respostas

Agradecimentos: 64.737 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 524 (14%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo especialista em diversas áreas como: Locação, Negociação, Imóveis, Documentação, Financiamento e etc, possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 3.744 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona leste e Centro,

Contrato de aluguel posso sair antes?

Sim, desocupa, entrega as chaves após reforma e paga a multa pactuada.

Qual é mais barato? Seguro fiança ou Caução?

O máximo que a lei aceita de caução é 03 alugueis sem as taxas e o seguro fiança é a segunda garantia mais cara da locação, só perdendo para o Título de Capitalização.

Qual a entrada mínima para financiar um imóvel?

Não existe entrada mínima e máxima. A praxe é entre 20% e 30% do valor negociado porém é importante que o valor de venda do imóvel seja o mesmo da avaliação feita pelo banco que irá financiar. O banco vai te emprestar até 80% do valor e avaliação do imóvel e o restante você terá que pagar ao vendedor na forma que ele aceitar. Um contrato com cláusula condicional é importante nestes casos.

Posso parcelar multa de quebra de contrato?

Se o teu locador concordar com o parcelamento sim, mas o locador não esta obrigado a aceitar o parcelamento e se aceitar irá querer um contrato de confissão de divida e aplicar juros e correção sobre as parcelas.

Qual reajuste anual de aluguel?

Para te dar esta informação é preciso saber qual o índice de reajuste que consta no seu contrato de locação. Sem esta informação juntamente com a data de inicio do contrato não se pode calcular.

Quais as despesas na compra de um apartamento?

Escritura pública, registro e imposto municipal de transmissão, ITBI. Se houver financiamento ainda terá os custos de avaliação de imóvel e certidões para montar a pasta do financiamento.

O que acontece quando o contrato de aluguel acaba?

Se as partes não se manifestarem em relação a renovação escrita ou novo contrato ele se renova automaticamente continuando válido e a clausula do prazo se torna automaticamente indeterminado deixando de existir a multa por desocupação do imóvel locado. As partes ficam com a obrigação de avisar 30 dias antes a outra parte quando desejar encerrar.

Posso anunciar em mais de uma imobiliária?

Sim, se você não der exclusividade a um única imobiliária pode anunciar em várias. Atente que quando tiver um contrato concluído deverá informar todas para parar de anunciar. o atual sistema online de anúncios é um inferno na vida de quem busca anúncios. É comum casas que foram vendidas há mais de 6 meses continuarem sendo anunciadas ou você ir em uma imobiliária pegar as chaves para ver um imóvel para alugar e descobrir que tem gente morando. falha grave dos proprietários que não comunicam as imobiliárias e dos agenciadores que não fazem a verificação constante do imóvel.

O proprietário pode pedir o imóvel alugado?

Durante o prazo contratado não, salvo por infração do lcoatário como inadimplência por exemplo. Artigo 4 da lei 8.245/91

Como calcular multa de contrato de aluguel?

O correto seria sobre 12 meses porque o locador te concedeu o direito de sair sem multa após os 12 meses. a maioria das vezes esta cláusula é inserida quando o lcoatário quer um contrato de somente 12 meses, mas o locador não quer correr o risco do artigo 47 da lei 8.245/91. Ocorre que deveria constar no contrato que a multa incide sobre 12 meses, mas na prática não colocam e na hora de desocupar começam as brigas e se tem levado em conta os 36 meses.

Imobiliária pode pedir declaração de imposto de renda?

Sim, é documento fundamental para locação.

Aluguel paga antes ou depois de morar?

Paga antes de usar o mês se não houver garantia de contrato e paga depois de usar o mês se houver garantia. As partes de comum acordo decidem se não houver imposição do locador.

Quem pode solicitar escritura do imóvel onde resido?

Sim, qualquer pessoa pode solicitar a copia simples da escritura e matricula do imóvel, é um documento público.

Pode vender um imóvel alugado?

Sim, a venda é permita em qualquer tempo. Sua única obrigação é dar a preferencia na aquisição ao teu inquilino enviando a notificação e aguardando 30 dias pela respostas. Após 30 dias no silencio da parte o direito caduca.

Como renovar um contrato de aluguel?

Automaticamente, onde as partes deixam que o contrato existente se torne prazo indeterminado alterando esta clausula automaticamente e a da multa por desocupação que perde valor. Por escrito se as partes desejarem prever nova data ou fazendo um novo contrato com novas regras.

Um contrato de locação pode ter dois locatários?

Sim, quantos locatários for preciso todos solidários e procuradores entre si e responsáveis por 100% do contrato. É preciso analisar se vale a pena e ditar regras sobre notificações inclusive judiciais porque quanto mais locatário no contrato mais gastos para citar a todos.

Como saber se tenho direito ao dinheiro da antecipação de aluguel?

Você deu 03 alugueis no inicio de contrato como caução em dinheiro, para garantir o contrato. Se esta passando o ponto, a pessoa que esta comprando deve te pagar este valor pois a caução que esta com a Corretora permanece como garantia contratual. Verifique o contrato e entre em acordo.

Alugar ou arrendar qual a diferença?

A diferença esta na legislação. No arrendamento ao final do seu contrato você tem a opção de compra e na inadimplência se você, por exemplo, utilizou o imóvel para plantar, o que estiver em cima do imóvel na devolução pertence ao dono. Muito utilizado na área rural. Já a locação urbana de imóveis para residência ou empresas segue a lei inquinaria 8.245/91 bem mais rigorosa.

Se não houver contrato de aluguel, quanto tempo o inquilino tem para sair do imóvel?

Sempre há contrato de aluguel. Se não foi feito por escrito vale o contrato verbal por prazo indeterminado. 30 dia no mínimo, mas podem por escrito acordar prazo maior. O aviso de 30 dias é obrigatório ou o inquilino pagará um aluguel a mais pelo falta do aviso. Lei 8.245/91 artigo 47

Como elaborar um boleto de cobrança de aluguel?

Locação pede boleto detalhado. Valor do condomínio e mês referência Valor da parcela do IPTU e numero da parcela a ser paga Valor do seguro fogo e parcela Valor da água se for separada. Valor do doc para pagamento Valor da multa Valor dos juros Informação de até quando pode ser pago o boleto na rede bancária com multa e juros.