há 1 ano
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Tenho que pagar multa ou eles tem obrigação de devolver o caução? No caso eu pagaria só o mês que fique a mais ?
Fiquei no imóvel durante 1 ano, fizemos o acordo de que eu ficaria mais 1 ano, mas qurero desistir. Ainda estou no imóvel, mas não assinei a renovação do contrato
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 1 ano
Tenho que pagar multa ou eles tem obrigação de devolver o caução? No caso eu pagaria só o mês que fique a mais ?
Fiquei no imóvel durante 1 ano, fizemos o acordo de que eu ficaria mais 1 ano, mas qurero desistir. Ainda estou no imóvel, mas não assinei a renovação do contrato.
Respostas (14)
Não tem que pagar multa.
há 1 ano
Siga o que consta no contrato, se foi dado caução tem que ser mencionado sobre finalidade desse valor, ou de comum acordo, vc mora de acordo com o valor dado, se 1 mes, 2 meses, mas que tudo seja formalizado e não verbalmente.
há 1 ano
Sem a renovação formal do contrato, a locação está em prazo indeterminado, e a devolução do caução pode depender das condições acordadas. Consulte a legislação local e o contrato original para detalhes sobre a multa e a devolução do caução.
há 1 ano
Se não foi assinado o contrato de renovação, e o imóvel estiver em ordem eles devem devolver o caução.
há 1 ano
Devemos analizar o contrato assinado anteriormente, se tem multa, por desistencia de ambos os lados.
há 1 ano
Se o contrato venceu e você não assinou renovação, não existe multa a ser paga. Você pode ter problema apenas se o proprietário tiver algum documento em que você assumiu o compromisso de ficar um tempo maior. Isso porque o depósito caução está em poder do proprietário, e, se ele não devolver você terá que cobrar judicialmente. Nesse caso ele pode apresentar algum documento que leve o juiz a entender que você tinha se obrigado a ficar um tempo maior que aquele estipulado no primeiro contrato. Um mau acordo pode ser melhor que uma boa briga. AtÉ porque ainda terá custos com advogado.
há 1 ano
Tenho que pagar multa ou eles têm obrigação de devolver a caução? No caso, eu pagaria só o mês que fiquei a mais? Se você ficou no imóvel durante 1 ano e havia um acordo verbal para renovar por mais 1 ano, mas decidiu desistir e não assinou a renovação do contrato, aqui estão alguns pontos a considerar: 1. **Contrato de Locação**: Verifique se há um contrato de locação formal que especifique as condições de renovação e rescisão. Mesmo que o contrato não tenha sido assinado para a renovação, o acordo verbal pode ter implicações legais.2. **Multa por Rescisão**: Em muitos contratos de locação, a rescisão antecipada pode acarretar uma multa. A multa pode ser prevista no contrato ou ser uma cláusula padrão. Verifique se o contrato original ou o acordo de renovação menciona alguma penalidade para desistência antes do prazo.3. **Devolução da Caução**: Se você pagou um depósito caução no início do contrato, em geral, ele deve ser devolvido ao final do período de locação, descontadas eventuais despesas de reparo ou danos ao imóvel. O proprietário deve devolver a caução após a saída do imóvel, mas pode reter valores para cobrir danos ou inadimplementos.4. **Pagamento Proporcional**: Caso você permaneça no imóvel por um período além do acordado (mesmo sem contrato formal), você deve pagar proporcionalmente pelo tempo extra que ocupou o imóvel. Isso inclui o pagamento do aluguel do período adicional e possíveis custos associados.5. **Negociação com o Proprietário**: Converse com o proprietário ou a imobiliária para chegar a um acordo sobre a rescisão do contrato e a devolução da caução. Documente todas as comunicações e acordos feitos para evitar futuros conflitos.6. **Consultoria Jurídica**: Se houver desacordo sobre a multa ou a devolução da caução, ou se o proprietário não cumprir suas obrigações, considere buscar a ajuda de um advogado especializado em direito imobiliário para entender melhor seus direitos e opções. Resumo: Você pode ter que pagar uma multa por rescisão antecipada e deve pagar proporcionalmente pelo tempo adicional que ficou no imóvel. O proprietário deve devolver a caução, descontadas eventuais despesas. Negocie com o proprietário e documente tudo. Se houver conflitos, consulte um advogado.
há 1 ano
Eles tem que devolver o seu calção.
há 1 ano
O contrato residêncial é por 30 meses, pode ter a cláusula de rescisão após o 12 Se esse for o caso dar aviso de 30 dias Se o contrato está como indeterminado sem renovação também apenas aviso de 30 dias.
há 1 ano
Nessa situação alguns pontos devem ser CONTRATO ORIGINAL E RENOVAÇÃO Se o contrato original de um (1) ano terminou e você continuou no imóvel sem assinar uma renovação formal, a locação pode ter se convertido em um contrato por prazo indeterminado. Nesse caso, você pode desocupar o imóvel a qualquer momento, mais deve avisar o locador com mínimo de 30 dias de antecedência para evitar o pagamento de multa. Nesse cenário, você pagaria apenas os dias ou meses que permaneceu no imóvel após o término do contrato original.2. MULTA POR RESCISÃO Se, de alguma forma, o contrato foi entendido como renovado por mais um (1) ano, mesmo sem assinatura formal, é possível que uma multa por rescisão antecipada seja aplicada. No entanto, como não houve assinatura da renovação, a obrigação de pagar a multa pode ser questionada, dependendo das circunstancias e da boa fé de ambas as partes.3. DEVOLÇÃO DO CAUÇÃO: A caução, que geralmente equivale a três (3) meses do aluguel, deve ser devolvida ao final da locação, desde que não haja pendências como aluguel em atraso, contas não pagas, ou danos ao imóvel. A devolução do caução não depende de multa, mas sim da condição como o imóvel é devolvido.4. ACORDO AMIGÁVEL: Recomenda-se tentar um acordo amigável com o proprietário ou imobiliária, explicando sua intenção de desocupar o imóvel e negociando a melhor forma de proceder, considerando a falta de assinatura de uma nova renovação formal.5. CONSULTA JURÍDICA: Se houver qualquer conflito ou dúvida, é aconselhável consultar um advogado especializado em direito imobiliário para assegurar que seus direitos sejam respeitados e que você não pague mais do que o necessário. Em resumo, sem a assinatura da renovação, a obrigação de pagar multa é discutível, e você provavelmente deverá pagar apenas pelos dias em que ficou no imóvel após o término do contrato original. A caução deve ser devolvida, descontando-se apenas possíveis pendências. Espero poder ter contribuído com o esclarecimento de suas dúvidas. Boa sorte.
Compartilhe esta Pergunta