Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

quando o contrato se encerra e não há um novo tem que pagar multa ?

meu contrato venceu tem 1 ano . me pediram para renovar . assinei e fiz todos os trâmites no cartório . não me entregaram a cópia assinada pela dona . ela faleceu e eu avisei q me mudarei daqui a 2 / 3 meses . o filho da dona disse q terra a multa de revisão de contrato . questionei que não me entregaram o contrato renovado e que já havia pedido algumas vezes . ele ficou de procurar . não achou e disse para a eu ficasse despreocupada que está ciente do valor do depósito e que o primeiro contrário renova automaticamente . dando a entender q terei que pagar a “ quebra de contrato ”. eu tenho que pagar ? a 1 ano atrás entraram na minha casa e furtam minha bolsa e 2 . 500 reais . a mais de 2 anos vinha pedindo q colocassem grades nas janelas . mesmo assim nunca atrasei um aluguel . estou indignada com isso . um dos motivos que estou saindo foi por causa do medo que fiquei após furto e prejuízo que tive . no primeiro contrato nada fala sobre renovação e prazos após .

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Quando o contrato se encerra e não há um novo tem que pagar multa ?

Meu contrato venceu tem 1 ano. me pediram para renovar. assinei e fiz todos os trâmites no cartório. não me entregaram a cópia assinada pela dona. ela faleceu e eu avisei q me mudarei daqui a 2 / 3 meses. o filho da dona disse q terra a multa de revisão de contrato. questionei que não me entregaram o contrato renovado e que já havia pedido algumas vezes. ele ficou de procurar. não achou e disse para a eu ficasse despreocupada que está ciente do valor do depósito e que o primeiro contrário renova automaticamente. dando a entender q terei que pagar a “ quebra de contrato ”. eu tenho que pagar ? a 1 ano atrás entraram na minha casa e furtam minha bolsa e 2.500 reais. a mais de 2 anos vinha pedindo q colocassem grades nas janelas. mesmo assim nunca atrasei um aluguel. estou indignada com isso. um dos motivos que estou saindo foi por causa do medo que fiquei após furto e prejuízo que tive. no primeiro contrato nada fala sobre renovação e prazos após.

Respostas (5)

há 2 anos

O artigo 10 da Lei 8245/91 diz que: "morrendo o locador, a locação transmite-se aos herdeiros. " No seu caso, sim os filhos assumem o papel de locador. Se você renovou o contrato, e este ainda esta dentro do prazo, deve pagar multa por quebra contratual. Agora, se já venceu o prazo da renovação, não há que se falar em multa.

há 2 anos

Veja bem: quando o locador falece a locação se transmite aos herdeiros e o contrato deve ser honrado em todos os seus termos. Se o seu contrato está no prazo indeterminado você tem que dar aviso prévio de 30 dias; se você assinou novo contrado deve cumpri-lo. Imagino que você o leu antes de assinar e conhece seus termos. A caução será restituida a você após o término do contrato mas nada impede que vocês negociem compensação em multa e/ou tempo de moradia. Irrelevante o bairro não ser seguro, o locador não tem obrigação de colocar grades nas janelas. Sinto muito mas é isso.

há 1 ano

Todo contrato de locação que for menor que 30 meses, pode ser renovado automaticamente e sem prazo determinado conforme lei do inquilinato. Contrato de 12 meses após renovação pode dar garantia ao locatários de até 5 anos sem o locador poder pedir a saída do imóvel. No caso como o contrato foi renovado automaticamente as clausulas do contrato anterior se manter. Leia com calma todas as clausulas do contrato. Normalmente tem multa por quebra de contrato de 2 a 3 alugueis proporcional ao tempo que falta para completar o prazo do contrato. Qualquer duvida, solicite ajuda a um defensor público no tribunal de pequenas causas caso não entenda seus direitos e deveres.

Compartilhe esta Pergunta