há 10 meses
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Vendedor não desocupa imóvel após compra: o que fazer?
Comprei um imóvel usado com contrato de entrega em 60 dias e paguei 70% do valor. Houve atraso de 90 dias na documentação e, após entrar com financiamento, paguei o restante há 30 dias. Já tenho a escritura no meu nome, mas o vendedor ainda não saiu do imóvel. O que fazer?
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 11 meses
Vendedor não desocupa imóvel após compra: o que fazer?
Comprei um imóvel usado com contrato de entrega em 60 dias e paguei 70% do valor. Houve atraso de 90 dias na documentação e, após entrar com financiamento, paguei o restante há 30 dias. Já tenho a escritura no meu nome, mas o vendedor ainda não saiu do imóvel. O que fazer?
Respostas (7)
Esses 60 dias de prazo para desocupação são contados a partir de quando? Usualmente, o prazo começa a contar a partir de quando o vendedor recebe o valor integral, mas pode variar de um contrato para outro. Verifique seu contrato e, se o prazo realmente já se esgotou, resta-lhe ação de imissão na posse. A imobiliária que intermediou a venda não teria advogado.
há 10 meses
Como você já tem a escritura em seu nome e o contrato previa um prazo de entrega (60 dias), o vendedor está em posse irregular do imóvel. Aqui está o que você pode fazer: 1. Notificação uma notificação formal ao vendedor exigindo a desocupação imediata, com base no contrato e na escritura. Isso pode ser feito por: - Cartório de Títulos e Documentos - Advogado Cópia da escritura - Trecho do contrato com o prazo de entrega - Prazo final para desocupação (ex: 10 dias) 2. Cobrança de Aluguel ou Multa Se o contrato previa multa por atraso ou indenização por uso indevido, você pode: - Cobrar os valores devidos judicial ou Exigir aluguel proporcional pelo tempo de ocupação indevida (chamado de indenização por esbulho possessório) 3. Ação Judicial: Imissão de Posse ou a notificação não surtir efeito, o próximo passo é entrar com uma ação judicial: - Imissão de posse: se você nunca teve a posse do imóvel - Reintegração de posse: se teve a posse e foi impedido de exercê-la O juiz pode conceder liminar para desocupação em poucos dias, dependendo do caso. Dicas importantes: - Guarde todas as provas: e-mails, mensagens, recibos, contrato, escritura. - Consulte um advogado especializado em direito imobiliário para conduzir o processo com segurança. - Evite resolver por conta própria (como trocar fechaduras ou cortar serviços), pois isso pode gerar problemas legais.
há 10 meses
Ele pode tentar um negociação amigavel não acontecendo entrar com uma ação judicial.
há 10 meses
Entrar com uma notificação extrajudicial ao vendedor, solicitando que ele desocupe o imóvel no prazo determinado.
há 10 meses
Entrar com uma notificação extrajudicial ao vendedor, solicitando que ele desocupe o imóvel no prazo determinado.
há 10 meses
há 10 meses
Compartilhe esta Pergunta