portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

14

3 anos.

há 1 mês

0

Anderson Roger Da Silva Araujo

imóvel guide usuário

Katia Cunha

Perguntador

há 1 mês

Quanto tempo IPTU entra em dívida ativa?

Respostas (14)

Corretor de imóveis

Daniel Braz

Corretor de imóveis

Respostas: 38

há 1 mês

No Brasil o prazo para o IPTU entra em dívida ativa pode variar conforme a legislação Municipal de cada cidade geralmente após um período de inadimplência estabelecido pela prefeitura o débito do IPTU é inscrito em dívida ativa o que pode acarretar cobranças adicionais como multas e juros para obter informações precisas sobre o prazo específico em sua dívida recomendo entrar em contato com o setor responsável pelo IPTU na prefeitura local eles poderão fornecer orientações detalhadas sobre os prazos e as consequências da inadimplência do IPTU.

Corretor de imóveis

Gabriela Nolasco Consultoria Imobiliária Ltda

Imobiliária

Respostas: 12

há 1 mês

O tempo para um Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) entrar em dívida ativa pode variar dependendo da legislação local e das políticas da prefeitura ou órgão responsável pela cobrança do imposto. Geralmente, se um contribuinte não pagar o IPTU dentro do prazo estabelecido, ele pode ser inscrito na dívida ativa após um período de notificações e prazos legais, que podem variar de algumas semanas a alguns meses, dependendo da legislação municipal.

Corretor de imóveis

Moura Dias

Corretor de imóveis

Respostas: 56

há 1 mês

Geralmente o IPTU em atraso, na grande maioria dos municípios, é inscrito na Dívida Ativa do Município no ano seguinte a inadimplência.

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 18.593

há 1 mês

NÓs temos 5568 municípios no país, cada qual com sua própria legislação. Usualmente as prefeituras iniciam o processo judicial no ano seguinte à inadimplência mas podem iniciar antes. Verifique a sua situação concreta na prefeitura da cidade onde se localiza o seu imóvel, ok?

Corretor de imóveis

Lene Veras

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 905

há 1 mês

Apos 4 anos conseguitivos de debito pode ser inserido a dívida ativa.

Corretor de imóveis sem foto

Viabr Imoveis Ltda

Imobiliária

Respostas: 28

há 1 mês

90 dias após o vencimento.

Corretor de imóveis

Resende Imoveis Ltda

Imobiliária

Respostas: 1.520

há 1 mês

Olha a prescrição dele é por cinco anos né então se nesse período houver uma notificação na prefeitura dizendo que o imóvel está previsto na dívida ativa ele fica por lá eternamente até que seja resolvido o problema né mas ele prescreve com 5 anos.

Faça uma nova pergunta: