Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como cobrar IPTU inquilino?

Preciso cobrar o IPTU de alguns inquilinos, mas não sei como fazer isso, alguém pode me ajudar por favor...

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 7 meses

Como cobrar IPTU inquilino?

Preciso cobrar o IPTU de alguns inquilinos, mas não sei como fazer isso, alguém pode me ajudar por favor. . .

Respostas (7)

há 7 meses

A Lei permite que o locador transfira a obrigação do pagamento do IPTU ao inquilino, desde que isso esteja expressamente previsto nop contrato de locação (art.22,inciso VIII, da Lei do Inquilinato). Contrato escrito - deve constar cláusula especifica dizendo que o inquilino arcará com o pagamento do IPTU, além do aluguel. Forma de Pagamento - O inquilino pode pagar diretamente a Prefeitura (caso você entregue os boletos), ou pagar junto com o aluguel, e você faz o repasse. Se o contrato não tiver cláusula do IPTU, o locador não pode cobrar do inquilino. Se o contrato não tiver cláusula sobre o IPTU, o locador não pode cobrar do inquilino. Cobrança amigavel - Notificação extrajudicial.

há 7 meses

Primeiro de incluir essa responsabilidade no contrato de locação, especificando que ele é o responsável pelo pagamento. Um boa forma é colocar para ele pagar o IPTU mensal junto com o aluguel. Caso ele não pague o débito recai sobre o proprietário do imóvel, (IPTU) é dívida do imóvel, assim como condomínio. Diferente de água e energia elétrica. No IPTU caso o inquilino não pague, o proprietário deve pagar, e depois cobra do inquilino, inclusive podendo cobrar judicialmente.

há 7 meses

Para cobrar o IPTU do inquilino, o proprietário deve incluir uma cláusula no contrato de locação que especifique que o inquilino é responsável pelo pagamento do tributo. O contrato detalha quem pagará o imposto e como o valor será repassado. O pagamento pode ser feito de forma mensal, somado ao aluguel, ou inquilino pode receber o carnê para pagar o imposto diretament.

Compartilhe esta Pergunta