portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

8

Bom dia, se ele veio direto a você, não existe nada que obrigue você a dividir a comissão desta nova transação, pelo menos em vias legais. Você pode simplesmente atender o cliente e receber toda a comissão. No entanto, por questão ética uma vez que foi um cliente apresentado por um colega corretor seu (presumo), cabe a você analisar a postura correta. Se você tiver um cliente e fizer uma parceria com outro corretor que tem um imóvel exatamente como o seu cliente quer, e fecharem negócio dividindo a comissão, como você se sentiria se este cliente em uma próxima situação fosse direto no corretor que você fez parceria, e lhe deixasse de lado? Em resumo, vai de acordo com o que você se sente confortável fazendo, eu, particularmente, avisaria o outro corretor que você fez parceria anteriormente (apenas por uma questão ética), pelo fato de ser algo que eu não gostaria que acontecesse comigo. Vai da sua consciência amigo. Boas vendas! Espero ter ajudado.

há 1 ano

10

Roberto Nascimento

imóvel guide usuário

Manoel

Perguntador

há 1 ano

Quando devo dividir a comissão?

Se um corretor apresentar um cliente e esse comprar o imóvel, será dividida a comissão. Após isso, o mesmo cliente quer fechar outro negócio e me procura, devo dividir a comissão novamente? Nesse segundo caso ele veio direto.

Respostas (8)

Corretor de imóveis

Roberto Nascimento

Corretor de imóveis

Respostas: 125

há 1 ano

Bom dia, se ele veio direto a você, não existe nada que obrigue você a dividir a comissão desta nova transação, pelo menos em vias legais.Você pode simplesmente atender o cliente e receber toda a comissão.No entanto, por questão ética uma vez que foi um cliente apresentado por um colega corretor seu (presumo), cabe a você analisar a postura correta.Se você tiver um cliente e fizer uma parceria com outro corretor que tem um imóvel exatamente como o seu cliente quer, e fecharem negócio dividindo a comissão, como você se sentiria se este cliente em uma próxima situação fosse direto no corretor que você fez parceria, e lhe deixasse de lado? Em resumo, vai de acordo com o que você se sente confortável fazendo, eu, particularmente, avisaria o outro corretor que você fez parceria anteriormente (apenas por uma questão ética), pelo fato de ser algo que eu não gostaria que acontecesse comigo.Vai da sua consciência amigo.Boas vendas! Espero ter ajudado.

Corretor de imóveis

Aqui Locação E Avaliação

Corretor de imóveis

Respostas: 97

há 1 ano

No caso de parcerias entre corretores!

Corretor de imóveis

Imobiliaria Del'art Ltda

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 1.069

há 1 ano

Nao, nesse caso a comissao e somente sua, uma vez que ninguem e dono de ninguem.

Corretor de imóveis

Jorge Corrêa

Corretor de imóveis

Respostas: 126

há 1 ano

Nesse segundo caso não tem a obrigação de dividir a comissão.Mas, por uma deferência ao colega, um valor pela indicação.

Corretor de imóveis

Clelton Chelles

Corretor de imóveis

Respostas: 286

há 1 ano

Isso depende muito da ética profissional de cada pessoa.Se estão fizeram uma parceria profissional, seria nobre e justo informar ao outro e dividir.

Corretor de imóveis

Cristina Wagner Salvadori

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze Troféu de prata

Corretor de imóveis

Nível: 7 - Executivo

Respostas: 4.005

há 1 ano

Nesse caso não, mas levando em consideração que voce conseguiu uma venda por causa dele, vai de voce se voce vai dividir ou nao.

Corretor de imóveis

Jose Americo Da Silva

Corretor de imóveis

Respostas: 5.975

há 1 ano

A luz do código de ética, instituído pelo COFECI, que traz em seu art 6º item VII "desviar, por qualquer modo, cliente de outro Corretor de Imóveis." podemos dizer que o mais correto seria comunicar tal fato ao Corretor que apresentou o Cliente, quando do primeiro negócio.

Faça uma nova pergunta: