Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Ação de usucapião impede venda de imóvel?

Coloquei um imóvel a venda com vários inquilinos, um deles entrou com ação de usucapião, mas sempre pagou aluguel e IPTU, nunca teve contrato assinado pois já herdei o imóvel com ele. Posso vender este imóvel mesmo com essa ação movida contra mim, uma vez que ele entrou com justiça gratuita para atrapalhar a venda e ganhar tempo?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Ação de usucapião impede venda de imóvel?

Coloquei um imóvel a venda com vários inquilinos, um deles entrou com ação de usucapião, mas sempre pagou aluguel e IPTU, nunca teve contrato assinado pois já herdei o imóvel com ele. Posso vender este imóvel mesmo com essa ação movida contra mim, uma vez que ele entrou com justiça gratuita para atrapalhar a venda e ganhar tempo?

Respostas (11)

há 2 anos

A única pessoa que sairá ganhando nessa ação de usucapião é o advogado. Mesmo sendo inquilino anterior, a locação verbal(artigo 47 da lei 8.245/91) a locação existe e exclui completamente qualquer pretensão de usucapião. Não vai conseguir vender enquanto esta ação estiver em curso. Um bom advogado extingue a ação já na inicial, comprovando que mensalmente ele pagava o aluguel.

há 2 anos

Se você é o proprietário legal do imóvel, você pode vende-lo. No entanto, se o inquilino entrou com um processo de usucapião, ele pode estar buscando adquirir a propriedade do imóvel por meio da posse prolongada e continua. Para evitar que o inquilino conclua o processo de usucapião, é importante tomar algumas medidas, buscar um bom advogado e reivindicar a posso do imóvel!

há 2 anos

Boa noite, Cristiano! Tudo bem? o simples trâmite da ação de usucapião não impede a venda do imóvel, especialmente se a matrícula esta livre, ou seja, não está gravada com inalienabilidade. De qualquer forma, é prudente que o comprador seja informado da ação e avalie o risco, embora, pelo seu relato, não haja fundamento para êxito na pretensão.

Compartilhe esta Pergunta