Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

averbar área construída

tem um imóvel que eu quero comprar , só que na matrícula do imóvel ( aquela do cartório ) não tem a área construída , tem apenas escrito " prédio " sem as medidas de tamanho . o proprietário fez uma área gourmet + edícula , de modo que a área construída também não bate com o iptu da prefeitura . para regularizar isso , tem que pedir ao engenheiro fazer uma planta do zero ? tendo em vista que , mesmo a área que consta no iptu da prefeitura não bate com a área real ? isso é caro ?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 1 ano

Averbar área construída.

Tem um imóvel que eu quero comprar , só que na matrícula do imóvel ( aquela do cartório ) não tem a área construída , tem apenas escrito " prédio " sem as medidas de tamanho. o proprietário fez uma área gourmet + edícula , de modo que a área construída também não bate com o iptu da prefeitura. para regularizar isso , tem que pedir ao engenheiro fazer uma planta do zero ? tendo em vista que , mesmo a área que consta no iptu da prefeitura não bate com a área real ? isso é caro ?

Respostas (5)

há 1 ano

Nesse caso, será necessário contratar um engenheiro ou arquiteto para fazer uma nova planta do imóvel. O mesmo fará medição da área construída e elaborar um projeto atualizado. ApÓs o projeto (planta) atualizado, deverá apresentá-lo à prefeitura para a aprovação. Isso pode incluir a obtenção de um novo "Habite-se" ou regularização da construção existente. ApÓs a aprovação da prefeitura, a planta e a documentação necessária devem ser levadas ao Cartório de Registro de Imóveis para averbar a nova área construída na matrícula do imóvel. O custos podem variar dependendo da complexidade do projeto e das taxas cobradas pela prefeitura e pelo cartório. Considerar, também, os honorários do engenheiro ou arquiteto.

há 1 ano

Para regularizar a documentação do imóvel o PROPRIETÁRIO, não você, deve apresentar na Secretaria de obras do município um pedido de regularização de obra, com toda a documentação exigida. Dentre elas uma nova planta que representa a antiga área e os acréscimos que foram feitos. A documentação que deve ser juntada pode variar de cidade a cidade, Assim recomendamos que consultem a Secretaria de Obras do município. Quanto aos custos vai depender da negociação com o Engenheiro, em função do serviço a ser prestado - Só as plantas, ou assessoria junto a Prefeitura até finalização do processo. Regularização feita a Prefeitura emite novo HABITE-SE, Esse documento deve ser levado ao Registro de Imóveis para AVERBAÇÃO NA MATRICULA. Lembramos, ainda, que esses custo são de responsabilidade do PROPRIETÁRIO, salvo negociação em contrário.

Compartilhe esta Pergunta