Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Neste caso posso pedir usocapião?

moro a cinco anos em um imovel abandonado , paguei todos os iptus em atraso ( justamente 5 anos ), o imovell esta em espolio , mas a familia não paga agua , energia , tb nem o iptu . posso pedir usocapião ?

Usuário do Fórum

Andrea. perguntou:

há 2 anos

Neste caso posso pedir usocapião?

Moro a cinco anos em um imovel abandonado , paguei todos os iptus em atraso ( justamente 5 anos ), o imovell esta em espolio , mas a familia não paga agua , energia , tb nem o iptu. posso pedir usocapião ?

Respostas (7)

há 2 anos

O tempo de ocupação de cinco anos só se aplica se você não tem outro imóvel, faça desse imóvel sua moradia ao longo desses cinco anos e o imóvel seja urbano com no máximo 250 m². (usucapião especial urbano). Ter pago o IPTU não te dá direito nem mesmo a ressarcimento caso você não reúna os requisitos para aquisição da propriedade. É preciso que a ocupação seja mansa, pacífica, sem oposição e com ânimo de dono para adquirir imóvel por usucapião. O que afasta quem ocupou o imóvel como inquilino ou com consentimento dos donos. Você precisará de advogado para a ação.

há 2 anos

Sim, você pode considerar solicitar o usucapião, que é um processo legal para adquirir a propriedade de um imóvel através da posse prolongada e ininterrupta. No entanto, a legislação e os requisitos para o usucapião variam de acordo com a sua região. É importante consultar um advogado especializado para avaliar a viabilidade e os passos necessários para entrar com um processo de usucapião com base nas suas circunstâncias específicas.

Compartilhe esta Pergunta