Amaragy José Felix Martins

Amaragy José Felix Martins

229 Respostas

Agradecimentos: 12.099 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 41 (18%)

Participante desde: 06/2021

Site: amaragyfelix.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Amaragy José Felix Martins é Corretor de Imóveis com formação em Mba executivo em administração de empresas com ênfase em gestão, está entre os TOP 400 corretores(as) com conhecimentos em Imóveis, Negociação, Condomínio, Jurídico Imobiliário, Documentação e etc, possuindo um total de 10 artigos publicados e mais 229 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2019 atuando principalmente nos bairros Parque são domingos, Pirituba, Praia da enseada - guarujá, Vinhedo - sp e Valinhos - sp, e já trabalhou em empresas como: Even, Plano & plano, Vietri e Trade brasil.

Como saber os metros quadrados de um terreno?

Tempos atrás precisávamos de um agrimensor, teodolito, trenas e cálculos de ângulos. Hoje você pode ir até o site do Imóvel Guide e resolver o problema. Entre na página de calculo de área, coloque as medidas dos lados e o sistema calcula.

Qual a função do Creci?

Regulamentar e fiscalizar a profissão de corretor de imóveis e punir eventuais ilícitos.

Como é feito o reajuste do aluguel?

Pelo índice do IGPM - Índice Geral de Preços de Mercado - que é um indicador da variação da inflação no período. Se valor é amplamente divulgado pela mídia e oferece variações mensais calculadas pela FGV, sempre e são aferidas do dia 21 do mês anterior até dia 20 do mês corrente.

Apartamento tenda como eles entregam?

A Tenda tem vários projetos, mas geralmente são apartamentos que se enquadram em programas sociais. Você deve pedir o memorial descritivo do projeto para o corretor responsável.

Como calcular a medida de um terreno?

Antigamente se usava um agrimensor e um teodolito, hoje você pode ir no site do Imóvel Guide, entrar na pagina de calculo de área e colocas as medidas do terreno.

Quem tem nome sujo pode comprar apartamento?

Se precisar de financiamento bancário , não. Apenas se a negociação for direta com o proprietário e ele aceitar suas condições de pagamento.

Como funciona o processo de compra de um imóvel?

O mais impotente andes da escolha é saber realmente qual imóvel atende as necessidades da família para no mínimo os próximos 5 anos. Depois confira a documentação com bastante rigor. Para obter um financiamento a primeira etapa é consultar o gerente da sua conta bancária, geralmente já existe um crédito imobiliário pré aprovado. Guarde um dinheiro para a entrada, pois nenhum banco financia 100 % do imóvel, somente até no máximo 80% do valor. E existem também as despesas com documentação, em média 5 % do valor do imóvel, e claro nenhuma construtora entrega o imóvel totalmente pronto.

Qual a melhor modalidade de financiamento imobiliário?

Irá depender da renda e do tipo de imóvel, a melhor opção é consultar o gerente da sua conta corrente, mas opte por uma linha de crédito que permita a amortização das parcelas, assim você poderá diminuir o tempo de financiamento e também pagar menos.

Como passar um terreno para o nome do meu filho?

Primeiro a documentação do terreno deve estar correta, com escritura definitiva em nome do pai e com todos os impostos e taxas pagas. E a negociação se desenrola de forma normal, paga-se as taxas de registro no cartório e o imposto de transferência de titularidade do terreno. Use o valor venal do terreno como valor da negociação, assim paga-se menos imposto.

Quais são as funções de um administrador de condomínio?

Geralmente é uma empresa contratada e que tem experiência no mercado. O administrador cuida da vida do condomínio como se fosse uma empresa, pois tirando os problemas de convivência social no condomínio, o resto é bem parecido. Faz a administração dos custos e o rateio entre as unidades, faz a cobrança do valor do condomínio, faz o papel de preposto, faz o planejamento da manutenção preventiva e as corretivas, administra os funcionários, entre outras atribuições diárias. Mas o principal é que seu trabalho é delimitado e fiscalizado por uma comissão de condôminos, que dependendo do problema deve ser discutido em assembleia.

O que é a taxa de corretagem?

É a remuneração do corretor ou da imobiliária. O CRECI sugere uma tabela de porcentagens para diversos tipos de negócio e de corretagem, na média se fecha negócio com 5% do valor da negociação.

Como vender imóveis na planta?

Na verdade você compra um projeto no papel. Existem Leis que garantem o término e a entrega do empreendimento como as de Capital de Afetação, SPE, 5 anos de garantia da obra e as que as construtoras dão aos bancos que garantem o financiamento da obra, o nome da empresa no mercado e um contrato bem redigido, que é na verdade uma promessa da incorporadora que irá entregar tudo conforme o planejamento no memorial descritivo e construtivo e a sua palavra que irá pagar pelo menos 30% do valor do contrato até a entrega das chaves. Mas sempre é bom fazer uma pesquisa sobre a "saúde financeira" da incorporadora.

Qual o primeiro critério estabelecido na intermediação imobiliária?

Geralmente é o percentual da comissão, mas vai muito da conversa e do conhecimento que se tem entre as partes envolvidas no negócio. O CRECI tem uma tabela de percentuais e tipos de corretagem, geralmente variam de 3,5 % a 6 %, mas mesmo se tratando de imóveis de grande valor deve-se seguir as orientações do CRECI da sua região.

Empréstimo com terreno como garantia

É um empréstimo feito pelo banco ou financeira? Se for, e o terreno estiver com a documentação em dia e atender as exigências do financiador, tudo certo. Agora, se for para um amigo ou conhecido, tome muito cuidado com a documentação e o registro do contrato, deixe tudo muito bem esclarecido se ele não pagar o que deve e você terá que tomar o terreno dele. Tome cuidado para não perder o amigo.

É normal um imóvel ser avaliado em um valor e no contrato constar outro?

Pode existir uma diferença entre o valor venal, que é a base de cálculo do IPTU, por exemplo, e que geralmente é menor que o valor de negociação que se baseia no valor de mercado. As vezes as pessoas usam o valor venal para fazer o registro, o que é errado pois assim não se consegue justificar a movimentação financeira para o Imposto de Renda.

Como funciona financiamento de apartamento?

A melhor maneira é consultar o gerente da sua conta no banco, muitas vezes você já tem um crédito imobiliário pré aprovado. Mas o que é mais importante do que ter o dinheiro é saber quais as suas necessidades atuais e futuras, vou estar como daqui a 10 ou 20 anos? Vou ficar nesse imóvel por quanto tempo? Minha família aprova a ideia? Fala um planejamento detalhado. Como o nome já diz ele é imóvel.

O que seria um condomínio?

Condomínio é um conjunto de imóveis, apartamentos ou casas, onde seus proprietários vivem e dividem um espaço comum. Agora se você se refere a taxa de condomínio, é uma taxa de uso e manutenção do espaço comum, e também muitas vezes os custos da água, gás, despesas com manutenção e benfeitorias são cotizados entre os condôminos.

O que é preciso para alugar um apartamento?

De uma maneira lícita e com toda a documentação, pode ser direto com o proprietário se preferir. Primeiro documentação de todos as partes e do imóvel, certificar-se das condições de manutenção do imóvel e junto com o proprietário ou responsável redigir um documento de vistoria apontando todos os detalhes que achar necessário. Geralmente se pede um calção ou depósito de três meses de aluguel, mas existem outras maneiras de garantia como o seguro de aluguel de imóveis, sai um pouco mais caro mais é muito mais seguro. Acertado o prazo e os valores assinar o contrato e é só mudar de endereço.

Aluguei um imóvel, assinei contrato online

Por lei você tem 7 dias para cancelar, mas precisa ler o contrato também, não se pode ir assinando qualquer papel e principalmente a compra de um imóvel ou de um bem de grande valor e importância. Uma decisão dessa requer um planejamento financeiro e familiar muito bem estruturado.

O locatário precisa ser notificado do final do contrato de locação?

As boas práticas da profissão de corretor de imóveis e uma imobiliária organizada avisaria as duas partes dois meses antes. Mas existem muitos picaretas por aí e podem tentar levar alguma vantagem não avisando para ter renovação automática do contrato ou receber uma multa que está escrita com "letras miúdas".

4944 amaragy-jose-felix-martins