Anderson de Oliveira Jacinto

Anderson de Oliveira Jacinto

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SOBRE O RESPONDEDOR:

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Posso cancelar a compra de um apartamento?

Pode mas será valida a comissão do corretor de imóveis ou imobiliária e dependendo da compra, se for imóvel na planta, poderá ter uma multa por quebra de contrato.

O que olhar ao alugar um apartamento?

8 conselhos para quem vai alugar um imóvel pela primeira vez Pesquise o melhor imóvel com paciência. ... Identifique a sua condição financeira. Analise a situação do imóvel. Atente-se à documentação. Escolha o imóvel que apresente a melhor garantia. Faça a vistoria antes de pegar as chaves. Leia bem o contrato. Fique de olho nos reajustes e cobranças.

Quem faz a escritura do imóvel?

O que é a Escritura do Imóvel A escritura do imóvel é o documento público oficial que valida o acordo entre as partes, é elaborada no cartório de notas e é o primeiro passo após a assinatura do contrato. Como ressaltamos acima ele apenas oficializa a transferência do imóvel. No caso de uma compra à vista, será sempre necessária a confecção de uma escritura em um tabelionato de notas, porém, no caso de um financiamento, o contrato emitido pelos bancos substitui a escritura. O Contrato de Financiamento Como mencionamos acima, para os casos em que o imóvel for financiado, adquirido por meio de um consórcio ou mesmo com a utilização do FGTS, o contrato junto a instituição financeira tem valor de escritura, não sendo necessária a assinatura no cartório de notas. Ainda assim, para que a propriedade seja oficialmente transmitida, é preciso registrá-lo no cartório de registro de imóveis. O Registro do Imóvel Após a assinatura da escritura (ou contrato), é necessário encaminhá-la ao cartório de Registro de Imóveis competente para a que a transferência de propriedade seja registrada na matrícula do imóvel. Vale ressaltar que, cada imóvel pertence a um cartório específico e sua localização é o que determina em qual cartório ele deverá ser registrado. Atualmente, a transferência do imóvel é feita mediante a apresentação da escritura no cartório de imóveis competente, que levará a registro junto à matrícula do mesmo. O número de matrícula é exclusivo de um único bem e deve constar toda a história, descrição e dados do proprietário. [Leia mais] Entenda a diferença entre Escritura e Matricula do Imóvel Para as compras financiadas ou parceladas, esta informação constará na escritura ou contrato que serão levados a registro, assim, após a quitação, a mesma deverá ser baixada na matrícula para a comprovação do valor total ajustado, tornando o imóvel apto para transferência a terceiros. Por fim, entende-se que só o registro da escritura concede a propriedade definitiva ao comprador, sendo imprescindível, após a lavratura, requerê-lo. Caso o registro não tenha sido feito, você terá apenas a posse e o uso do imóvel, ou seja, estará morando em um imóvel que não é oficialmente seu.

Contrato de locação precisa reconhecer firma?

De acordo com a lei do inquilino, não é necessária tal formalidade para que o contrato seja válido, ou seja, mesmo sem o reconhecimento o documento possui validade judicial e ambas as partes devem cumprir o que consta no mesmo.

O aluguel pode ser ajustado antes de um ano?

Reajuste do aluguel imobiliário só pode ser feito uma vez por ano A correção do valor pago pelo inquilino deve ser feita no mês de aniversário da contratação. A regra vale até o fim do contrato que, na maioria das vezes, tem vigência mínima de 30 meses

Qual o prazo que o inquilino tem para desocupar o imóvel?

30 dias De acordo com a Lei, o proprietário tem o direito de pedir o imóvel durante ou após a vigência do contrato, ou seja, a qualquer momento. Nesse caso, deverá informar ao inquilino, oficialmente, por meio de um documento. O Prazo mínimo concedido em lei para desocupação do imóvel, terminado o contrato, é de 30 dias.

O que é necessário para registrar um imóvel?

Documentos necessários para emitir a escritura de imóvel O primeiro passo para iniciar o processo de transferência de um imóvel é o levantamento dos documentos necessários. São diversos os documentos que precisam ser apresentados, sendo relevante que o corretor entregue a lista completa ao cliente. São eles: Documentos do vendedor (pessoa física): cópia autenticada do RG e CPF de todos os proprietários; certidão de casamento atualizada; pacto antenupcial registrado ou da Escritura Pública de pacto antenupcial; endereço; profissão de todos os proprietários e cônjuges. Caso a compra seja realizada diretamente com a imobiliária ou uma construtora, por exemplo, os documentos são: Contrato Social Consolidado; Inscrição no CNPJ; RG e CPF dos sócios administradores, assim como endereços e profissões; Certidão Simplificada da Junta Comercial; Certidão negativa de tributos federais; Certidão negativa de contribuições previdenciárias (INSS). Documentos do comprador: RG e CPF (quando casado, do cônjuge também); certidão de nascimento ou de casamento; pacto antenupcial registrado; endereço completo e profissão. Documentos do imóvel: Assim como serão necessários os documentos dos indivíduos envolvidos na transação, é preciso fazer o levantamento dos documentos do imóvel, de acordo com a sua natureza — rural ou urbano. Imóvel urbano: IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano); Matrícula atualizada do imóvel; Certidões negativas de ônus e ações; Certidão do cadastro no Município, valor venal e certidão negativa de débitos municipais do imóvel; no caso de condomínios, é necessário apresentar uma declaração, assinada pelo síndico e autenticada, afirmando não haver débitos pendentes e também a ata de eleição do síndico. Imóvel rural: ITR (Imposto Territorial Rural); CCIR (Certidão ou Certificado de Imóvel Rural); Matrícula atualizada do imóvel; Certidões negativas de ônus e ações. Realizar o levantamento de todos esses documentos antecipadamente garante que haja mais praticidade no momento de realizar a emissão da escritura e evita que as partes percam tempo devido à irregularidade ou à falta de documentos.

O que é área privativa e área comum?

Área privada representa o espaço interno do seu imóvel o local real de sua moradia e espaçocomum são as áreas que outras pessoas utilização para circular como corredores de hall, estacionamento e outros.

Se eu não conseguir fiador, qual a melhor opção?

caso seja para Aluguel, pode fazer o seguro fiador com a imobiliária ou cheque caução.

Depois de 30 dias as certidões de um imóvel perdem a validade?

a certidão é valida por 30 dias a contar com emissão.

Venda de imovel

Nesse caso deve ser feito a escritura com divisão das casas nesse mesmo terreno, assim que for divido e individualizado cada imóvel será possível fazer permuta. mas se preferir pode fazer a permuta do terreno todo sem os imóveis.

documentos necessario pra pesquisa do historico de imovel?

IPTU, Comprovante de endereço e nome completo do proprietário.

O que é uma cobertura duplex?

Uma area no topo do edifício destinada a moradia, aonde se contempla por áreas comuuns como Quartos ou suítes, cozinha sala e lababo e tem acesso por escada internas ou externas á uma área acima no qual tem outros ambientes integrados com área de lazer com ou sem piscina.

Quem deve pagar o seguro fiança?

O Seguro Fiança é uma forma segura do Locatario ter fáci aprovação na sua locação imobiliária. Que é responsável é o inquilino em adquirir tal serviço em sua imobiliária de confiança o proprietário também é beneficiado aonde terá garania d erecebimento do Aluguel pela Corretora de Seguros.

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