André Jurkstas

André Jurkstas

8 Respostas

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Participante desde: 05/2021

Site: www.andrejurkstas.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

André Jurkstas é Advogado com formação em Pós-graduação em advocacia cível, com ênfase em direito imobiliário, Mestrado em políticas públicas e Bacharelado em direito, está entre os TOP 50 advogados(as) possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 8 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2016 atuando principalmente no bairro São paulo,

Valor de entrada do minha casa minha vida?

Depende da faixa que o beneficiário se enquadra. Cada uma tem um limite em relação ao percentual de financiamento. Por exemplo, na faixa 2, destinado para famílias com renda de até R$ 4.000,00 por mês, é possível conseguir um subsídio para entrada do imóvel no valor de até R$ 29.000,00 e o restante pode ser financiado em até 30 anos. Famílias que se enquadram na faixa 3 (com renda de até R$ 9.000,00) não se beneficiam de qualquer subsídio para pagamento da entrada do imóvel.

Como saber se tenho perfil para ser aprovado no Minha casa minha vida?

Se sua família tem renda de até R$ 1.800,00, CAIXA pode oferecer um financiamento de até 120 meses pelo MCMV, com prestações mensais que podem variar entre R$ 80,00 a R$ 270,00. Para isso, é preciso buscar informações da Secretaria de Habitação do seu município. Por outro lado, famílias com renda de até R$ 7.000,00 também podem se beneficiar do programa, usando recursos do FGTS e financiamento com taxas de juros diferenciadas em relação ao mercado. Neste caso, você pode simular um financiamento diretamente em uma agência da Caixa ou com um correspondente imobiliário do Caixa Aqui.

Depósito caução como funciona?

Conforme a Lei de Inquilinato, o proprietário é quem escolhe a forma de garantia para a locação. O depósito caução é uma das modalidades de garantia, sendo um depósito em dinheiro feito pelo inquilino, em um valor que não pode exceder a três vezes o valor do aluguel (isso precisa estar previsto no contrato de locação). A quantia deve ser depositada em caderneta de poupança (pode ser aberta uma pelo locador(a) em conjunto com o(a) inquilino(a)) e, ao final do contrato, o valor deve ser devolvido ao locatório(a) com todos os rendimentos auferidos no período da locação.

Qual é o desconto para quem paga à vista um imóvel?

Não há uma regra legal para isso. Tudo vai depender do caso concreto. Quando se trata de um imóvel cuja venda será feita entre particulares, as partes podem negociar e ajustar o desconto, que geralmente pode ser muito maior em relação a imóveis que são vendidos por construtoras (que, na prática, pode variar em um desconto de 2 a 5%). Por isso, é sempre importante contar com a assessoria tanto de um corretor de imóveis para ajudar na negociação/intermediação, como da assessoria jurídica, para que conste tudo no contrato de compra e venda os termos exatos da transação imobiliária, evitando-se problemas e prejuízos futuros.

Como achar o nirf de um imóvel rural?

O Número do Imóvel na Receita Federal, conhecido como NIRF, é a identificação cadastral que recebe cada imóvel ou propriedade rural, regularmente inscrito no Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir) da Receita Federal do Brasil. É possível achar o NIRF de um imóvel ou propriedade rural tanto na Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), como por meio do Sistema Nacional de Cadastro Rural. Além disso, muitas vezes também consta no Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), emitido pelo Incra.

Como fazer divisão de herança em vida?

A divisão de herança em vida, tecnicamente, constitui um ilícito civil (Art. 426 do Código Civil). Quando, de comum acordo, os pais querem destinar os bens antes da morte, é possível fazer um planejamento sucessório. Não se trata, portanto, de uma divisão da herança, pois esta só irá existir com a morte do proprietário do imóvel. É possível, por exemplo, realizar uma doação em favor dos filhos, recolhendo o imposto devido e regularizando tudo perante o Registro de Imóveis. Quanto a eventuais detalhes de divisão de forma desigual, é preciso analisar o caso concreto, com fornecimento de informações e documentos.

Qual link para despesas de cartório?

Os valores são tabelados por Estado e nem todos os Cartórios fornecem um link com uma calculadora dos emolumentos. É preciso fornecer documentos relativos ao imóvel e financiamento para um advogado ou um escrevente do próprio Cartório para se possa calcular o custo da averbação da portabilidade. Porém, vale ressaltar que este é o menor custo de uma portabilidade. A análise jurídica cobrada pelo banco é o maior valor deste tipo de transação.

Como descobrir o número do iptu sem estar em posse do carnê?

O IPTU é imposto cuja administração e cobrança é feita por cada Prefeitura Municipal. Portanto, cada uma tem um sistema. Se a pessoa perde o carnê do IPTU, a depender da Secretaria da Fazenda do município onde está localizado o imóvel, o número pode ser identificado por meio do CPF do contribuinte, no site da Secretaria. Geralmente o número também consta averbado na Matrícula do Imóvel.

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