CÉLIA REGINA DE FREITAS

Célia Regina de Freitas

7 Respostas

Agradecimentos: 659 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 6 (86%)

Participante desde: 05/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Célia Regina de Freitas está entre os TOP 60 advogados(as) possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 7 respostas em nosso fórum.

Como conseguir número do contribuinte IPTU?

Pode ser feito pessoalmente na Prefeitura do local onde o imóvel está situado, no setor de cadastro, fornecendo o endereço daquele e solicitando o fornecimento do número. Porém em tempos de pandemia, as prefeituras do país, em sua maioria pelo menos, estão atendendo solicitações por telefone ou via e-mail.

Como declarar o valor do imóvel no imposto de renda?

O valor deve ser declarado no campo "BENS E DIREITOS" do formulário da declaração contida no programa do IRPF 2021. Lembrando que só há obrigação de declarar imóvel cujo valor/custo da aquisição (e não eventual valorização daquele) seja maior que R$300.000,00.

Como calcular o lucro imobiliário?

Para determinar lucro imobiliário, será usado como base de cálculo a diferença entre o valor de custo da aquisição do imóvel e o valor da venda realizada. Devendo ser observado se está de acordo com o valor constante na declaração do IR.

Como declarar o aluguel no imposto de renda?

O valor do aluguel pago em 2020, por exemplo, deve ser informado no campo Pagamentos Efetuados, na Ficha da declaração, mais especificamente no campo 70. Não pode esquecer de informar ainda, o nome e CPF do locador.

Como não pagar ganho de capital na venda de imóvel?

Primeiramente deve ter em mente que a isenção de IR vale apenas para imóveis residenciais. Portanto o vendedor do imóvel, no prazo de 180 dias para usar o valor obtido com a venda para aquisição de outro imóvel RESIDENCIAL, no país.

Como declarar construção em terreno de terceiros?

Quem constrói em terreno alheio deve levar em conta os preceitos contidos nos artigos 1,253/1.255 do Código Civil, que contém regras muito específicas a este respeito, como por exemplo se a construção foi autorizada, caso contrário se foi de boa-fé, dentre outros requisitos.

Qual a alíquota do imposto de renda sobre aluguel?

A resposta é: DEPENDE! Isto porque referida alíquota é calculada através da Tabela Progressiva que aponta se os valores recebidos são passíveis de retenção do IR. Todo ano a Receita Federal do Brasil, divulga a referida tabela, que é composta por coluna de: Base de Cálculo, Alíquota (%) e o valor pecuniário da parcela a ser deduzida.

4376 celia-regina-de-freitas