Marcio Antonio Padula

Marcio Antonio Padula

12 Respostas

Agradecimentos: 2.732 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 5 (42%)

Participante desde: 09/2019

SOBRE O RESPONDEDOR:

Marcio Antonio Padula está entre os TOP 2.600 corretores(as) possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 12 respostas em nosso fórum.

O boleto do condomínio vai em nome do inquilino?

De acordo com o código civil, neste caso, mesmo que o condomínio esteja no nome do locatário, que responde pela inadimplência é o proprietário do imóvel, ou seja o Locador. Isso porque, o contrato de locação é um instrumento particular entre as partes (locador e locatário) não tendo nada haver com o condomínio.

Descobrir se um corretor é real?

Willian,A melhor forma se saber é solicitar para a pessoa, qual o número de registro dele junto ao CRECI. Mas caso você não tenha essa condição mas sabe o sobrenome da pessoa, fica fácil localizar no site do CRECI do seu estado, buscando pela cidade. Para o estado de São PAulo, use o endereço www.crecisp.org.br.

Descobrir se o imóvel está em meu nome?

Rogério,Sua pergunta tem uma  resposta objetiva:Ao realizar a compra do imóvel, você a fez por contrato de compra e venda e após escritura, no caso de pagamento a vista, sendo assim o cartório em que fez a escritura, já realizaou a tualizaão do prorietário, pois ele faz a notificação ao cartório onde o imóvel está registrado. Se a compra foi com fianaciamento bancáriio ou direto com o proprietário (construtora), existem em ambos os casos o contrato fiduciário, onde constará seu nome e esse contrato é registrado em cartório como escritura com alienação. A Matricula atualziada é a forma de você saber tudo sobre o imóvel, e nela qualquer que seja as opções acima, deverá constar seu nome, porém, caso você tenha feito essa compra neste mês, aguarde ao menos 30 dias, para que a matricula seja atualizada, e depois faça a requisição junto ao cartório de registro de imóvel da região onde consta o imóvel. 

É verdade que existem apartamentos sem cobrança de IPTU?

Solange,Sim existem imóveis com isenção de IPTU. Porém, isso é uma condição do morador, no caso de ser aposentado ou pensionista por tempo vitalicio( existe um teto para isso). Outro caso, se o imóvel tiver uma atividade cultural ou ligado a ela, por fim se o valor dele estiver dentro da faixa de isenção que é declarado pela prefeitrua anualmente pelovalor venal do imóvel. No caso de ser aposentado ou pensionista, ou estar dentro do valor mínimo de cobrança, o proprietário naõ pode ter mais que um imóvel, e tem que residir nele, para que tenha o benefício. Assim, antes de efetuar sua compra de um imóvel com isenção, saiba que essa situação pode ser alterada de acordo com a renda do novo proprietário, se ele o novo proprietário já possuir outro imóvel na cidade, etc. então a sugestão é que verifique antes de comprar, se isso for um ponto atrativo para a negociação. 

Oque quer dizer que é um imóvel hipotecado?

Jeferson, bom dia!O imóvel neste caso possui um saldo devedor com uma instituição financeira. Isso consta na matricula do imóvel, que você consegue juntamente ao cartório de registro de imóveis. A matricula do imóvel é um histórico completo da existencia dele, sendo assim, qualquer alteração, seja de proprietário ou em caso de financiamento bancário, onde o imóvel está sob garantia, irá constar neste documento. A hipoteca pode ocorrer, em caso de imóvel novos ou usados (de terceiros como chamamos). Você pode adquirir um imóvel hipotecado, mas é interessante que tenha a matricula atualizada, pois saberá qual o credor e assim, conseguirá levantar qual o valor que o imóvel possui de divida. Quando você compra um imóvel direto da construtora (novo), estando hipotecado, e você irá efetuar um financiamento, o seu banco irá realizar o pagamento da hipoteca junto ao banco credor da obra, e esse valor estará incluso no seu financiamento. Quando compra um imóvel que seja de terceiros, é importante ter a matricula e saber qual o saldo da hipoteca.  

Qual a melhor hora para vender meu apartamento?

Karine,Se a sua preocupação está relacionada ao custo de condomínio, isso é relativo ao padrão de qualidade de como foi entregue o empreendimento. Outra condição que deve ser avaliado, é se o condomíno possui fundo de reserva, e se o percentual arrrecadado supre uma manutenção inesperada. Quanto ao desgaste normal de alvenaria e equipamentos que foram entregues, se ocorrer manutenções preventivas, com certeza o condominio sofrerá pouco acréscimo durante o tempo. Então se não existe esses problemas, acho que você deve sim pensar em vender seu imóvel, fazendo um upgrade, com um planejamento, tanto da compra de um novo, assim como planejar a venda do seu. O mercado embora esteja mais vendedor do que comprador, acredito que você já teve seu ganho de valorização pelo tempo da existência do seu, mas esse planejamento é importante, para poder obeter a melhor oferta e realizar o melhor negócio. 

Existe construtora que aceita apartamento como parte de pagamento para comprar um apartamento novo?

Luana, esse tipo de negociação chamamos de permuta. A possibilidade de realizar uma negociação desta forma com construtoras é muito difícil, principalmente na fase de recuperação do mercado imobiliário que estamos passando, veja não é impossível, mas no final com certeza, você chegará a conclusão que melhor será vender seu imóvel e comprar outro sem passar por esse sistema. Isso porque, quando uma empresa aceita esse tipo de negociação, ela não irá aceitar seu imóvel no valor de mercado (na maioria dos casos), realizando uma depreciação do seu imóvel que pode variar de 30 a 40%. Minha sugestão é que você procure realizar a venda de seu imóvel antes entrar em uma negociação, isso caso você não tenha o capital inicial. Outra sugestão, procure um imóvel na planta, onde terá na média de 30 a 36 meses parcelado com a construtora e tempo hábil para vender o seu com valor de mercado, podendo quitar o seu novo ou minimizar muito o saldo que faltará para concluir o negócio, com um pequeno financiamento. Se vender antes da entrega do seu novo imóvel, poderá negociar uma antecipação, com descontos, trazendo os valores para valores presentes. 

Se o comprador ou vendedor desistir da negociação o corretor terá direito a sua comissão

O trabalho de um corretor é prestação de serviço, sendo assim, se ele prestou o serviço, mas ocorreu a desistencia pelas partes, fica claro que ele realizou seu trabalho.Assim, ele tem direito aos honorários previsto na contratação da negociação. 

Posso revender um imóvel antes mesmo da entrega dele?

Márcio,Você pode realizar a compra e a venda de um imóvel na planta, ou em fase de construção. O que você tem que saber, é que terá custo no momento da venda. Isso são custas cobradas pela incorporadora, na maioria são 2% sobre valor do imóvel ou sobre saldo devedor. Esse valor é cobrado como taxa de cessão, que são custas sobre o valor da troca de proponente. 

Um corretor pode me pedir exclusividade para vender meu imóvel?

A exclusividade é o que se pede por alguns corretores e imobiliárias, informando ao cliente que terá um trabalho exclusivo. Isso, nem sempre é verdadeiro, pois é uma forma de amarrar a negociação no mercado, onde muitas vezes, o corretor ou imobiliária que possui a exclusividade, não tem o  cliente interessado, e outro corretor que o tenha é forçado a realizar o negócio dando parte do comissionamento para aquele que detem a exclusividade. Minha sugestão é que não faça e nem assine contrato de exclusividade, para que você tenha a liberdade de direcionar e controlar cada um que esteja trabalhando a venda do seu imóvel. Mas caso você tenha interesse de saber se o profissional irá trabalhar mesmo seu imóvel, não assine nenhum contrato de exclusividade que seja maior de 90 dias, assim depois deste prazo, caso você queira abrir para outros corretores ou imobiliárias, tenha essa condição. 

Face norte é mais caro mesmo?

A face norte, se dá quanto ao posicionamento do sol em relação ao empreendimento, desta forma, a conhecida frase sol da manhã e sol da tarde. Esse conceito, foi apenas para ter um valor maior no sol da manhã, quando o empreendimento é novo e em fase de construção. Mas isso tem que ser muito bem avaliado pelo comprador, pois nem sempre a unidade que se refere para fase norte, será o melhor negócio, devido alguns fatores como, visualização externa, posicionamento dela no inverno, que irá fazer a unidade ficar mais fria por muitas vezes terem pouca insidência de sol. Assim, antes de realizar uma negociação, e a posição do sol é importante, deve avaliar a tragetória do sol e  posicionamento do apartamento no verão, mas também no inverno. 

Qual o melhor tipo de imóvel para investimento em locação?

Isso está relacionado em quanto pretende dispor de capital para o investimento, onde chegará a conta de investimentoXrentabilidade. Com certeza a melhor opção está em imóveis residenciais e que sejam bem localizados, ou seja, dependendo onde pretende investir, exemplo: Se for em uma cidade de interior, deve verificar se está próximo a centros comerciais ou industriais, se tem facil acesso de transporte ou acesso a vias de rápida locomoção. Caso faça opção por grandes centros urbanos, além de avaliar localização, locomoção por transportes públicos (ônibus, trem e metro), deve avaliar também se o local da compra, não tem muitos investidores, onde pode ter a regra da oferta e procura, que neste caso dependendo de seu investimento, poderá ter rentabilidade ou não, dependendo desta regra.   

4 marcio-antonio-padula