maria aparecida dos santos matos

Maria Aparecida dos Santos Matos

21 Respostas

Agradecimentos: 1.600 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 7 (33%)

Participante desde: 10/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Aparecida dos Santos Matos está entre os TOP 20 possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21 respostas em nosso fórum.

O que faz o conselheiro de um condomínio?

Cuida do bem estar do condomínio.

Quais são as principais funções do síndico?

Cuidar do bem estar do condomínio.

Como pode ser usado no fundo de reserva do condomínio?

De maneira geral, a natureza do fundo de reserva é preventiva e ele deve ser usado para custear despesas extraordinárias (como consertar um rompimento de tubulação) e, a longo prazo, obras de valor mais elevado (como investimentos na troca do elevador).

Quem responde pelas dívidas do condomínio?

É o que determina o Código Civil: Art. 1.345. O adquirente de unidade responde pelos débitos do alienante, em relação ao condomínio, inclusive multas e juros moratórios.

Taxa de condomínio quem deve pagar?

Em seu artigo 22, a legislação estabelece que o inquilino deve ficar com as despesas ordinárias do condomínio. Entram nessa categoria todos os custos relacionados à manutenção do edifício, ou seja, ligadas à utilização do local, que geralmente estão inclusas na taxa do condomínio.

Como solicitar a troca de síndico?

Por votação em assembleia.

Quanto ganha um síndico de um prédio?

Depende do condomínio.

O que é o regimento interno do condomínio?

Entende-se por regimento interno o conjunto de normas que regulam e disciplinam a conduta interna dos condôminos, seus locatários, usuários, serventes ou aqueles que de uma forma ou de outra usam o condomínio. Deve ser, por força do que determina o Art.

Qual a diferença entre síndico profissional é morador?

O síndico morador é aquele que reside no condomínio e é eleito democraticamente em assembleia, a fim de assumir as responsabilidades inerentes ao cargo. ... O síndico profissional também tem sua contratação dependente de aprovação em assembleia e, geralmente, recebe salário fixo pela prestação do serviço.

Como proceder em uma assembleia de condomínio?

A assembleia é convocada por meio de carta registada, ENVIADA COM 10 DIAS DE ANTECEDÊNCIA, ou mediante aviso convocatório FEITO COM A MESMA ANTECEDÊNCIA, desde que haja recibo de recepção assinado pelos condôminos. Como sugestão, a organização da assembleia pode começar pelo menos 45 dias antes do seu acontecimento.

Quando o síndico não resolve o problema?

O Conselho Fiscal possui responsabilidades e atividades específicas, e uma delas é fiscalizar o síndico. Quando o síndico não resolve os problemas do condomínio, o Conselho deve ser acionado para intermediar a relação dele com a coletividade.

6° andar é bom de se morar, dentre os 10 andares?

Depende do gosto de quem vai morar.

O que deve constar no Regimento Interno de condomínio?

Em síntese, o regimento interno do condomínio é o documento que reúne as normas básicas de convivência dentro do empreendimento. Como uma espécie de cartilha, o arquivo orienta os moradores sobre como agir e se relacionar nos espaços compartilhados.

O que é o estatuto do condomínio?

De forma simplificada, o estatuto do condomínio é uma espécie de código e guia que traz as obrigações a serem cumpridas no condomínio, tanto pelos condôminos quanto pelo síndico.

Como é feita a individualização de água do condomínio?

Via de regra, uma empresa é contratada para fazer a leitura individual dos hidrômetros e apontar a cobrança. No serviço tradicional, a concessionária de água faz a leitura apenas na entrada de água principal do condomínio. Assim, a mesma é dividida entre os moradores, e paga de uma vez só pelo condomínio.

O que não pode fazer no condomínio?

Contratar ou adquirir serviços e produtos que afetem o caixa do condomínio sem aprovação prévia da assembleia.Deixar de prestar contas anuais ou quando for solicitado.Reter documentos e arquivos após deixar o cargo.Deixar contratos como os de seguros do condomínio vencerem.

O que fazer quando o inquilino está dificultando a venda do imóvel?

Caso o inquilino cause algum empecilho em mostrar o imóvel aos possíveis compradores, configurará infração legal e poderá sofrer uma Ação de Despejo por tal motivo, podendo ser condenado a pagar a multa rescisória (em torno de 3 a 6 meses do valor do aluguel atual) que estiver estipulada em contrato.

8965 maria-aparecida-dos-santos-matos