MILTON DE SOUZA CABRAL

Milton de Souza Cabral

50 Respostas

Agradecimentos: 2.130 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 8 (16%)

Participante desde: 08/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Milton de Souza Cabral está entre os TOP 1.500 corretores(as) possuindo um total de 1 artigo publicado e mais 50 respostas em nosso fórum.

Como pode ser feito reajuste anual de aluguel de imóvel?

Os contratos de aluguel normalmente são reajustados anualmente pela variação do IGP-M. Atualmente, com o aumento da inflação devido à pandemia, está sendo usado o IPCA.

Como construir imóvel utilizando o FGTS?

A CEF libera o FGTS para compra ou construção de imóveis, desde que o solicitante atenda aos requisitos necessários. O interessado deve procurar uma agencia da CEF para verificar se, no seu caso, poderia se habilitar.

Como posso financiar imóvel usado pela CEF?

Se já tiver conta na CEF, procure seu gerente e verifique qual seu limite de crédito para essa finalidade e se o valor da prestação é compatível com a sua renda. Normalmente a CEF financia até 80% do valor do imóvel. O valor da prestação varia em função do prazo e do montante a ser financiado e não pode ser maior do que 30% da renda da(s) pessoas que estão tomando o financiamento.

Qual documento devo usar como parâmetro para preencher o GCAP?

Escritura de compra e venda inicial, final e declarações de bens em que, se for o caso, conste o valor das benfeitorias realizadas.

Como devo preencher o GCAP?

Seguindo as instruções constantes no tutorial.

Como eu faço para saber o número do IPTU do meu imóvel?

O número de inscrição do seu imóvel na prefeitura consta no carnê do IPTU recebido anualmente.

Como eu faço para saber o zoneamento de um imóvel?

No Rio de Janeiro consulte o site da prefeitura: "mapas.rio.rj.gov.br".

É possível comprar uma casa à vista?

Sim, basta ir ao cartório munido de toda documentação necessária, bem como comprovação do pagamento do ITBI e fazer a escritura definitiva de compra e venda, mediante o pagamento pelo comprador ao vendedor, do valor pactuado.

Para que serve ação de despejo de sala comercial?

Serve para obrigar o inquilino a entregar o imóvel, caso ele se recuse a fazê-lo, ao fim do período locatício.

Como que funciona a multa contratual de aluguel?

Funciona como uma compensação e freio caso o inquilino atrase o pagamento de uma ou mais parcelas do aluguel.

Como calcular área construída de um imóvel?

A planta do imóvel normalmente indica a área total do mesmo. No carnê do IPTU consta como área edificada.

Qual a metragem para usucapião urbano?

Até 250 m² desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

Como fazer para conseguir adquirir imóvel?

Primeiramente pesquise na mídia os anúncios que se enquadrem no seu perfil (tipologia, localização, preço, etc) e, em seguida, procure o anunciante (normalmente uma imobiliária) para visitar o imóvel e, se for o caso, faça sua proposta para que ela intermedie a operação de compra e venda.

Como solicito a segunda via da escritura da minha casa de graça?

A escritura de um imóvel do programa minha casa minha vida pode ser gratuita, mas a segunda via não tenho certeza.

O que fazer para calcular reajuste aluguel?

Verifique qual o índice pactuado para o reajuste do contrato (normalmente o IGPM) e multiplique a variação desse índice, no período de 12 meses a partir da data base, pelo preço inicial do aluguel.

Como definir qual o valor do aluguel de um imóvel?

Fazendo uma avaliação a partir dos dados de mercado (anúncios na mídia) de imóveis com características similares àquele que pretende alugar.

Qual é o desconto para quitar um financiamento?

Depende da instituição financeira que concedeu o financiamento (normalmente seu banco). Se for o caso, deve ser negociado com o seu gerente, em função do numero do montante total à vencer, inflação vigente, etc.

Valor cobrado para fazer contrato de locação?

Normalmente é o valor da primeira mensalidade. Já para administrar o contrato normalmente é cobrado 10% do valor da mensalidade.

Como declarar o financiamento de um imóvel?

Com base nos valores constantes da escritura de compra e venda com alienação fiduciária, feita no banco que concedeu o financiamento, aonde consta o valor pago à titulo de sinal, bem como o prazo em meses para pagamento das parcelas do financiamento, bem como as demais condições e obrigações das partes.

Aposentado por invalidez pode quitar financiamento habitacional?

Sim. Caso mais de uma pessoa entre na composição da renda para obtenção do financiamento, somente a parte do aposentado será quitada.

7202 milton-de-souza-cabral