Piush
103 Respostas
Agradecimentos: 3.944 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 11 (11%)
Participante desde: 06/2021
Piush é Corretor de Imóveis com formação em Engenheiro mecânico, está entre os TOP 1.000 corretores(as) com conhecimentos em Imóveis. Negociação. Condomínio. Documentação. Financiamento, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 103 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2018 atuando principalmente nos bairros Vila Assunção, Centro, Casa Branca, Vila Bastos e Vila Gilda,
Casa direto com o dono
Não. O imóvel pode estar penhorado, hipotecado ou com alguma reserva que impossibilite a transação imobiliária. Melhor você recorrer a uma imobiliária ou a um corretor de imóveis. Eles saberão como fazer as pesquisas necessárias para você fazer um seguro bom negócio.
Meu imóvel não está no meu nome, como proceder?
É interessante voce se dirigir ao Cartório de Registro de imóveis e obter uma matrícula atualizada do seu imóvel. Com esta nova matrícula, dirija-se ao setor de IPTU na prefeitura e atualize o nome do proprietário.
O que é despesa extraordinária de condomínio?
São as despesas não frequentes. Por exemplo a execução de uma obra, uma benfeitoria, ou alguma manutenção não programada ( como uma rachadura na piscina).
Como eu faço para comprar apartamento minha apartamento minha vida?
O programa Casa Verde e Amarela - antigo minha casa, minha vida - é para aquisição do primeiro imóvel habitacional seja casa ou apartamento. Nas regiões metropolitanas é mais comum a construção de apartamentos e nas cidades do interior podem existir casas nesta categoria. Existem algumas construtoras que são especializadas neste tipo de habitação. Sugiro você procurar através de algum buscador na internet por Casa Verde e amarelo e a região que você deseja. Todas construtoras que pertencem a este programa são vinculadas a Caixa Econômica Federal. E é outro local para você se informar.
Cartório está enrolando para fazer a escritura. O que fazer?
Procure saber o real motivo, vá ao cartório e certifique-se de que não está faltando nenhum documento.
Como eu faço para fazer um consórcio de imóvel?
Existem várias empresas que trabalham com consórcio de Imóveis, procure uma de renome e tradição. Basta você fazer uma adesão à um grupo. Este grupo pode até ser em andamento, tudo depende da oportunidade. Recomendo você a adquirir uma carta de crédito de valor próximo ao imóvel que você pretende comprar.
O que é morador de condomínio?
É o morador de empreendimento multiresidencial. É o caso do morador de um apartamento ou casa em condomínio fechado.
Qual o horário que pode fazer barulho?
Se por acaso for relativo a condomínio vertical, apartamentos, existe um regulamento interno que deixa claro esta questão. Normalmente costuma ser das 6hs até as 22 hs. Pode variar com os dias da semana, por exemplo, aos domingos após as 10 hs, pois condôminos querem levantar mais tarde. Cada cidade também tem uma diretriz sobre horário tolerável de barulho.
Posso vender imóvel hipotecado?
Sim. Caso o comprador quite a hipoteca é uma opção. Outra opção é ler o contrato de financiamento ao qual o imovel está financiado e verificar detalhes. Normalmente se o comprador assumir a dívida e a instituição financeira aceitar o novo proprietário o negocio poderá ser fechado.
Quem é o locatário?
É o inquilino, também chamado de locatário. No contrato de aluguel, na definição das partes, aparece como locatário e não como inquilino.
Como fazer a doação de imóvel?
Através de escritura no cartório de notas.
Morador pode fazer churrasco na varanda do apartamento?
O pensamento de que o apartamento é meu e eu faço o que quiser não é bem assim. A vida em condomínio tem por princípio o bom senso e que não devo fazer com os condôminos aquilo que não quero que eles façam comigo. Nos condomínios existe (ou deveria existir) um regulamento interno onde existem normas de uso das unidades. Normalmente se a varanda tem uma churrasqueira a carvão com duto de saída de fumaça fica adequado a utilização da varanda para esta finalidade. Varandas que não possuem duto de saída de fumaça se recomenda uso de churrasqueira elétrica ou sem fumaça.
O que é a sigla ITBI?
Significa Imposto sobre Trasmissão de Bens Imoveis.
Como recuperar escritura de imóvel?
Você deve se dirigir ao Cartório de Registro de imóveis de sua cidade e providenciar uma cópia da Matrícula que existe escriturada neste cartório.
Como saber quantos metros quadrados tem o terreno?
Calculando a área do terreno. Se o terreno for um retângulo, basta multiplicar o comprimento pela largura (ou profundidade). Estas medidas tem que estar em metros. Se acaso a forma do terreno for irregular, teremos que dividir em figuras geométricas regulares e executar a soma das áres destas figuras.
Quanto tempo demora para transferir de nome o IPTU depois de dar entrada?
O IPTU é um imposto municipal. Você obterá esta resposta na Prefeitura a qual pertence o seu imóvel.
Quero comprar um apartamento mas não tenho entrada?
No caso do programa "Casa Verde e Amarela" você pode usar o seu saldo de FGTS para a entrada. Vá pesquisando empreendimentos e em paralelo vá poupando.
É possível financiar um apartamento na planta?
Depende. Para haver financiamento há necessidade do bem (apartamento) existir, se está na planta, ele ainda não existe. Os imóveis pertencentes ao programa "Casa Verde e Amarela", são gerenciados pela Caixa Economica Federal e neste caso excepcional, a Caixa faz o financiamento ainda na planta, sendo que você deverá arcar com o valor de entrada que será pago durante o transcorrer da obra.
Como saber se devo pagar aluguel esse mês?
Voce deve verificar o que consta no contrato de locação. Verifique a vigência, quando começa e quando termina. No caso de você ter que pagar antes de completar os 30 dias, este valor será proporcional aos dias alocados.
O que é a guia de ITBI?
Guia para pagamento do Imposto sobre Tramitação de Bens Imóveis. É um imposto municipal.
Envie uma mensagem para Piush