Financiamento de Imóvel Usado e de Imóvel Novo?

Publicado em

Financiamento de Imóvel Usado e de Imóvel Novo?

Lembre-se: você só pode financiar até 90% do valor total do imóvel ou 80%, dependendo do banco e da forma de parcelamento escolhida. Assim, não é possível financiar 100% do valor do imóvel utilizado. Portanto, recomendamos que você elabore um plano financeiro para adicionar o valor antecipado do seu imóvel (com base no preço médio do apartamento que atenda às suas necessidades). Recomendamos ainda que reserve cerca de 5% do valor total do imóvel para o pagamento de taxas notariais e impostos obrigatórios (ITBI - Imposto sobre Transmissão de Imóveis).Assim como no financiamento de novos imóveis, o banco não pode assumir uma responsabilidade de mais de 30% de sua renda mensal junto com as parcelas do financiamento. Antes de assinar o contrato, você ainda terá que passar por uma análise jurídica, e o apartamento usado terá que ser avaliado por uma empresa especializada alugada pelo banco. Falaremos sobre essas etapas mais tarde.  

Na prática, o financiamento de um novo imóvel ocorre nas mesmas fases e condições do financiamento de um imóvel em segunda mão. Antes de assinar um contrato de locação e obter um empréstimo para a compra de um apartamento, você deve passar na avaliação do banco.

Novos imóveis são frequentemente vendidos a preços mais caros do que os usados. Não só porque acabaram de ser construídos e geralmente estão em boas condições. Em geral, eles também têm algumas garantias do desenvolvedor ou construtor sobre questões de construção.  Por um lado, imóveis novos costumam gerar menos gastos com manutenção nos primeiros anos. Por outro, podem não ter móveis embutidos e estruturas que os antigos apartamentos oferecem. De qualquer forma, vale a pena pesquisar sobre a reputação da construtora e a qualidade dos seus empreendimentos antes de fechar negócio. Já as parcelas que obedecem à Tabela Price são todas de valor igual, e só aceitam financiamento de até 80% do valor do imóvel, de acordo com o Banco Central. No entanto, cabe a cada banco definir até quanto pode financiar, com base na avaliação da situação do imóvel e das características da operação. A Caixa, por exemplo, aceita financiar até 90% do valor de imóveis na planta e 80% de imóveis usados e novos.

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Sebastian Araujo

Demais artigos deste autor

Ver todos 7 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
12678 sebastian-araujo