O Que Verificar Ao Alugar um Imóvel

Publicado em

O Que Verificar Ao Alugar um Imóvel

Antes de celebrar um contrato de aluguel, revise as seguintes precauções principais que um locador deve tomar:

1. Não alugue o primeiro imóvel que encontrar
A água não é boa em nenhuma circunstância, mesmo quando alugada. Pesquise bastante no site, caminhe por onde quer morar - ainda há muitos proprietários que não anunciam na internet - ou procure também uma imobiliária e analise todas as opções que eles têm.

2. Garantia
Para proteger o locador ou mesmo o locatário ao alugar um imóvel, normalmente é necessária uma garantia sobre esse arrendamento. São os mais comuns:

Fiador: Esta ainda é uma das formas de garantia mais conhecidas, embora não seja mais amplamente utilizada. Dessa forma, o terceiro é responsável perante o credor e é ele quem será cobrado em caso de inadimplência.

Covered Bonds: Esta opção é menos comum, embora cada vez mais em novos contratos.  

.Aqui, o locador é representado por uma seguradora. É feito um pagamento mensal e, em caso de inadimplência, o proprietário do imóvel recebe o pagamento por meio da seguradora para garantir o valor da locação.

Depósito: Você já deve ter ouvido falar desse tipo de garantia. Neste modelo, o locador paga antecipadamente o equivalente a 2 ou 3 meses de aluguel imediatamente após a assinatura do contrato. O dinheiro pode ser usado para garantir os últimos meses de aluguel, e até prisão, caso o contratante decida deixar o local com aviso prévio, caso o imóvel seja danificado na devolução.

3. Condições de propriedade
As leis de arrendamento são muito claras sobre o status de proteção da propriedade. Ele determina que o imóvel está em boas condições de vida. Isso significa que os componentes sanitários devem ser instalados na propriedade e as conexões de luz e água devem estar funcionando. 

   

4. Inspeção por escrito
Uma verificação por escrito de todos os detalhes do local é necessária antes de entrar na propriedade. Essa inspeção deve ser realizada sala a sala e incluir todos os detalhes do local, como janelas difíceis de abrir, telhas rachadas, pintura, estado elétrico e hidráulico, etc.

Uma boa inspeção deve inclusive verificar possíveis problemas relacionados à estrutura, analisando trincas e outros pontos de propriedade. 5. contrato
Preste muita atenção ao contrato que você assina ao alugar. Leia as leis de locação e não aceite termos injustos.

Entre os principais itens do documento estão o prazo total da locação, o prazo mínimo, o valor do aluguel, o endereço do imóvel, as regras para recuperação do aluguel pelo prazo estabelecido e o custo do reajuste, que só pode ocorrer uma vez por ano à taxa contratada.

6. Saindo da propriedade
O momento da entrega das chaves sempre foi alvo de discussões entre inquilinos e proprietários/empresas imobiliárias. Isso acontece que  regras injustas se aplicam aos inquilinos. Um bom exemplo é a exigência de pintura. Os proprietários costumam pedir marcas e cores, mas não podem fazer esse pedido.

Todas as contas incorridas neste meio tempo  a residência devem ser liquidadas. E o imóvel deve ser entregue nas mesmas condições em que foi alugado para que possa ser alugado novamente sem maiores problemas ou perda de tempo.

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Sebastian Araujo

Demais artigos deste autor

Ver todos 7 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
12678 sebastian-araujo