Hora de Fazer a Oferta na Compra do Imóvel

Publicado em

Hora de Fazer a Oferta na Compra do Imóvel

Então você e seu corretor de imóveis examinaram várias casas e agora você encontrou “aquela” ideal.

O próximo passo é colocar a caneta no papel e fazer uma oferta pela casa. Eu sempre digo aos clientes para tomarem seu tempo para decidir o que querem em uma casa, mas quando encontrarem uma de que realmente gostem, não perca tempo.

Tive clientes que amavam uma propriedade, mas eles se arrastaram fazendo uma oferta e perderam a casa para outro comprador. Que derrota! Certifique-se de que você já concluiu todas as etapas anteriores desta série sobre a compra de uma casa para que esteja pronto para executar uma oferta no momento certo.

Uma das atividades mais enervantes ao comprar uma casa sem a ajuda de um corretor de imóveis é analisar a oferta de compra e todos os documentos que acompanham uma transação imobiliária. Temos muita papelada e a quantidade parece crescer a cada ano.

OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DE UMA OFERTA DE CONTRATO DE COMPRA
Um Acordo de Oferta de Compra é um contrato bilateral (acordo entre duas partes). Para que este contrato seja executável, ele deve ser por escrito e incluir o seguinte:

Identificação de ambas as partes - O nome completo do comprador e do vendedor deve ser listado conforme aparece na carteira de habilitação.

Endereço da propriedade - os imóveis são freqüentemente chamados de “imóveis”. Além do endereço físico real, é uma boa prática incluir também outros identificadores, como a descrição legal, número de identificação da propriedade.

Preço de compra - Assim que o cliente encontrar a casa para fazer uma oferta, irei trabalhar para analisar se o preço de listagem está superfaturado ou se está certo. Existem muitos fatores para determinar o melhor preço de oferta e eles sempre são baseados nas necessidades do meu cliente. Em primeiro lugar, você tem que entender o mercado imobiliário e vou ajudá-lo com isso. Você está no mercado de um comprador ou no mercado de um vendedor? No mercado de um comprador, por exemplo, há muito mais propriedades à venda do que compradores, então os compradores tendem a conseguir um preço abaixo do preço de lista original.

Eu poderia escrever um artigo inteiro sobre esse tópico sozinho, mas há alguns pontos sobre os quais quero que você pense. Claro que você quer o melhor preço possível, mas isso não significa que oferecer uma quantia irracional pelo imóvel é o caminho a percorrer.

Se uma casa está cotada R$ 400.000,00, seu preço está correto e está em condições razoáveis, uma oferta de, digamos, R$ 340.000,00 não é racional. Alguns compradores acham que, ao fazerem uma aposta extremamente baixa para o vendedor, poderão comprar a casa pelo melhor preço.

Eu sei aonde você quer chegar com isso, mas sinto que é a tática errada a ser seguida. Por um lado, uma oferta realmente baixa pode marcar o vendedor a ponto de ele nem mesmo contra-atacar sua oferta, pensando que você não é um comprador sério. Isso é obviamente contraproducente se você realmente quiser a casa. É uma arte dividir os números e negociar uma oferta para obter o melhor preço possível. Eu posso fazer isso por você.

Finalidade legal - Os contratos imobiliários são nulos para fins ilegais.
Consideração - Isso tem a ver com um termo com o qual você provavelmente está mais familiarizado. Em cada transação imobiliária, deve-se oferecer dinheiro sério ou algo de valor quando uma oferta for apresentada ao vendedor.

Embora não haja um valor "definido" para oferecer como "sinal de negócio", um fator importante a considerar é este. Quer você ofereça 1% do preço de venda, o vendedor o levará mais a sério com uma quantia maior. Quando a oferta de compra for aceita, seu será creditado de volta para você no fechamento. A única maneira de perder esse dinheiro é se você não cumprir o contrato de compra e venda.

Reunião de opinião - cada pessoa que for parte na transação imobiliária deve ter total compreensão dos termos, direitos e obrigações do contrato.

Assinaturas - Todos os contratos imobiliários devem ser celebrados voluntariamente representados por assinaturas de todas as partes.

Há uma série de disposições e contingências que também acompanham a redação de uma oferta, mas vou entrar em mais detalhes sobre isso na Etapa 8.

COISAS A CONSIDERAR AO ESCREVER UMA OFERTA
- Quando você escreve uma oferta para comprar uma casa, é mais do que provável que haja três preços: o preço que você deseja, o preço que o vendedor deseja e o preço com o qual você concorda. Provavelmente, sua oferta será anulada, então esteja pronto para isso. Não é muito comum que um vendedor receba uma oferta, assine e pronto. Você, como comprador, deve ter 2 preços em mente: o preço da oferta inicial e o preço final.

- Tudo em um contrato imobiliário é negociável, inclusive a data de fechamento. Na maioria das vezes, as vendas fecham em média de 30 a 45 dias, mas esse é apenas um período de tempo normal. No final das contas, o fechamento é tudo o que você e o vendedor concordam e assinam.

É tudo uma questão de negociação. Por exemplo, se você precisa fechar rápido, mas o vendedor deseja uma data posterior, você pode ter uma melhor chance de obter o horário de fechamento se o preço da oferta for um pouco mais alto do que o esperado.

Quando as negociações terminarem e todas as partes assinarem a oferta de compra, você terá um contrato ratificado. Neste ponto, enviarei cópias de tudo o que foi assinado e encaminharei o contrato de compra e venda para o Correspondente Bancário, que dará andamento para o financiamento. Você está no caminho certo para comprar sua próxima casa!

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Cristina Vasques

Demais artigos deste autor

Ver todos 33 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
3599 cristina-vasques