Publicado em 05/11/2023
56 Pessoas
Com experiência a mais de 25 anos (desde 1995) no mercado imobiliário, tenho recebido várias consultas de clientes investidores imobiliários tradicionais e conservadores me perguntando sobre o que fazer nestes tempos de incertezas, se devem continuar investindo em imóveis físicos (tijolos) ou se investir em Fundos de Investimento Imobiliário seria uma melhor opção, pois nesta segunda opção o investidor não se preocupa com toda a burocracia, documentação, impostos, taxas de condomínio, reformas, depreciação do imóvel e tem um retorno aproximado em relação a primeira opção.
Eu tenho dito repetidamente que para os mais conservadores existe outros tipos de papéis no mercado melhor até que os FIIs existentes mas que os mais conservadores ainda não abrem mão de investir em imóveis físicos, pois aconteça o que acontecer eles sempre estavam lá firmes e fortes com uma boa valorização e ainda rendendo aluguel mensal, apesar dos riscos de inadimplência.
As taxas de locação giram em torno 0,40% a.m. mais a valorização do imóvel garantidos, porém os FIIs apesar de prometerem um bom desempenho é sempre um risco em desabar no mercado como aconteceu recentemente durante a pandemia que ficaram centenas de imóveis encalhados.
A grande vantagem dos FIIs em relação aos imóveis físicos é que no caso de uma necessidade urgente do recurso investido, seja ele total ou parcial, você poderá faze-lo imediatamente ou seja em até 2 ou 3 dias dinheiro estará liberado na conta. Então para quem não tem o hábito de ter sempre uma reserva de emergência, esta opção é bastante interessante.
Não existe uma fórmula para se investir em imóveis, mas com certeza deve-se usar o bom senso e diversificar os investimentos. Se você gosta de investir em imóveis, faça uma conta e veja a possibilidade de investir 50%/50% assim você minimiza os riscos e dorme mais tranquilo, pois não devemos nunca colocar todos os ovos em uma única cesta, não é mesmo?
Porém tome muito cuidado e procure ajuda de um profissional do mercado em ambas as opções, pois um bom corretor de imóveis e um bom corretor da bolsa de valores irão lhe ajudar a encontrar boas oportunidades de negócios em ambos os casos.
Faça um comentário
0 Comentários
Este artigo ainda não possui nenhum comentário!