Afinal, compensa contratar um corretor/imobiliária na intermediação do meu imóvel?

Publicado em

Afinal, compensa contratar um corretor/imobiliária na intermediação do meu imóvel?

Afinal, compensa contratar um corretor/imobiliária na intermediação do meu imóvel?

 

Enquanto escrevo este artigo, muitos proprietários de imóveis estão preocupados com a venda do seu imóvel, e neste sentido adotam algumas decisões acreditando ser a melhor solução para ter alguma “vantagem financeira”, então, decide anunciar sozinho o imóvel em portais imobiliários diversos. A partir desse momento, sua agenda não lhe pertence mais!. Explico:

Primeiro reflexo: vai receber vários interessados em negociar o seu imóvel, e não o cliente potencial interessado no bem. Não preciso dizer que terá que repetir por diversas vezes quanto a disponibilidade do imóvel para cada corretor, tratar com diversos corretores/imobiliárias sobre sua agenda, disponibilidade do bem e se programar para atender a essa demanda, mesmo que seja recusando e permanecendo firme na venda direta, boa parte do seu precioso tempo já se foi nesses diálogos.

Segundo reflexo: finalmente apareceu o interessado, inclusive agendou a visita para conhecer o seu imóvel. Era o que você queria, não é?. Você tomou o cuidado de checar a idoneidade do interessado?. Teve tempo hábil de fazer esse filtro?.

Terceiro reflexo: Por não estar no dia a dia do negócio imobiliário, acreditando no avanço nas tratativas com o interessado, as chances de não adotar medidas protetivas adequadas podem coloca-lo em uma situação delicada, por exemplo a antecipação de movimentos da posse ou do domínio sem ter alinhado os detalhes previamente e muitas vezes ainda com pagamentos ou aprovações pendentes, como a do financiamento do interessado, expondo sua segurança e de sua família.

Por estas e outras costumo dizer que o barato sai caro. Mas essa é velha conhecida de todos nós, no entanto muitas vezes nos esquecemos desse fato.

Para você que chegou até aqui: sempre tenha o corretor como um aliado, seja transparente em suas expectativas e permita que a sinergia seja criada, assim os resultados virão. Ele tem por obrigação legal conduzir o negócio com prudência, diligência, ética e transparência entre as partes, se abstém dos aspectos emocionais envolvidos, ao mesmo tempo que alinha expectativas, vai atuar visando o melhor resultado para as partes - condição necessária ao sucesso do negócio, ao mesmo tempo que cumpre sua obrigação cria laços de confiança necessários em qualquer relação, proporcionando as camadas de segurança a um negócio desse porte,  abrindo portas para novos potenciais negócios que sejam adequados ao seu perfil, estilo de vida e expectativas.

Faça um comentário

1 Comentários

Quando um proprietário de imóvel me pergunta porque deve contratar um profissional, minha resposta é para consultar o site do Jus Brasil digitando o termo "compra e venda de imóveis". Não existe resposta melhor. A quantidade de ações judiciais e recursos existentes tem, em sua grande maioria, a negociação direta entre as partes. Existem exceções, sim. Mas a grande maioria não sabe se quer identificar o risco que pode existir em uma venda que o proprietário recebeu o imóvel em doação de um familiar há pouco tempo. Parabén pelo texto.

Colunista

Meu Teto S P

Demais artigos deste autor

Ver todos 4 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
4050 meu-teto-s-p