O Que Devo Fazer para Aumentar a Liquidez do Meu Imóvel?

Publicado em

O Que Devo Fazer para Aumentar a Liquidez do Meu Imóvel?

O mercado imobiliário é soberano. Neste sentido, querer não é poder. Essa frase não é apenas uma força de expressão. Ao decidir pela venda do seu imóvel, o primeiro item que se deve decidir é sobre qual preço ele será oferecido ao mercado, aos interessados, então, sem base alguma e acreditando que o seu vizinho ou amigo do primo, que também é seu vizinho tem essa informação, sai fazendo alguns contatos afim de descobrir por qual valor eles estão vendendo o imóvel e, assunto resolvido!. Agora é  só anunciar por preço igual ou maior, já que meu imóvel vale bem mais e aguardar.

E o que dizer daquele momento em que você começa a colocar na ponta do lápis cada investimento na decoração do seu imóvel e decide aumentar o preço final do bem, afinal você não vai poder retirar os itens que estão ali e que lhe são muito caros e de bom gosto, esquecendo-se de uma regrinha básica: o item decoração é totalmente subjetivo, ou seja, o que é valioso para você pode não significar absolutamente nada para o potencial comprador, pois tem gosto totalmente diferente, vai reformar, retirar tudo e portanto nada vale, está comprando a localização e o imóvel, não a decoração.

A melhor forma de sair em vantagem competitiva em um mercado onde milhões de anúncios são realizados e seu imóvel não ficar ali sendo apenas mais um na prateleira de possibilidades é adotar algumas medidas mais racionais e compreender o contexto. É aqui que entra a assessoria especializada de um corretor avaliador de imóveis habilitado.

Após os devidos alinhamentos de expectativa, relevância e urgência na transação, segue a análise e avaliação física do seu imóvel e suas especificidades, atributos e acabamentos, passando a análise estatística embasada em norma própria para assim, ajuda-lo a afastar-se do ruído e da informação imprecisa e coloca-lo a par da potencial faixa de valor do seu imóvel, sem achismos, gerando informação confiável e de qualidade até mesmo na argumentação em uma possível tratativa com o interessado comprador, já que terá um trabalho técnico de peso ao seu favor, ajudando a aumentar as chances de conversão que é o seu objetivo final, aumentar a liquidez do bem, pois estará adequadamente precificado e com eventuais itens de destaque que justifiquem o valor pedido. Muito importante: esse relatório nada tem haver com a opinião acerca do valor do seu imóvel emitida pelo corretor, sendo esta última um ato empírico, da cabeça do corretor e de sua experiência no dia a dia, por isso mesmo recebe o nome de opinião, e não de parecer técnico de avaliação mercadológica - PTAM, que é o trabalho reconhecidamente mais eficaz explicado acima, inclusive utilizado em processos judiciais diversos como separação, inventário, e avaliação que precede e auxilia juízes e tribunais  em suas  sentenças diversas.

A liquidez nas transações imobiliárias e a agilidade na negociação vai depender de diversos outros fatores, como a oferta e demanda na região para imóveis com as mesmas características, mas decidido adequadamente a questão de preços você estará à frente de todos os demais, com informação de qualidade, já que não se trata de mera opinião, aumentando as chances de argumentação e sucesso no fechamento do negócio.

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Meu Teto S P

Demais artigos deste autor

Ver todos 4 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
4050 meu-teto-s-p