Cuidado com o Paradoxo da Escolha.

Publicado em

Cuidado com o Paradoxo da Escolha.

Menos é mais. Conheço um casal de amigos que comprou comigo um apartamento em construção. Desde então, nas vezes que nos encontramos o centro da conversa gira em torno do tipo de piso a ser instalado, assim como as pedras a serem colocadas nas áreas frias do apê, a textura a ser aplicada nas paredes, os infinitos estilos de iluminação possíveis, e desde então nunca os vi tão atormentados, porque não dizer perdidos, no excesso de materiais, tonalidades, formas, estilos e fabricantes , sendo bombardeados por constantes materiais publicitários a respeito de cada “vantagem” sobre este ou aquele. Há muitas opções, disse ela, chocada, e indecisa com que tipo de escolha tomar.

O que dizer dos hiper ou supermercados? Seguem o mesmo racional. Inúmeras prateleiras disputam a nossa atenção no setor de iogurtes, ao menos algumas dezenas de possibilidades. E no setor de vinhos então, centenas ou até milhares de opções nos aguardam e disputam nossa decisão de escolha.

Estes são apenas alguns exemplos da realidade vivida por nós, hoje, aplicável também ao mercado imobiliário e seus milhões de opções em imóveis anunciados, aumentando a complexidade da principal compra de uma pessoa em vida, a maior decisão a ser tomada por uma família, seja ela de qual for a sua configuração.

É fato que o processo de escolha pode sim trazer felicidade, porém há um limite e que a escolha pode acabar com o seu sono e por conseguinte a qualidade de vida. Segundo o psicólogo americano Barry Schwartz, que expos o tema em seu livro O paradoxo da escolha três são as razões: a primeira é que muitas opções levam a uma paralisia interior, já que quanto maior o leque de opções disponíveis mais hesitante tende a ficar.

A segunda razão: ter muita opção leva a decisões piores, especialmente quando não se tem de forma clara e escrita quais critérios são importantes para você no processo de compra, o que torna a o processo de escolha algo caótico.

A terceira e última: ter muita opção leva a insatisfação. Como você pode ter certeza de fazer a escolha perfeita a partir de dezenas ou mesmo centenas de opções?

Pense bem o que quer antes de examinar as ofertas existentes. Ponha seus critérios no papel e atenha-se a eles, e no que diz respeito a sua jornada de compra do imóvel ideal esteja sempre assessorado por um bom corretor(a) de imóveis, abra para ele(a) o que te move nessa jornada, pois terá consigo um aliado na missão de encontrar, senão o imóvel perfeito, aquele que reúne o maior número de qualidades desejada.

Faça um comentário

Enviar

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Meu Teto S P Negócios Imobiliários

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
4050 meu-teto-s-p-negocios-imobiliarios