Sinais de Queda no Mercado Imobiliário Dos Eua

Publicado em

Sinais de Queda no Mercado Imobiliário Dos Eua

Em uma pesquisa sobre o sentimento do comprador, um recorde de 79% dos entrevistados disseram que é um mau momento para comprar uma casa

 

Em uma pesquisa da Fannie Mae sobre o sentimento do comprador, um recorde de 79% dos entrevistados disseram que agora é um mau momento para comprar uma casa.

“Enquanto muitos vendedores de casas já estão cortando os preços, mais proprietários podem decidir ficar quietos porque as taxas de hipoteca de novas casas são significativamente mais altas do que são agora”, disse Marr.

Embora o mercado ainda seja muito forte para os padrões históricos, há cinco razões para acreditar que a tendência está mudando.

Danielle Hale, economista-chefe da Realtor.com, disse que o estoque de casas à venda caiu ano a ano durante o boom imobiliário da pandemia, já que a demanda por casas superou a oferta. "Estamos falando de estoques baixos em 2019 e está piorando."

Mas o mercado de ações começou a se mover em uma direção diferente em maio, com as listagens ativas subindo 13% na semana passada em relação ao ano passado, de acordo com o Realtor.com.

"Mas os preços das casas estão mostrando muita tração", disse Hale. "O crescimento dos preços vai desacelerar, mas espero que os preços permaneçam altos. Se os vendedores de imóveis não conseguirem o que querem, eles podem não colocá-lo no mercado."

Se você está olhando casas, provavelmente notou algo que não via há muito tempo: preços mais baixos.

Houve um tempo em que as casas eram vendidas tão rapidamente, muitas vezes com guerras de lances, que os vendedores geralmente recebiam mais do que pediam. Mas com os desafios de acessibilidade apertando os compradores e menos concorrência para comprar, alguns vendedores decidiram baixar os preços.

De acordo com o Realtor.com, 10,5% das casas sofreram cortes de preços em maio, acima dos 6,2% em maio de 2021. Mas isso não significa que há casas à venda.

“A parcela de casas com preços mais baixos é maior agora, mas a parcela em maio ainda é menor do que em maio desde 2017”, disse Hale. "Não é tão competitivo quanto no ano passado, mas ainda é bastante competitivo."

As empresas imobiliárias anunciaram demissões devido à redução da atividade no mercado imobiliário.

Esta semana, a Redfin disse que cortaria cerca de 8% de sua força de trabalho, e a Compass disse que cortaria 10% de sua força de trabalho.

O CEO da Redfin, Glenn Kelman, disse que a demanda pelos serviços da Redfin foi 17% menor do que o esperado em maio. Como resultado, a empresa não forneceu empregos suficientes para agentes e pessoal de apoio.

 

"As demissões de hoje são resultado do déficit de receita da Redfin, não demissões", disse ele.

 

Na Compass, 450 de seus 4.500 funcionários serão demitidos "devido a sinais claros de desaceleração do crescimento econômico", segundo comunicado da empresa.

Os cortes seguem outras contrações no setor imobiliário, à medida que o mercado imobiliário em brasa começa a arder.

À medida que as taxas de hipoteca aumentaram, os potenciais compradores de casas estão solicitando menos empréstimos.

Os pedidos de compra de hipotecas caíram 16% na semana encerrada em 10 de junho em relação ao ano anterior, segundo a Mortgage Bankers Association.

"Os pedidos de compra caíram em relação ao ano passado, pois a escassez de estoques e os desafios de acessibilidade reduziram a demanda, enquanto as taxas de hipoteca aumentaram rapidamente", disse Joel Kan, vice-presidente de previsão econômica e indústria da MBA.

Com taxas de hipoteca bem acima de 5%, a atividade de refinanciamento, que estava em alta quando as taxas estavam em seu ponto mais baixo durante a pandemia, secou e é mais de 70% menor que no ano passado.

Com os preços tão altos e as taxas de hipoteca ainda subindo, menos pessoas parecem estar comprando casas agora. Um índice da Redfin que avalia a demanda de compradores de casas – medindo os pedidos de visitas domiciliares e outros serviços de compra de casas de agentes Redfin – caiu 14% ano a ano durante a semana encerrada em 12 de junho. Este foi o nono consecutivo semana de quedas no índice. “Se não fosse pelo aumento das taxas de hipoteca, o mercado imobiliário ainda estaria em alta agora”, disse James Cappello, um agente da Redfin na Bay Area. “A demanda dos compradores de casas ainda estava extremamente alta em fevereiro, mas as taxas estão dificultando muito. Passar de 3% para quase 6% quase instantaneamente assustou muitas pessoas do mercado.”

 


FONTE: CNN BRASIL

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Rodrigo Abreu

Demais artigos deste autor

Ver todos 8 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
12455 rodrigo-abreu