Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Pagamento adiantado do aluguel.

Boa tarde! Aluguei meu apartamento por seis meses, e meu Inquilino me pagou dois meses adiantado. O que devo fazer deixar ele pagar os meses subsequentes e devolver o dinheiro no final do.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Pagamento adiantado do aluguel.

Boa tarde! Aluguei meu apartamento por seis meses, e meu Inquilino me pagou dois meses adiantado. O que devo fazer deixar ele pagar os meses subsequentes e devolver o dinheiro no final do.

Respostas (8)

há 3 anos

Você só pode cobrar aluguel antecipado em locação por temporada (não foi o caso), ou locação sem nenhuma garantia, e nesse caso é apenas cobrado antecipadamente o aluguel do mês a ser morado. Esses dois meses foram a título de caução, certo? A lei estipula que nesse caso o dinheiro deveria ser depositado em conta poupança conjunta e não solitária aberta em nome do locador e do locatário e devolvida ao locatário ao final do contrato, com os rendimentos auferidos. Melhor é devolver em dinheiro após a vistoria do imóvel, nada impedindo que vocês acordem em descontar esses meses da caução em moradia e nesse caso você estará descoberto quanto a eventuais danos causados ao imóvel.

há 3 anos

Artigo 47,lei 8.245/91. Sua locação é residencial e portanto a cobrança é mensal. Não pdoes retomar o imóvel ao término dos 6 meses, salvo se o inquilino desejar desocupar. Ele tem direito a renovação por prazo indeterminado e seguir o contrato e você, somente pode retomar o imóvel por denúncia cheia, nos casos que o artigo citado autoriza. Quanto aos dois meses, é caução em garantia ou é aluguel adinatado? O que colocou no recibo? Se é caução, devolve no final e emite recibo de caução em garantia. Ele pagará o aluguel após usar o mês, mensalmente. É o que recomendo. Se ficar inadimplente, condicione usar a caução a desocupação do imóvel imediatamente.

Compartilhe esta Pergunta